Portal Útil

Saber qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa faz toda a diferença no sabor. Isso é essencial para quando será dado de presente ou vendido para fazer renda extra.

Por isso, é preciso conhecer os tipos de chocolate para fazer ovo de páscoa e escolher o melhor para deixar o produto mais especial e gostoso.

Além disso, se você está em busca de como fazer ovo de páscoa trufado, a escolha do chocolate é uma etapa muito importante no processo.

O que este artigo aborda:

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de páscoa
Qual o melhor chocolate para fazer ovo de páscoa
Pin It

Qual tipo de chocolate para fazer ovo de páscoa?

Primeiramente, apesar do gosto pessoal ser essencial, muitas pessoas ficam em dúvida sobre os tipos de chocolates, por não possuírem uma preferência, ou porque querem equilibrar o sabor.

Dessa maneira, você pode ficar em dúvida a respeito de quais os tipos de chocolate para fazer ovo de páscoa, então confira algumas dicas.

Chocolate amargo

Em suma, a principal base para a maioria dos chocolates, principalmente os escuros, é o cacau. Trata-se de ingrediente que é natural das américas e tem uma série de benefícios para o nosso corpo.

Além disso, seu gosto mais forte traz a presença de uma maior porcentagem de cacau, que possui um amargor maior que o doce. Bem como menor quantidade de açúcar e leite na sua composição.

Sendo assim, a não ser que seja seu gosto o chocolate mais amargo, o recomendado é combinar esse tipo de doce com o chocolate ao leite, ou então o chocolate branco, que são mais doces. 

Uma vez que a combinação deixa o sabor mais doce e leve, sem pesar para qualquer um desses lados.

Por fim, vale ressaltar que, qualquer chocolate com índice de cacau maior de 50% é considerado amargo.

Chocolate ao leite

Já o famoso e adorado chocolate ao leite, combina uma quantidade razoável de cacau com o sabor do açúcar e do leite. Ou seja, é um chocolate bastante saboroso e adocicado.

Além disso, o índice de cacau do chocolate fica entre 36% a 46%, que pode ser substituído por manteiga de cacau ou leite em pó. 

Caso deseje fazer um ovo de páscoa se mantendo no básico, então utilize o chocolate ao leite. Isso porque é o mais comum e também o mais fácil de se acertar.

Mais um ponto é que esse chocolate funciona muito bem com outros tipos, especialmente com os menos doces.

Chocolate branco

No geral, muitas pessoas já sabem disso, mas o chocolate branco não é exatamente chocolate. Uma vez que ele não leva as amêndoas de cacau na composição.

Portanto, para fazer esse chocolate é utilizada apenas a manteiga de cacau, além de açúcar e leite.

Dessa maneira, ele tem sua característica de cor esbranquiçada e costuma ser ainda mais doce do que a opção ao leite.

Ou seja, se você não é apaixonado por esse doce, o recomendado é usá-lo em porções menores, para que não domine completamente o sabor do ovo.

Além disso, por não ter cacau, esse doce pode ser mais prejudicial para a saúde, por ser constituído especialmente de açúcar e gordura.

Chocolate em pó

Outra opção, o chocolate em pó é um produto constituído, especialmente, de pó de cacau e açúcar, mudando suas quantidades de acordo com a marca que produz.

Dessa forma, ao usar chocolate em pó, também é preciso corrigir a quantidade de açúcar.

Por sua vez, o chocolate em pó alcalino é um cacau em pó que passou por um processo de neutralização da sua acidez. Isso porque o cacau é bastante ácido. 

Enquanto o chocolate em pó alcalino costuma causar uma cor mais escura, quase preta, nas receitas em que ele é utilizado.

Bem como, receitas feitas com esse ingrediente são mais úmidas, devido ao maior valor de manteiga de cacau que o cacau comum.

Além disso, o cacau em pó alcalino altera o crescimento de receitas que usam bicarbonato.

Gianduia

Agora esse tipo de chocolate é comum na Europa e possui base em pasta de chocolate e nozes. Também é comum a utilização de pasta de avelã na sua composição, porém o Gianduia também pode ser feito com pasta de amêndoa.

Por fim, o gianduia tem variedades de leite ou de chocolate amargo.

Chocolate Callebaut

O chocolate Callebaut é muito comum em cozinhas de padarias e confeitarias. Afinal, conta com uma porcentagem superior de licor e manteiga de cacau.

Dessa maneira, essas características aumentam o preço do chocolate. No entanto, isso o deixa ótimo para receitas, por ser fácil de derreter, além de resultar em produtos suaves e uniformes.

Chocolate de alfarroba

Temos também os chocolates feitos de alfarroba, que são uma opção menos calórica de chocolate com grande valor nutricional.

Por isso, o chocolate de alfarroba é excelente para quem quer algo com menos gordura mantendo o sabor.

Chocolate zero açúcar e diet

Assim como o light, o chocolate zero açúcar e o diet não são recomendados em qualquer preparação, mas para pessoas específicas.

Uma vez que possuem menos gorduras e açúcares, amenizando o sabor desse doce.

Chocolate zero lactose ou de soja

Mais uma opção perfeita para pessoas que sofrem de intolerância à lactose, os chocolates de soja e zero lactose não tem  leite na sua composição.

Dessa maneira, podem suprir os desejos de quem tem esse tipo de restrição.

Chocolate vegano

Por fim, essa é pra caso você seja vegetariano, mas ainda quer saborear um chocolate. Uma vez que os chocolates veganos são feitos para esse público, é necessário levar nenhum tipo de produto de origem animal na composição.

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de páscoa?

Em suma, saiba que a classificação do chocolate por gordura é mais utilizada na indústria. Porém, é interessante se informar, especialmente para quem deseja fazer esses alimentos de maneira mais “profissional”, seja para vender ou para se especializar.

Assim, as divisões dos chocolates são em nobres, hidrogenados e fracionados. Confira!

Chocolates nobres

Primeiramente, esse tipo é o chocolate que tem grande quantidade de manteiga de cacau. Por isso, é considerado como sendo o verdadeiro chocolate.

Ainda, os chocolates nobres possuem um processo a mais durante o preparo, a temperagem. Através deste processo é que o chocolate ganha mais brilho, sabor e textura.

Sendo assim, essa é a classe mais recomendada para barras, recheios de massas, modelagem no geral e ovos de páscoa.

Você também pode aplicar uma receita de mousse de doce de leite com chocolate nobre, mas, é preciso caprichar no preparo.

Chocolates hidrogenados

Já esse é o tipo mais barato de todos. Isso porque esse tipo de chocolate a manteiga de cacau é substituído em parte, ou completamente, por gordura vegetal hidrogenada.

Além disso, essa classe não necessita passar pelo processo de temperagem durante o preparo.

Chocolates fracionados

Por fim, esses chocolates possuem uma qualidade inferior aos nobres, com um  preço mais acessível. Entretanto, a qualidade é superior à dos hidrogenados.

Outro ponto é que o fat bloom também é um fenômeno comum nesse tipo de doce, por não precisar da temperagem. Isso significa que seu uso recomendado é para coberturas de doces diversos.

Como temperar o chocolate para fazer ovo de páscoa?

No geral, temperar o chocolate é um dos passos mais fundamentais na preparação do ovo. Afinal, esse processo é realizado para impedir que ele se quebre ou esfarele na preparação da receita.

Assim, para realizar esse processo, inicialmente você deve derreter o chocolate no micro-ondas. Depois, coloque o chocolate em um refratário que esteja seco.

Após reservar, faça novamente o processo de derretimento, sempre mexendo a cada 20 segundos. Lembre-se de mexer aos poucos para uniformizar bem a temperatura.

Para finalizar, retire o chocolate do micro-ondas e continue mexendo até que ele fique todo derretido. Após fazer isso, ele já está pronto para ser usado na preparação.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse