Portal Útil

Destacamos que a ingestão de água é fundamental para uma melhor função corporal. Por isso, os especialistas chamam atenção para esses cuidados, principalmente no caso da gripe ou da dengue, comuns nessa época do ano.

Em sua ação, o fluido é a base para o tratamento de doenças infecciosas, pois ajuda no objetivo de eliminar substâncias tóxicas no organismo. Isso pode aliviar os sintomas e reduzir o risco de a condição piorar.

Além da importância dentro do tratamento de doenças infecciosas, o consumo de água é fundamental para o bom funcionamento geral do organismo. Como os cursos de saúde, este fluido é essencial para todas as reações biológicas e químicas nos organismos vivos. Isso faz sentido por causa da composição total do corpo humano, 70% ou mais é água.

Os Cursos lembram que, além de potencializar a resposta imunológica às gripes e aos resfriados, a água também pode prevenir doenças renais, hidratar a pele e eliminar toxinas ingeridas ou produzidas no metabolismo diário.

Se uma pessoa toma algum medicamento, a substância é excretada do organismo. A água é fundamental para que o processo ocorra. Por exemplo, em uma pessoa desidratada, a medicação pode ter efeitos mais tóxicos porque a urina não elimina essa substância.

Mas é normal sentir menos sede durante os períodos mais frios do que durante os períodos mais quentes porque não há perda excessiva de água como o suor. Isso leva muitos a negligenciar a hidratação e prejudica o funcionamento normal do organismo.

O que este artigo aborda:

Por que precisamos tomar água
Por que precisamos tomar água
Pin It

Beba água

A quantidade de água sempre será uma orientação individual, pois depende de fatores, como, por exemplo: idade, peso e tipo de atividade física que a pessoa realiza.

Por exemplo, existem algumas pessoas com insuficiência renal que devem ter mais cuidado. Consulte o seu profissional de saúde para melhor atender às suas necessidades.

Desidratação

Todos os dias, retiramos água das atividades físicas, como suor e urina. No entanto, vômitos e diarreia podem causar essa perda e, se não forem respondidos adequadamente, podem levar à desidratação. Por mais simples que pareça, a falta de água e sal no organismo pode levar à queda da pressão arterial, perda de consciência, falência de órgãos e até morte, dependendo da gravidade do indivíduo.

Sinais de desidratação

Para compensar essa perda, outros líquidos além da água podem ajudar. Soros de reidratação oral, sucos naturais e até frutas com alta dosagem de água podem auxiliar nesse processo.

As frutas são uma forma indireta de hidratação, pois se a ingestão de água for difícil para os indivíduos. Essa é uma alternativa interessante porque contém vitaminas e outros componentes que podem repor a perda de líquidos.

Essas são opções importantes dentro da intervenção pessoal, especialmente durante a pandemia coronavírus, que mudou drasticamente todos os protocolos de saúde para priorizar sintomas respiratórios graves. No entanto, se persistirem os sinais de desidratação ou se for difícil manter-se hidratado, é necessário consultar um médico.

Para as crianças que estão vomitando ou com diarreia e não podem tomar líquidos por via oral, os Cursos de saúde recomendam que procurem atendimento médico para compensar os líquidos perdidos. É importante que a pessoa sempre receba hidratação intravenosa via soro, que contém a água e os sais minerais necessários naquele momento. Assim, será possível evitar que ela fique desidratada.

Por que precisamos tomar água?

Pode ajudá-lo a perder peso, beber muita água não fará você perder peso, o líquido fará você se sentir satisfeito e permitirá que você coma menos.

  1. Melhora a pele: A água ajuda na elasticidade e dentro da hidratação da pele com o objetivo de melhorar a aparência;
  2. Estimula o cérebro: A água é fundamental para um bom funcionamento do cérebro. Uma desidratação poderá prejudicar a concentração, o pensamento e a memória;
  3. Melhora o Desempenho Físico: A água tende a atuar como sendo um combustível para os músculos e para as células, melhorando sempre o caráter e o desempenho nas atividades físicas;
  4. Auxilia na Digestão: Os líquidos ajudam a absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos, regulam o intestino e previnem a constipação;
  5. Mantenha os rins saudáveis: Beber água é essencial para um bom funcionamento dos rins. Esse hábito também ajuda a prevenir pedras nos rins;
  6. Combater doenças: Beber água pode ajudar a reduzir o congestionamento e ajudar a prevenir gripes e resfriados;
  7. Prevenir a desidratação: Não beber água suficiente pode levar à desidratação, sendo uma condição potencialmente grave, sendo sintomas que incluem: boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura.

Quanta água devo beber por dia?

Alguma vez você já deve ter ouvido que você deve beber 2 litros de água por dia. Porém, saiba que não existe uma fórmula exata. A quantidade de líquido que uma pessoa precisa consumir a cada dia depende de diversos fatores, como, por exemplo, idade, peso, nível de atividade física e condições climáticas.

Por exemplo, você pode precisar beber mais líquidos ao se exercitar ou em clima quente, ou quando tiver febre, vômito e diarreia. Os idosos e as mulheres grávidas também devem beber bastante água.

Em geral, a cor da urina deverá sempre ser usada como sendo um indicador de hidratação. Urina amarela pálida é a cor ideal. Mas, sempre a melhor opção é perguntar ao seu médico sobre quanto você deve beber por dia, especialmente se estiver tomando medicamentos prescritos.

É possível beber muita água?

Sim. Beber muita água de uma só vez pode ser prejudicial e até potencialmente perigoso. Sobrecarrega os rins e causa uma perda das reservas de sódio no sangue. Portanto, jamais tente atingir a sua meta diária de ingestão de água de uma única vez. O consumo deverá sempre ser distribuído ao longo do dia com o objetivo de não prejudicar o organismo e manter os padrões de hidratação.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse