Portal Útil

Mesmo que após muito estudo, muitos teólogos questionam quem foi Estevão na bíblia.

Segundo algumas pessoas que estudam a Bíblia, a História de Estevão é muito interessante.

Primeiro porque ele foi um dos primeiros 7 Homens escolhidos pelos apóstolos para serem diáconos na igreja primitiva de Jerusalém.

E também Estevão era responsável por dar assistência aos necessitados e às viúvas.

O que este artigo aborda:

Quem foi Estevão na bíblia
Quem foi Estevão na bíblia
Pin It

Quem foi Estevão na bíblia?

O significado do nome Estevão é “Coroa”, proveniente do grego “stephanos”. As primeiras menções sobre ele estão no livro de Atos dos Apóstolos.

Não se sabem qual é a origem de Estevão, porém, muitos acreditam que ele era um Judeu Helenista.

Normalmente estes Judeus tinham origem na dispersão ocorrida, e cresceram na Grécia ou na Palestina.

Já outros sugerem que ele era somente Palestino, pois muitos Judeus palestinos tinham nomes gregos como Estevão.

Alguns historiadores e teólogos defendem a ideia de que Estevão era um samaritano. Porém, destes 7 Homens escolhidos para serem diáconos, todos tinham nomes gregos.

O texto bíblico deixa claro que o último deles, Nicolau de Antioquia, era um prosélito.

Estevão era diácono em Jerusalém

Há o relato no livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 6, toda a instrução referente aos diáconos da Igreja Primitiva.

Naquele período a igreja de Jerusalém estava experimentando um rápido crescimento do Cristianismo.

Ocorre que houve uma crise entre os Hebreus e os Judeus Helenistas. E devido a problemas na distribuição de alimento entre as Judeuss e Judeus Gregas, foi instituído este ministério e Homens Justos para resolver essa questão.

Porém, os 12 Apóstolos estavam reunidos, e nesse período Matias já substituiu Judas. Em uma reunião, convocaram a todos da comunidade cristã.

Estes 7 foram ordenados, por ação do espírito santo, para distribuir o mantimento corretamente. Além de Estevão, os outros se chamavam:

  • Filipe;
  • Prócoro;
  • Nocanor;
  • Timão;
  • Parnemas;
  • Nicolau.

Porém, a Bíblia e seu relato deixam bem claro que Estevão era um Homem cuja fé era grande, e ele refletia o Espírito Santo sobre ele. Outro que a Bíblia também destaca é Felipe.

O ministério de Estevão

Porém, estevão não ficou somente no ministério do diaconato. Ele cumpria muito bem essa sua responsabilidade com a comunidade cristã primitiva.

Ele se empenhou também em ser um evangelista, e com isso ficou marcado na história deste período na igreja.

Por ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, os apóstolos por meio de Deus os escolheu. Ele pregava com autoridade, poder e graça, e em suas pregações havia prodígios e maravilhas.

Ele por meio de Deus realizou milagres semelhantes aos dos apóstolos.

Porém, como sua pregação era de Deus, ela ia contra o sistema religioso judaico. E com isso, houve ira contra ele e sua pregação.

Os Judeus Helenistas e outros membros das sinagogas passaram a pagar Homens para que acusassem ele de Blasfêmia segundo Atos 6:11.

Como morreu Estevão na bíblia?

Mas, antes disso ocorrer, o senhor Deus deu-lhe uma visão onde viu os céus, e Cristo à destra de Deus pai, como mencionado em Atos 7:54-56.

Ele foi rodeado e atacado, e depois foi levado para fora da cidade de Jerusalém para ser apedrejado, e suas vestimentas acabaram por ficar com um moço em nome de Saulo. (Atos 7:57-58)

E por fim se deu sua morte segundo relato bíblico, e quando as pedras caíam de modo que o matasse, Estêvão orou:

Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” E tombou de joelhos, clamando: “Senhor, não os culpe deste pecado!

E dizendo isto morreu, como dito em Atos 7:59-60.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse