terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:35:48
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Você sabe como ter uma alimentação saudável na adolescência? Confira 5 dicas de alimentação saudável na adolescência para ganhar massa muscular, emagrecer e ter mais saúde.

Em suma, para você ter uma alimentação saudável na infância e na adolescência, é preciso comer alimentos naturais e menos industrializados.

Além disso, é preciso ter disciplina para preparar as refeições todos os dias.

Abaixo, confira essas dicas do Portal Útil de como ter uma alimentação saudável na adolescência.

O que este artigo aborda:

Como ter uma alimentação saudável na adolescência: 5 dicas simples

Se você está em busca dos benefícios da alimentação saudável na adolescência, confira as dicas abaixo.

Como ter uma alimentação saudável na adolescência

1. Prepare receitas fitness e gostosas

Uma das dificuldades que as pessoas encontram é que ter uma alimentação saudável não é tão bom, afinal, não é prazeroso igual uma alimentação de industrializados, gordura e açúcar.

Para contornar essa situação, você pode preparar receitas fitness e gostosas, ou seja, opções de doces ou então de salgados que sejam saudáveis e gostosos.

Mas, tudo depende da forma que você prepara esses alimentos saudáveis e a combinação de ingredientes que você utiliza.

Como por exemplo, uma panqueca de banana para o lanche na escola.

Essa é uma receita que você utiliza apenas ovos, banana e canela. E se você não tiver frigideira antiaderente, pode usar azeite de oliva extra virgem.

Essa receita fica parecida com um doce e é muito muito gostosa, mas desde que você saiba preparar bem.

Esse é um exemplo, se você gosta de alimentos mais salgados como pastéis e bombas, pode buscar opções de como preparar esse tipo de alimento de uma forma mais saudável.

Existem várias receitas fáceis e saudáveis, basta encontrar as que envolvem seus alimentos preferidos.

2. Comer alimentos ricos em fibras

Outro segredo da alimentação saudável na infância e adolescência é consumir alimentos ricos em fibras.

Os alimentos ricos em fibras te ajudam a ficar mais saciado e afastar a sua fome e com isso você tem uma alimentação mais saudável, comendo poucas quantidades sem sofrer com a fome.

Ainda, alimentos como aveia, é um dos mais indicados para você fazer dieta.

Assim, você pode usar aveia no seu café da manhã com frutas ou então preparar um mingau ou fazer pães.

Afinal, a aveia é um alimento muito versátil e considerado um super alimento.

Então, se você busca ter um emagrecimento saudável, mas sempre fica na dúvida sobre quais os passos necessários para atingir esse objetivo, veja também o post sobre o projeto 30 dias magra e entenda o que é e como funciona esse programa.

3. Consuma frutas

A maior importância da alimentação saudável na pré adolescência é a saúde, por isso, é preciso consumir frutas.

Coma principalmente frutas doces, pois muitas pessoas reclamam que para ter uma alimentação saudável não pode comer doce.

Então, se você gosta de alimentos doces, procure comer frutas doces como banana e manga.

Pois, essas frutas tem um açúcar natural e não fazem tanto mal quanto alimentos que tem muito açúcar, como biscoito recheado e sorvete.

4. Fazer várias refeições por dia

Isso ajuda a controlar a sua fome e também traz uma variedade maior de alimentos, principalmente porque você pode incluir frutas e legumes e vegetais.

Em vez de você fazer apenas 3 refeições principais, você vai fazer 6 refeições.

Assim, faça lanches entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e a janta, e uma delas pode até ser a sua refeição pré-treino.

5. Preparar marmitas

Quem faz dieta por muito tempo e se alimenta saudável sempre tem marmitas e leva elas para os lugares onde vão, como trabalho e escola.

Pois, é muito difícil ter alimentos saudáveis em lanchonetes ou em lugares públicos como o refeitório da escola.

E se você tem disciplina, pode preparar seus lanches para levar para os locais onde vai, então, ao sentir fome, você tem uma alimentação saudável em mãos.

Como ter uma alimentação saudável na adolescência?

Para ver um vídeo sobre alimentação saudável na adolescência, clique aqui.

Conclusão

Em suma, o método de como ter uma alimentação saudável na adolescência é simples.

Pois, fazer dietas restritivas traz uma perda de peso muito rápido, mas esse tipo de dieta não deve ser seguido durante todo o tempo.

Então, você pode até usar esse tipo de dieta para emagrecer durante um período, mas depois você pode voltar para ter uma alimentação baixa em quantidades de calorias, mas sem restringir muitos alimentos.

Afinal, é mais saudável ter uma alimentação bem variada, consumir carboidratos, proteínas, gorduras boas e alimentos ricos em minerais e vitaminas como frutas, legumes e vegetais.

Alessandra Pereira

Nutricionista com atuação em consultório na área de saúde da mulher, emagrecimento, diabetes e resistência a insulina. Meu foco é promover saúde e qualidade de vida na prevenção e tratamento de doenças. Sou pós-graduada em nutrição clínica e metabolismo e pós-graduada em nutrição funcional.

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