Portal Útil

Em suma, ao aprender como recuperar cenoura murcha, você evita o desperdício de alimentos.

Uma vez que, nesses casos, ela fica mais mole e flexível. Isso acontece porque, muito provavelmente, essa cenoura está desidratada. 

Porém, saiba que existem formas simples de recuperar esse alimento e, assim, evitar o desperdício da cenoura que é tão nutritiva.

O que este artigo aborda:

Como recuperar cenoura murcha
Como recuperar cenoura murcha
Pin It

Por que a cenoura fica murcha?

Geralmente, um dos principais motivos que faz com que a cenoura fique murcha é a desidratação desse vegetal. Afinal, conforme ele vai perdendo água, sua consistência murcha e a cenoura parece ter ficado flácida. 

Mas saiba que essa aparência engana, pois na verdade a cenoura não está estragada quando fica murcha. Isso significa que você ainda pode usá-la nos seus pratos e saladas.

Como recuperar cenoura murcha?

Antes de mais nada, provavelmente já aconteceu de você esquecer um legume no fundo da gaveta, e quando foi pegar o alimento ele já estava mole e murcho.

Nesses casos, saiba que recuperar pode ser mais simples do que você imagina.

Isso porque, a cenoura murcha que está na geladeira, na verdade, apenas perdeu água. Por isso, ela fica com aspecto mais diminuído e também com sua consistência bem mole.

Dessa maneira, armazenar a cenoura direto na água por cerca de 24 horas pode ajudar a repor o líquido que foi perdido, restaurando o legume e deixando fresquinho para comer novamente.

Além disso, vale mencionar que esse método de hidratar serve também para outros alimentos, como, por exemplo, as folhas.

Bem como colocar na água algumas pedrinhas de gelo com certeza vai agilizar ainda mais todo o processo. 

Sendo assim, utilize esse truque com legumes, por exemplo, batatas e beterrabas e confira a diferença.

No entanto, é claro que essa tática funciona melhor para alimentos que foram esquecidos com poucos dias. Ou seja, legumes que já estão muito murchos podem ser mais difíceis de conseguir revitalizar.

O que fazer com cenoura murcha

Em suma, recuperar aquela cenoura murcha que estava no fundo da gaveta da geladeira é mais fácil do que parece.

Assim, tudo o que você vai precisar é de uma vasilha, que tenha tampa, e água. 

Portanto, esse truque nada mais é do que colocar a cenoura direto no recipiente com água o suficiente para cobrir todo o vegetal.

Depois, você deve tampar e levar para a geladeira por aproximadamente 24 horas.

Por fim, a cenoura que estava murcha vai voltar à forma original, ficando rígida novamente. Ainda assim, caso você esteja com pouco tempo, utilize algumas pedrinhas de gelo para deixar o processo mais ágil.

O que fazer para a cenoura ralada não ficar escura?

No entanto, tenha em mente que o aspecto escurecido da casca da cenoura não vai melhorar com a água.

Uma vez que é somente a consistência do alimento que volta ao normal, permitindo que ele seja cortado ou ralado normalmente. 

Dessa maneira, experimente guardar a cenoura em um pote com água na geladeira assim que fizer a compra. Isso porque essa atitude simples irá prolongar a crocância do alimento por muito mais tempo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Alessandra Pereira

Nutricionista com atuação em consultório na área de saúde da mulher, emagrecimento, diabetes e resistência a insulina. Meu foco é promover saúde e qualidade de vida na prevenção e tratamento de doenças. Sou pós-graduada em nutrição clínica e metabolismo e pós-graduada em nutrição funcional.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse