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A Pesquisa de Potencial de Mercado avalia quanto o mercado em que ela atua pode comprar e quanto uma empresa pode produzir nesse cenário. Entenda melhor essa relação.

Todo negócio precisa de um plano de ação para criar estratégias, definir posicionamento e obter o tal sonhado sucesso. E nesse caso, a pesquisa de potencial de mercado é essencial.

Com ela você vai entender melhor o cenário do seu segmento de mercado, possibilitando estratégias que possam melhorar a assertividade e competitividade do seu negócio.

O que este artigo aborda:

Pesquisa de potencial de mercado
Pesquisa de potencial de mercado
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Para que serve a pesquisa de potencial de mercado?

A pesquisa de potencial de mercado serve para avaliar e criar um posicionamento estratégico do nicho de mercado em que a empresa vai atuar. Ela permite visualizar a relação entre capacidade de produção e capacidade de compra nesse segmento.

Ela pode ser feita não somente para empresas, mas até para gestão de países, cidades e bairros.

É uma ótima prática para avaliação de concorrência, mostrando entre outros pontos, as lacunas de oportunidades de negócio que estão disponível num determinado setor.

Digamos que você abriu uma empresa e vai começar a pensar no marketing dela. Você procura por uma empresa de criação de sites personalizados e vai criar um escopo do seu produto. Para dar uma melhor ênfase nessa parte, uma análise de concorrência é essencial.

Só assim você vai conseguir se destacar como solução viável em um mercado que já tem grandes players divulgando os produtos e serviços que você também oferece.

Qual o objetivo de uma pesquisa de potencial de mercado?

A principal característica aqui é avaliar uma demanda de mercado que sua empresa possa oferecer soluções e está plenamente preparada para atender.

Podemos considerar que esse potencial deve ser avaliado à partir de suas perspectivas:

  • Capacidade de Produção x Capacidade de Venda
  • Mensuração de Recursos Financeiros

As duas perspectivas seguem lado a lado, já que não adianta um possível segmento ter recursos para comprar se sua empresa não tem verba para produzir. E do mesmo modo, não adianta sua empresa produzir algo que o mercado não tenha dinheiro disponível ou interesse para comprar.

Qual a importância de descobrir o potencial de mercado?

Compreender o seu mercado é essencial para avaliar o entendimento de como ele pode ser consolidado e expandido. Uma pesquisa de potencial de mercado vai garantir inteligência competitiva em seu negócio, mostrando claramente como é o cenário comercial onde sua empresa estará ou está inserida.

Mensurar quem é seu público alvo e quanto ele está disposto a investir pelo seu produto é algo essencial para o seu sucesso.

Como fazer uma pesquisa de potencial de mercado?

Você precisa ter em mente que entender a dinâmica do cenário vai ajudá-lo a focar no público alvo que deseja atingir e interagir.

Para isso, você precisará fazer algumas perguntas básicas, como:

1. Quantos consumidores posso atingir?

Digamos que você conhece bem sua persona, pois já definiu seu público. Você sabe quantas pessoas podem se interessar pelo produto dentro da delimitação de área de atuação ao qual você está inserido?

Conhecer os limites de distribuição é essencial para um bom atendimento ao cliente em sua empresa. Saber como engajar os clientes para filtrar quem realmente tem interesse por seus produtos e serviços é necessário para separar os chamados leads qualificados, ou seja, aquele cliente com real potencial de compra.

2. Quanto seu mercado pode gastar?

Conhecendo seu lead qualificado, a próxima questão é qual o valor do ticket médio do seu mercado de atuação? É interessante saber quanto a concorrência cobra por uma solução ou produto similar ao seu.

Aqui entram o teto mínimo e máximo que um cliente pagaria para que sua empresa resolva seu problema e atenda suas necessidades.

3. Quanto eu consigo atender?

Já definiu seu lead e seu ticket? Ótimo! Agora é hora de definir sua capacidade de produção. Qual é a quantidade de clientes que consegue atender? Não adianta você ter um mercado pronto para consumir 1.000 itens de determinado produto se sua equipe de produção e logística só consegue preparar 100 itens mensais.

Conhecendo esses conceitos, você vai ter diversos insights para melhorar sua estratégia.

Avaliar o potencial de mercado é fundamental para entender onde sua empresa está atuando e como ela pode se beneficiar desse posicionamento estratégico. É fundamental considerar a capacidade do mercado consumidor e confrontar isso com seu potencial de oferta e produção.

Assim você consegue colocar esses dados em seu plano de marketing e isso vai te dar muitas possibilidades de visualizar melhores canais de vendas, melhores opções de tráfego e melhor construção do inbound marketing do seu negócio.

Dicas para fazer uma pesquisa de potencial de mercado

A pesquisa deve alcançar pontos importantes que serão utilizados na estratégia de divulgação de suas peças de marketing, criando assim uma proposta clara da exploração do seu mercado de atuação.

Entre as dicas essenciais para descobrir o potencial de uma empresa, podemos citar:

1. Delimitação do raio de atuação

Se você tem um produto digital, pode atuar e vender em todo o mundo. Se você tem um produto físico, qual é sua capacidade logística? Se você tem uma empresa física que depende de visitas ao PDV, qual é o seu raio de atendimento ideal? O seu alcance varia de acordo com a resposta dessas perguntas.

2. Conhecimento profundo do perfil do seu cliente

Saber quem são, o que gostam e qual a faixa de poder aquisitivo do seu público é essencial para criação de campanhas de remarketing.

3. Obter dados do mercado

O geomarketing é essencial para estratégias de SEO Local. Saber quantos prospects existem em determinada área é essencial para que você direcione seus esforços para regiões onde você teria maior potencial de atendimento.

Conclusão

A pesquisa de potencial de mercado joga luz em uma questão importante: como seu mercado recebe novas ideias? Com essa percepção em mãos, você pode planejar duas ações e mensurar seus resultados sem erros, o que será fundamental para melhorar os lucros do seu negócio, seja a curto ou longo prazo.

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