terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:38:45
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Quem busca embarcar os seus novos colaboradores na cultura, missão e valores da empresa, precisa conhecer o que é onboarding de funcionários. Saiba mais sobre esse método e descubra como aplicá-lo na sua empresa.

O recrutamento de candidatos é apenas o começo da caminhada de sucesso de uma empresa.

E, o período de adaptação dos funcionários recém-chegados deve ser considerado ainda mais essencial do que a contratação em si, afinal, é nele que os novos funcionários conhecem a empresa e também se ambientam no novo local de trabalho.

Por isso, é essencial ter um planejamento correto para que os novos funcionários se integrem à equipe o mais rápido possível.

Afinal, é muito desafiador achar um candidato ideal no mercado, então, é preciso alinhá-lo ao propósito e ao ritmo da empresa.

O que é onboarding

É nesse contexto que entra o método onboarding, processo essencial para promover a socialização dos novos colaboradores com os processos e cultura da empresa.

Abaixo, entenda o que é onboarding, seu significado, conceito, definição e como fazer neste guia completo que o Portal Útil fez para você.

O que este artigo aborda:

O que significa onboarding?

De origem inglesa, o significado ou tradução de onboarding é “embarcar” ou “a bordo”.

No universo corporativo, constituir um processo de ações para permitir que os novos funcionários contratados tenham uma recepção de forma correta e direcionados da maneira mais rápida ao quadro de funcionários.

No entanto, engana-se quem pensa que essas ações devam ser feitas a partir da contratação deste novo funcionário.

Este processo de integração é missão do RH, mas, envolve todos os departamentos, em especial líderes e gestores, e se inicia no momento em que a vaga surge e a operação de recrutamento e seleção começa.

Pois, até mesmo a parte burocrática das contratações, que envolve documentos é tida como parte do processo de onboarding.

Afinal, este é o primeiro passo de integração de novos funcionários e, é como dizem, “a primeira impressão é a que fica”.

Desse modo, sem um processo de onboarding eficiente esses novos profissionais tendem a se sentir deslocados e perdidos em relação à cultura da empresa e como as coisas funcionam.

Assim, isso gera falta de conexão e perda na qualidade do trabalho efetuado.

Quais os benefícios do onboarding para as empresas?

Esperamos que você tenha entendido o que é onboarding e o quanto ele é essencial em uma empresa.

Agora, veja os principais benefícios do onboarding.

1. Ajuda na retenção de talentos

Um dos benefícios do onboarding é a retenção de talentos.

Afinal, mesmo que a empresa ofereça uma boa remuneração, entre outros atrativos, para muitos profissionais estar alinhado com a missão da organização e se sentir parte dela é essencial.

Dessa forma, uma boa estratégia de onboarding irá construir a relação necessária para que os funcionários consigam identificar o propósito da sua função na organização, assim, isso ajuda a solidificar uma boa impressão da empresa.

Além disso, também fará com que ele se sinta acolhido, adequado e, por consequência, motivado a dar o seu melhor naquela empresa enquanto isso for possível, sem precisar buscar outro lugar em que se sinta mais integrado.

2. Fortalece a cultura organizacional

Quando novos profissionais são expostos à missão e aos valores da empresa logo no início do seu trabalho, eles tendem a se dedicar mais com os seus objetivos.

Ao se ver identificado com o propósito da empresa, o novo funcionário se compromete de maneira a entregar os melhores resultados.

E, com o passar do tempo, a tendência é que essa identificação se consolide ainda mais e fortaleça de maneira natural a cultura da empresa.

3. Gera reconhecimento de “boa marca empregadora”

Imagine a situação de um rapaz que está prestes a conhecer a família da nova namorada.

Agora, imagine que esse encontro foi agradável e que todos os familiares fizeram o possível para que ele se sentisse em casa e integrado à família.

É previsível que ele fale muito bem dessa recepção, que exalte a forma como foi tratado e reconheça o esforço que foi feito para que ele se sentisse bem.

O mesmo acontece com uma empresa que se esforça para fazer com que seu novo profissional se sinta parte integrante da equipe de funcionários.

Com uma boa recepção, os novos contratados irão se adaptar de forma mais fácil e criarão uma imagem positiva da empresa.

E conforme a empresa aumenta seu reconhecimento como um bom lugar para trabalhar, ela passa a ser bem vista por profissionais e pela sociedade de um modo geral, o que é um bom marketing.

4. Garantia de sucesso do empreendimento

Funcionários integrados e adaptados são melhor aproveitados e, ao se sentirem parte essencial dos processos de crescimento da empresa, se tornam ainda mais produtivos.

Dessa maneira, os processos de onboarding ajudam os profissionais a ficarem mais engajados e comprometidos com as suas tarefas.

Isso reflete na eficiência da sua produtividade, o que faz toda a diferença para que a empresa alcance muitos resultados positivos.

Como fazer onboarding?

Esse processo precisa começar logo no anúncio da vaga, afinal, este é o estágio onde as informações sobre o trabalho são exibidas, dando uma noção prévia ao candidato de como a empresa funciona.

Depois, é preciso planejar e preparar a chegada do novo funcionário com um cronograma que mostre os seguintes pontos:

  • Qual o objetivo do processo de onboarding da empresa?
  • Qual o período ideal para o processo de onboarding?
  • De que forma o desempenho do novo funcionário é medido?
  • Qual membro da equipe acompanhará o recém chegado e dar o feedback?
  • Quais treinamentos serão feitos?
  • De que forma a empresa pode facilitar o seu período de integração?

Esses são apenas alguns exemplos de pontos que podem ser incluídos no seu onboarding.

Lembrando que cada empresa deve definir aquilo que considera essencial.

A partir daí, no que diz respeito aos ensinamentos iniciais ao novo colaborador, é preciso enfatizar que a sua orientação deve ser feita com paciência.

Afinal, muitas informações ao mesmo tempo torna difícil de absorver com clareza por novos funcionários.

Por isso, é essencial que as orientações sejam feitas pouco a pouco, de maneira clara e com brechas para o esclarecimento de possíveis dúvidas que possam surgir.

Então, é preciso que sua empresa tenha um checklist de onboarding.

Conclusão

Ficou claro para você o que é onboarding de funcionários?

Afinal, essa prática é essencial para o crescimento de uma empresa.

Por fim, esperamos que este conteúdo te ajude a melhorar o quadro interno dos funcionários do seu negócio.

Rodolfo Sabino

Sou empreendedor, palestrante, ex-coordenador e professor do curso de SEO na Impacta Tecnologia (a maior escola de tecnologia do Brasil), sou certificado em Inbound Marketing pela Hubspot e em SEO pela Semrush.

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