terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 21:46:03
Portal Útil

Você está pensando em comprar uma empilhadeira para suas operações de armazém e está um pouco indeciso diante da ampla seleção de modelos? Não tome nenhuma decisão abrupta agora. Como uma ferramenta muito útil e eficiente, a empilhadeira pode ajudá-lo a aumentar sua produção e acelerar suas operações Assim, é importante escolher um que você usará por muito tempo e que corresponda às suas necessidades.

Preço, manutenção, capacidade de carga, funcionalidades, opções de combustível… há muitas coisas que você deve considerar antes de fazer uma compra. Como é um grande investimento, você precisará encontrar uma empilhadeira que ajude a diminuir seu tempo de inatividade geral. Através deste artigo, mostraremos quais são as diferentes etapas que não devem ser negligenciadas na hora de escolher sua empilhadeira. 

O que este artigo aborda:

Identifique seus requisitos

Antes de mais nada, você precisa saber por que e como deseja usar uma empilhadeira. De fato, é muito importante identificar suas necessidades para encontrar a empilhadeira que melhor responderá a essas necessidades. Existe uma grande variedade de empilhadeiras, cada uma com características específicas e servindo a diferentes propósitos. Portanto, conhecer suas necessidades é essencial.

Antes de fazer uma compra, você precisa saber qual tipo de empilhadeira é a mais adequada. Assim, você terá que responder a estas perguntas:

Que tipo de cobrança você deseja carregar? É frágil ou resistente? Qual é o tamanho dele? Quanto pesa? De fato, dependendo do tamanho e peso de sua carga, você terá várias opções. Para cargas pequenas e leves que serão estocadas em um porta pallets, você pode optar por uma empilhadeira manual, mas se for transportar cargas pesadas e grandes, provavelmente optará por uma empilhadeira elétrica e mais resistente.

Comprar empilhadeira usada compensa

Com que frequência você usará sua empilhadeira? Quantas horas por dia ou por mês? Como algumas empilhadeiras oferecem desempenho mais longo do que outras, é importante escolher aquela que atenda às suas necessidades. Portanto, você terá que saber com que frequência o usará para avaliar o desempenho e as capacidades de resistência que precisará para sua empilhadeira.

Você precisará adicionar alguns acessórios ou opções específicas? Acessórios, características de segurança, ergonomia do empilhador… existem muitas opções disponíveis para adaptar o empilhador às suas operações, pelo que deve saber se algumas delas são relevantes e necessárias.

Seus operadores serão capazes de operá-lo? Eles vão precisar de algum treinamento? Se algumas empilhadeiras não exigem conhecimento e experiência específicos, outras exigem um pouco de treinamento para serem usadas adequadamente. Portanto, você precisa decidir se deseja uma empilhadeira que seus operadores possam usar imediatamente ou se prefere treiná-los para usar uma mais complexa. 

Encontre uma empilhadeira que se adapte ao seu ambiente  

Dependendo da sua localização e do tipo de operação que você precisa realizar, você poderá escolher entre diferentes tipos de empilhadeiras. Portanto, há algumas coisas que você precisa saber para encontrar o modelo mais adequado:

Você precisa de uma empilhadeira para atividades internas, atividades ao ar livre ou ambas? Este é um ponto importante a considerar, pois algumas empilhadeiras são especificamente dedicadas a atividades internas e outras a atividades externas. No entanto, você pode encontrar alguns modelos que operam em ambos.

Quanto espaço você tem em seu armazém? Quão estreitos são os corredores? Recomendamos que meça as dimensões dos seus corredores e avalie o espaço disponível. Esta é uma coisa importante a considerar, pois você quer ter certeza de encontrar um modelo onde você possa manobrar livremente e que lhe permita ir a qualquer lugar.

Qual a altura das suas prateleiras? Se você tem um armazém com prateleiras muito altas onde deseja estocar sua mercadoria, você precisa ter certeza de que a empilhadeira escolhida permitirá que você levante suas cargas o suficiente para chegar a essas prateleiras.

Quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir para a manutenção? Um erro comum que as pessoas cometem ao comprar uma empilhadeira é esquecer a manutenção. No entanto, alguns modelos de empilhadeira exigem mais tempo para manutenção e podem ser caros. Portanto, você precisa considerar quanto tempo pode dedicar à manutenção sem afetar o retorno do investimento. 

Uma ampla gama de opções  

Depois de responder a todas as perguntas acima, você poderá definir o tipo de modelo mais adequado para aumentar sua produtividade. Assim, você saberá qual escolher entre as diferentes opções:

Comprar uma empilhadeira nova ou uma empilhadeira usada? Se você tem um orçamento pequeno, uma empilhadeira usada pode permitir que você economize muito dinheiro. No entanto, você precisa considerar as taxas de manutenção, pois às vezes podem ser caras e, portanto, você não economiza muito dinheiro. Além disso, se você sabe que usará sua empilhadeira mais de quatro horas por dia, recomendamos que compre uma nova que dure mais.

Uma empilhadeira manual, elétrica ou de propano? O tipo de atividade determinará o modelo que você precisa. Se você precisar transportar cargas leves, uma empilhadeira manual pode ser considerada e será menos dispendiosa. Para cargas muito pesadas, você precisará de um motor motorizado. Modelos elétricos são caros, mas têm baixo custo operacional. Eles são bastante silenciosos e têm uma vida mais longa em geral. No entanto, eles precisam recarregar as baterias a cada oito horas. Empilhadeiras que funcionam com diesel, gasolina ou propano podem ser reabastecidas facilmente e podem carregar cargas pesadas graças à sua capacidade de velocidade.    

Antes de comprar sua nova empilhadeira, anote todos os requisitos que você tem em um papel para se certificar de não esquecer nada.

Rodolfo Sabino

Sou empreendedor, palestrante, ex-coordenador e professor do curso de SEO na Impacta Tecnologia (a maior escola de tecnologia do Brasil), sou certificado em Inbound Marketing pela Hubspot e em SEO pela Semrush.

1

Pode ser do seu interesse

Como resolver a sobrecarga de trabalho

Como resolver a sobrecarga de trabalho

Como é calculado o DSR?

Como é calculado o DSR?

Como fazer o negócio crescer

Como fazer o negócio crescer

Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho

Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho

Método FIFO na gestão de estoque: entenda

Método FIFO na gestão de estoque: entenda

Atendimento por chat

Atendimento por chat