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Primeiramente, o marketing digital é definido como uma abordagem de marketing que se baseia principalmente na internet para se conectar com o público-alvo por meio de vários canais e plataformas de mídia digital.

Portanto, entenda o conceito de marketing digital e os principais canais de marketing digital para que você possa identificar qual se encaixa melhor na sua estratégia de crescimento.

Abaixo, veja este guia do Portal Útil sobre o que é marketing digital e quais os tipos de estratégias.

O que este artigo aborda:

Canais de marketing digital
Canais de marketing digital
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O que é marketing digital?

Veja abaixo o conceito de o que é marketing digital e como funciona.

Em suma, o marketing digital é um termo abrangente que consiste em canais digitais, como marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, marketing de mídia social, marketing móvel e vários outros.

Desta forma, serve para criar estratégias elaboradas para alcançar e se conectar com prospects e clientes.

Em outras palavras, um usuário médio consome conteúdo pela televisão, computador, tablet, smartphone, rádio e outras mídias tradicionais.

Assim, essa exposição constante a diversos tipos de mídia tem levado à sobrecarga de informações, dificultando ainda mais a jornada do comprador.

Portanto, o domínio do marketing digital permitiu que as marcas se mantivessem relevantes, tornando-se visíveis por meio de diferentes canais e pontos de contato.

Além dos canais de marketing tradicionais, como televisão, jornais, outdoors e etc. Os profissionais de marketing usam esses canais digitais para orientar os clientes em potencial em sua jornada de compra e manter contato com seus clientes existentes.

Tipos de canais de marketing digital

Após entender o que é o marketing digital, entenda quais são os tipos de canais para aplicá-lo.

1. Site

Em suma, o site é o lar de seus esforços de marketing digital.

Desta forma, algumas marcas e organizações usam sites para hospedar conteúdo enquanto usam outros meios para distribuí-lo em larga escala.

Assim, a maioria de suas atividades de marketing digital é vinculada ao seu site, onde se espera que uma ação ocorra e as conversões sejam rastreadas.

Por exemplo, o download de um arquivo, como um e-book, a reserva de um produto ou serviço, como um quarto em uma hospedaria, e assim por diante.

2. Tipos de canais de marketing digital: marketing de conteúdo

De modo geral, a criação de conteúdo é a essencial nas estratégias de marketing digital.

Quer você tenha uma estratégia de marketing de conteúdo documentada ou não, você está criando conteúdo para informar, entreter, inspirar ou persuadir seus compradores por meio de outros canais.

Desta forma, alguns dos formatos de conteúdo mais comuns incluem texto (postagens de blog), vídeos, imagens, infográficos, podcasts , apresentações de slides e e-books.

3. Otimização para os mecanismos de busca (SEO)

O SEO atua como um impulsionador para seus esforços de marketing de conteúdo.

Assim, o SEO consiste em atividades na página e fora da página para aumentar a visibilidade do seu site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para suas palavras-chave escolhidas.

Anteriormente, o SEO era principalmente baseado em texto, mas nos últimos anos a pesquisa por voz também ganhou destaque, e é por isso que suas atividades de SEO precisam ter uma abordagem conversacional.

4. Tipos de canais de marketing digital: publicidade digital

Em suma, a publicidade digital é um termo abrangente para várias estratégias de publicidade online.

Assim, as estratégias típicas de preços/lances para publicidade digital são o custo por clique (CPC) e o custo por mil (CPM) , ou seja, por mil impressões.

Além disso, os formatos comuns de publicidade digital são marketing de mecanismo de pesquisa (SEM), publicidade gráfica, publicidade sustentável, publicidade nativa, publicidade em mídia social e publicidade programática.

5. E-mail marketing

Resumidamente, o marketing por e-mail é o processo de manter um banco de dados de contatos frios e quentes e enviar alertas por e-mail sobre sua marca, produtos e serviços.

Então, é um canal eficaz para se comunicar com seu público de forma contínua.

Além disso, o marketing por e-mail é útil para construir sua base de assinantes, integrar novos clientes, reter os existentes, promover descontos e ofertas e distribuir conteúdo.

6. Tipos de canais de marketing digital: marketing de mídia social

O marketing de mídia social garante que você esteja presente nas plataformas em que seus usuários passam mais tempo.

Assim, isso inclui Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat e Instagram, onde você pode distribuir conteúdo por meio de canais orgânicos e pagos.

Além disso, a mídia social também desempenhou um papel vital na propagação do marketing de vídeo e na onda de conteúdo efêmero.

Desta forma, ale permite a comunicação bidirecional e seus fãs e seguidores podem interagir com você em seu conteúdo por meio de curtidas, comentários, mensagens diretas ou postando em suas páginas oficiais.

7. Marketing de afiliados

Em suma, o conceito de marketing de afiliados é semelhante às vendas baseadas em comissões.

Em outras palavras, as organizações fornecem links personalizados para os seus afiliados.

Assim, os afiliados ganham um corte/comissão específico toda vez que alguém compra por meio de seu link único.

Além disso, o marketing de influência pode ser considerado um spin-off moderno e evoluído do marketing de afiliados.

8. Tipos de canais de marketing digital: marketing móvel

Estima-se que o número de usuários de smartphones em todo o mundo cresceu para 3,5 bilhões em 2020.

Assim, as empresas usam a internet para se relacionar com o público-alvo através de e-mails, sites, redes sociais e celulares.

Desta forma, as estratégias de marketing digital são essenciais para criar um vínculo entre os usuários e as marcas.

9. Relações públicas online

Relações Públicas Online é um tipo de mídia conquistada.

Ou seja, é quando um membro da imprensa (jornalista ou publicação online) menciona sua marca por meio de suas histórias, entrevistas e assim por diante.

Além disso, avaliações de produtos por clientes, blogueiros e influenciadores que mencionam sua marca ou produtos, sejam pagos ou orgânicos, também contribuem para o seu PR online.

10. Tipos de canais de marketing digital: IA de conversação

Em suma, o surgimento de tecnologias como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) abriram caminho para estratégias de marketing mais evoluídas, como a IA conversacional.

Assim, à medida que a adoção de pesquisa por voz, chatbots e assistentes digitais se torna predominante.

Desta forma, a IA conversacional se torna vital para o marketing digital.

11. Análise da web

Web analytics é a prática de coletar, medir, analisar e relatar dados.

Isso geralmente é rastreado pelo Google Analytics, mas os sites também podem criar suas ferramentas analíticas.

Então, a análise da Web ajuda os profissionais de marketing a entender as fontes de tráfego, o que está funcionando e o que não está, o retorno dos investimentos (ROI) e como eles podem aprimorar seus esforços de marketing digital.

Conclusão

Em suma, este artigo abordou o que é marketing digital resumido e quais os tipos de canais de aquisição.

Após essa extensa lista, com certeza você já deve ter em mente quais os tipos de marketing digital existem e quais estratégias melhor se encaixam para o que a sua empresa precisa.

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