Publicado por Lucas Ferraz em 05/05/2022 às 00:00.
Entenda o que é publicidade sustentável e qual seu impacto no cotidiano de uma empresa.
Em suma, a publicidade sustentável tem sido muito debatida – e chamada por outros nomes, como publicidade regenerativa -, e precisa ser conhecida por você e pela sua empresa.
Uma dica: ao investir em benefícios como o vale cultura e sugerir a leitura de certos livros, você educa seus funcionários sobre vários tipos de conhecimento.
Como o nome sugere, trata-se de uma atualização nas ideias publicitárias.
Sabemos que o objetivo do marketing e da publicidade é, de fato, converter clientes e fazer vendas.

Contudo, a atual situação do mundo, no entanto, não permite que olhemos apenas para isso.
O que queremos dizer? Que de nada adianta vender sem se preocupar com o “depois”.
Pois, estamos em um momento onde o Ártico está derretendo, cidades quentes estão geladas e a natureza está pedindo socorro.
Além disso, as consideradas melhoras praias do litoral de São Paulo já não são mais as mesmas.
Portanto, é missão e responsabilidade da publicidade sustentável, nesse ínterim, encontrar um equilíbrio entre vender produtos, promover marcas, ter cuidado com o meio ambiente e as suas questões.
Como fazer isso, afinal? Os novos publicitários – e os antigos também, claro – devem pensar em práticas que alinhem a promoção de estilos de vida e rotinas mais saudáveis, em comunhão com a natureza e em busca de formas mais inteligentes de lidar com o lixo, resíduos e afins.
Em outras palavras. trata-se de um tema essencial para a sobrevivência e perpetuação da nossa sociedade.
Afinal, não podemos nos esquecer que os recursos do planeta estão se esgotando e que, se não cuidarmos do que temos, em pouco tempo será insustentável continuar por aqui.
Abaixo, veja esse guia completo do Portal Útil sobre o que é publicidade sustentável e como colocá-la em prática.
O que este artigo aborda:
- O que é publicidade sustentável e sustentabilidade na produção?
- O papel da publicidade sustentável na conscientização
- Conclusão
O que é publicidade sustentável e sustentabilidade na produção?
Nos últimos anos, quantas marcas pregavam o consumo exacerbado?
Não é difícil pensar em comerciais que incentivavam a compra de dois, três, quatro itens ao mesmo tempo.
Pois, para a publicidade, isso era uma mensagem de sucesso.
Hoje, trata-se de um grande problema, e por razões óbvias: quanto mais compramos, mais resíduos geramos.
Às vezes, nos “empolgamos” e ultrapassamos a linha do que poderemos usar.
Em outras palavras, produtos estragam e geram lixo, e alimentos apodrecem na geladeira em uma situação onde boa parte do Brasil está em insegurança alimentar.
Se pensarmos na questão do fast fashion, o problema é muito sério.
Em suma, o fast fashion é o processo de venda de roupas em larga escala, em lojas de departamento.
As peças são produzidas com muita velocidade e vendidas de forma massificada.
Assim, em pouco tempo, são substituídas e mais lixo é gerado.
Para produzir essa quantidade imensa de peças, usa-se muita água.
Além disso, algumas tintas e afins são muito poluentes – e usadas também em grande quantidade.
Os recursos naturais, em situações do gênero, são usados de forma indiscriminada e perigosa.
Isso sem contar, claro, a preocupação com o ser humano.
Lojas de fast fashion já foram multadas por trabalho análogo à escravidão, uma vez que pagavam valores muito baixos para seus costureiros e produtores.
Assim, companhias que buscam por mudanças verdadeiras e que querem de fato crescer perante o mercado e os consumidores devem se atentar para este detalhe.
Se são fast fashion, o ideal é que pensem, durante o processo produtivo, em maneiras de usar os recursos naturais de forma responsável e com pouca ou nenhuma poluição.
Isso pode aumentar um pouco o preço das roupas, mas, trata-se de algo maior: a saúde do planeta e das pessoas.
O papel da publicidade sustentável na conscientização
A publicidade sustentável não deve apenas divulgar as atitudes corretas de algumas empresas que têm se alinhado às propostas de sustentabilidade. Isso, na verdade, é o mínimo.
É preciso que se atentar às modificações que têm acontecido na sociedade, por conta de alterações irresponsáveis feitas na natureza, e que seja dito o que pode ser feito para reverter ou, pelo menos, para retardar os efeitos da exploração humana na Terra.
Campanhas voltadas para o cuidado com a reciclagem e reuso de embalagens, por exemplo, podem ser uma boa maneira de educar os consumidores.
Além disso, as marcas devem, aliadas a grupos de publicidade responsáveis, criar formas de tornar esse processo mais fácil.
Algumas delas são:
- Criação de embalagens retornáveis ou não feitas de plástico;
- Diminuição de papel e similares em caixas e invólucros;
- Mudanças no sistema produtivo
- Etc.
Além disso, é essencial que não demoremos para adotar mudanças, pois, a sustentabilidade, mais do que nunca, é um assunto urgente.
Conclusão
Em suma, a publicidade e desenvolvimento sustentável podem fazer a diferença no impacto das ações humanas no planeta.
Por isso, é essencial investir em ações neste sentido.
Por fim, esperamos que este artigo sirva como um norte para a sua empresa começar a fazer a diferença.