Portal Útil

Primeiramente, Jairo era um Judeu, chefe de uma das sinagogas no tempo de Cristo. Sua história se tornou muito conhecida devido ao milagre de ressurreição feito por Jesus.

Sendo assim, a história é citada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

Porém, mesmo com a sua história sendo citada nos 3 evangelhos, somente não há o registro de seu no evangelho de Mateus 9:18-26, também mencionado em Marcos 5:21-43 e Lucas 8:40-56.

Sua origem era Hebraica, e o nome Jairo significa “Javé Ilumina”, ou “Iluminado por Javé”.

Não se sabe quase nada sobre sua vida, porém, os escritos que relacionam a vida dele não falam sobre sua biografia e sim sobre o milagre ocorrido na vida de sua filha.

Há algumas pequenas coisas que nos deixam entender um pouco mais sobre a sua pessoa dentro da narrativa bíblica.

O que este artigo aborda:

Quem era Jairo na bíblia
Quem era Jairo na bíblia
Pin It

Quem era Jairo na bíblia?

Jairo tinha muita importância na sociedade da época era muito grande, e a bíblia relata que seu cargo era de muita honra na Sinagoga.

No relato bíblico o apóstolo Mateus explica que Jairo era um “chefe”. Mas ele não deixa bem claro o que ele exercia ou chefiava, como consta em Mateus 9:18.

A palavra no original do escrito bíblico é o Grego. Porém, a palavra utilizada pelo apóstolo tem como significado um aspecto muito amplo.

Ele pode ir desde: Administrador, Comandante, Líder, Chefe ou Governador.

Porém, as informações referentes a vida de Jairo se dão nos evangelhos de Marcos e Lucas. Ambos cedem mais informações para qualificar o cargo dele como de “Chefe”.

Sendo que nestes dois evangelhos a informação é de que ele era “Dos principais da Sinagoga”, como dito em Marcos 5:22 e Lucas 8:41.

Sendo assim, conseguimos correlacionar as duas passagens e entender que ele era “Príncipe ou Chefe da Sinagoga”, podendo ser um dos principais dirigentes dela.

Para quem não sabe, a sinagoga era onde os Judeus se reuniam em assembleia. Tudo visando ter algo ligado a estudos das escrituras sagradas ou fazer orações.

Existia um grupo de Homens anciãos que governava ela e dentre eles estava Jairo.

Eles tinham como principal função, fazer com que houvesse ordem e um bom andamento nas reuniões. Eram escolhidos mestres para lerem ou estarem em alguma ocupação na sinagoga.

Uma das principais funções era examinar os discursos de quem estava na oratória, para que tudo saísse nos conformes.

Havia sinagogas que tinham apenas um líder ou administrador. E independente do molde que era aquela Sinagoga onde Jairo estava, ele não deixava de ser alguém muito influente.

Sua posição fazia com que ele tivesse bastante recursos com a sociedade.

Também é verdade que algumas sinagogas tinham apenas um administrador. De qualquer forma fica claro que Jairo era uma pessoa influente, que ocupava uma posição importante e contava com certos recursos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse