Portal Útil

Muitas pessoas buscam formas e métodos para aprender como se aproximar de Deus, algo que tem se tornado muito comum.

No entanto, a verdade é que o nosso Deus é vivo e Ele quer que nos acheguemos a Ele.

Por mais ímpios que tenham sido os seus caminhos, desde que você aceite o Jesus Cristo como o único e verdadeiro salvador, nada está perdido.

Lucas 15:10 nos ensina que:

Há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Mas, para que isso se torne possível, é preciso dar o primeiro passo. Isso quer dizer que você deve saber como se aproximar de Deus.

De forma alguma devemos tratar Deus com apatia, semelhante a uma figura distante. Já que para que possamos nos achegar a Deus, primeiro depende de nós.

Em Tiago 4:8 diz o seguinte:

Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vós

E se você quer dicas para entender como se aproximar de Deus, primeiro reflita um pouco sobre a passagem de Tiago 4:8.

Pois, a partir do momento que damos o primeiro passo para se aproximar de Deus, Ele faz a mesma coisa e passa a se aproximar de nós, até chegar a um ponto de grande intimidade com Ele.

Esse é o primeiro ensinamento que você precisa ter em mente. Já que a partir do momento que nos movemos em Sua direção, as coisas vão ficando mais claras, uma vez que Seu espírito vai se revelando.

Quanto maior é a atenção que damos a Ele e quanto maior for a nossa confiança, tudo isso irá se tornar recíproco.

Esse texto complementa bastante o que diz em Mateus 11:12:

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força…

Ou seja, temos que nos esforçar e esboçar verdadeira força de vontade para nos aproximar de Deus.

O que este artigo aborda:

Como se aproximar de Deus
Como se aproximar de Deus
Pin It

Como se aproximar de Deus?

Aos que pensam que se aproximar de Deus é algo difícil, saiba que está muito enganado. Afinal, a Bíblia nos ensina que o próprio Deus já fez o trabalho mais difícil.

Ele enviou seu filho, Cristo Jesus, para que as pessoas pudessem se aproximar a Ele. João 14:7 diz

Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.

1. Aceitar Jesus como salvador

A verdade é que a única maneira de se aproximar de Deus é por meio de Jesus. Pois, o pecado nos afasta de Deus, mas Cristo veio para pagar o preço por todos os nossos pecados.

Assim, de acordo com 2 Coríntios 5:18-19, podemos nos aproximar de Deus sem ter receio do castigo.

Pois, se você crê que Cristo veio para libertar dos seus pecados, então peça perdão por todos os seus pecados e diga a Ele que você O aceita como o seu salvador.

Isso é essencial e deve fazer parte da sua vida, já que se trata de um como se aproximar de Deus.

É assim que Deus irá começar a fazer morada dentro de você, por intermédio do Espírito Santo. Tenha em mente que a proximidade de Deus é semelhante ao cultivo de uma amizade.

Toda amizade só passa a se tornar mais profunda quando se tem um contato regular. Portanto, quanto mais tempo você passa com Ele, melhor.

2. Ore e fale com Deus

Todo tipo de relacionamento precisa de conversa, e com o nosso Deus não seria diferente. Nós precisamos estar aos pés Dele em constante oração. É assim que falamos com o nosso Pai que está nos céus.

Porém, faça mais do que apenas pedir. Seja sempre humilde e sincero de coração. Compartilhe com Ele todas as suas angústias, sonhos, medos e tudo o que confidenciaria a um melhor amigo.

A demonstração de confiança é uma grande atitude de fé, e isso nos aproxima ainda mais de Deus. Afinal, apenas nos abrimos com aqueles que confiamos. E se há uma certeza nessa vida, é que podemos confiar nEle.

Como todo relacionamento, a conversa aumenta o elo, proximidade, cumplicidade e confiança. A nossa dica de como se aproximar de Deus é tomar a oração como um hábito de vida.

Ore ao acordar e ao dormir. A oração deve estar presente em todos os momentos da sua vida.

3. Estude a Bíblia Sagrada

Outro meio de como se aproximar de Deus é meditar na bíblia. A Bíblia é o registro da vontade de Deus.

Mas, para que possamos nos achegar cada vez mais a ele, existem algumas coisas que precisamos nos ajustar.

Se você quer se aproximar de alguém, é normal que procure entender um pouco sobre determinada pessoa, para saber como se achegar, por exemplo.

Então, com Deus não seria diferente. Logo, ler a Bíblia é uma forma de conhecermos mais sobre Ele e, a partir disso, nos enquadrarmos em seus desígnios.

Assim como a oração deve ser um hábito, o mesmo acontece com a leitura bíblica. Portanto, programe alguns minutos do seu dia para ler e refletir sobre a palavra.

Por exemplo, em Salmos 1 diz:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

4. Pratique a Palavra de Deus

À medida que for lendo a Bíblia, entenda que se trata muito mais do que um mero conjunto de livros. Já que se trata de um guia que todo cristão deve seguir.

Por isso, muito mais do que apenas ler, refletir e meditar em sua lei de dia e de noite, é fundamental praticar todos os dias em nossa vida.

Uma forma de como se aproximar de Deus é dita em Tiago 2:26, que nos ensina que:

A fé sem obras é morta.

Ou seja, de nada adianta ter fé, crer em Jesus como o seu salvador e não praticar.

Não vale nada ler a bíblia, entender sobre o amor divino, não amamos o nosso próximo, tampouco o nosso inimigo.

Afinal, a palavra de Deus nos instrui como devemos ser para que possamos nos achegar a Ele.

Uma das dicas de como se aproximar de Deus é justamente praticar o que aprende em suas leituras diárias bíblicas.

Somente quando obedecemos à sua palavra que nos aproximamos de verdade. É isso que Cristo afirma em João 14:15. Se guardarmos a sua Palavra, amamos a Deus. O Amor nos aproxima de Deus.

A nossa dica é, ao terminar a leitura bíblica diária, reflita um pouco sobre quais foram os efeitos práticos em você.

5. Aproxime-se dos irmãos em Cristo

Outro método de como se aproximar de Deus é estar em comunhão, pois isso é estar com Deus. No Evangelho de Mateus 18:20, Cristo afirma:

Onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.

Assim, fica fácil entender que uma das maneiras de se achegar a Deus é convivendo com pessoas que comungam da mesma fé.

A partir disso, você irá passar a entender diversos conceitos que talvez estivesse com certas dúvidas, por exemplo.

6. Aproxime-se do próximo

Em suma, quando entendemos o amor de Deus, procuramos fazer o bem. Por isso, outro meio para que você aprenda como se aproximar de Deus é aproximando do seu próximo.

Em Marcos 12:30-31, Cristo nos admoesta que amar a Deus e amar ao próximo eram os maiores mandamentos.

Afinal, se não somos capazes de amar alguém que vemos, quanto mais amar a Deus, o qual não o enxergamos.

Mateus 25 nos dá um grande lição do quão importante e necessário é nos aproximar e amar o próximo:

Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

Necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

Digo a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.

Ou seja, quando ajudamos o próximo, amando o próximo, é como se estivéssemos fazendo para o próprio Deus.

Logo, isso ajuda em como se aproximar de Deus de forma simples e objetiva.

Mas, se deixarmos de fazer ao próximo, é como se estivéssemos deixando de fazer a Ele. Por fim, lembre-se do que diz Mateus 5:27:

Ouçam todos. Amem os vossos inimigos. Façam o bem aos que vos odeiam. Orem pela felicidade dos que vos amaldiçoam.

Amar aqueles que nos amam e nos respeitam é fácil. O verdadeiro amor de Cristo é expresso a todos. Sem distinção. Sem acepção. Repudiemos o pecado, não o pecador. Isso irá nos aproximar de Deus.

7. Evite o pecado

Outro meio para que você entenda como se aproximar de Deus é evitar ao máximo o pecado. Essa é uma condição previamente estabelecida.

Por termos origem adâmica, estamos propensos ao pecado e, portanto, eventualmente iremos tropeçar.

A grande diferença é que um verdadeiro cidadão dos céus não tem a vida de pecado como prática de vida.

O nosso intuito é buscarmos a santificação, para que possamos nos aproximar de Deus. Já que à medida que nos santificamos, tornamo-nos mais próximos a Deus.

Deus odeia o pecado. Então, não tem como esperar se aproximar Dele se vivemos uma vida de mentira, inveja, ira, cobiça ou infidelidade.

8. Pratique a gratidão

Só o fato de termos a possibilidade da Salvação é motivo de gratidão eterna. Portanto, devemos estar sempre gratos por tudo o que Ele faz por nós.

Pois, quando deixamos de agradecer, de uma certa forma estamos esquecendo tudo aquilo que Ele já fez por nós.

9. Ir à igreja

Esqueça a ideia dos desigrejados. O cristão deve comer do pão que desce dos céus, e isso é possível através da igreja.

Quanto a isso, devemos ter em mente o que diz em Hebreus 10:25:

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Sendo assim, se você quer saber como se aproximar de Deus, busque uma igreja séria e bíblica, que tenha todos os ensinamentos pautados na bíblia.

10. Evite a frieza espiritual

A melhor maneira de evitar a frieza espiritual é sempre estar congregando e entendendo a palavra de Deus. Afinal, ela deve fazer parte do nosso dia a dia.

Por isso, para que você aprenda como se aproximar de Deus, sempre busque o Seu entendimento. Comece a seguir verdadeiros pregadores bíblicos em suas redes sociais ou YouTube, por exemplo:

  • Pr. Rodrigo Silva;
  • Pr. Paulo Junior;
  • Rev. Augustus Nicodemus;
  • Pr. Marcos Granconato.

Ao consumir a Palavra todos os dias, você evita a frieza espiritual e se aproxima cada vez mais de Deus, uma vez que irá entender cada vez mais os seus mandamentos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse