Portal Útil

Muitos fiéis não entendem o que é galardão na Bíblia. A palavra “galardão” costuma aparecer diversas vezes na Bíblia, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito do seu significado.

O que este artigo aborda:

O que é galardão na Bíblia
O que é galardão na Bíblia
Pin It

O que é galardão na Bíblia?

Em suma, galardão é uma palavra que significa algo como “pagamento”, “recompensa” ou “distinção recebida”.

Agora na Bíblia, é possível encontrar ao menos treze raízes hebraicas que, de alguma forma, se traduzem como galardão. E isso somente no Antigo Testamento. As principais são “sakhar” e “shahad”.

Indo para o Novo Testamento, a palavra galardão acaba traduzindo termos provenientes do grego, como “apodidomi” e “misthos”.

Mas, falando de uma maneira geral, o significado de tais termos costumam representar muito bem a ideia de salário ou pagamento.

A grande questão é que nem sempre o galardão quer dizer uma boa recompensa. Às vezes, ele pode ser o pagamento de alguma conduta honesta , mas também o prêmio por um trabalho ou conduta desonesta, também.

O galardão dado por Deus

O galardão que recebemos de Deus são as suas manifestações de justiça. Porém, pode ser tanto galardão de bênção quanto de castigo.

Ainda é interessante falar que há tanto galardão que recebemos nessa terra quanto aqueles que iremos receber com Cristo nos céus.

Um texto para embasar isso é o que diz em Deuteronômio 28. Lendo o texto, entendemos que a obediência traz recompensas visíveis, mas temporais.

Em contrapartida, a desobediência e o ato de ir contra os princípios divinos do Senhor traz castigos também visíveis, isto é, nessa terra.

Apenas se deve ter em mente que a obediência e o ato de fazer sempre a vontade de Deus se reflete, de maneira imediata, em prosperidade material.

Da mesma forma que todo o sofrimento não está necessariamente associado à desobediência ou castigo por algum pecado.

Galardão no Antigo Testamento

Gênesis

No livro de Gênesis, Deus promete a Abraão que sua recompensa (galardão) será muito grande por sua fé e obediência (Gênesis 15:1).

Salmos

Em Salmos, o salmista descreve Deus como aquele que retribui a cada pessoa conforme suas obras (Salmos 62:12).

Provérbios

Provérbios ensina que a recompensa do justo é a vida, enquanto a recompensa do ímpio é a condenação (Provérbios 11:18).

Galardão no Novo Testamento

Mateus

Jesus fala sobre o galardão em diversos momentos no livro de Mateus. Ele afirma que aquele que pratica boas obras em segredo será recompensado por Deus abertamente (Mateus 6:4, 6 e 18).

Além disso, Jesus promete que os perseguidos por sua causa receberão grande recompensa nos céus (Mateus 5:12).

Coríntios

Em 1 Coríntios 3:8, Paulo ensina que cada um receberá seu galardão segundo o seu próprio trabalho.

Apocalipse

O livro de Apocalipse também menciona o galardão, quando Jesus diz que voltará e trará consigo sua recompensa para dar a cada um conforme as suas obras (Apocalipse 22:12).

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse