Portal Útil

Uma dúvida muito comum entre os cristãos diz respeito à o que é mirra na bíblia, para que ela serve e onde é mencionada.

Afinal, ao meditar na bíblia, muitos termos e objetos parecem não fazer sentido nos dias de hoje. Assim, muitas questões são levantadas pelo cristão.

O que este artigo aborda:

O que é mirra na bíblia
O que é mirra na bíblia
Pin It

O que é mirra na bíblia?

Em suma, a mirra nada mais é que uma especiaria muito comum nos tempos antigos para uma série de finalidades. Devido a sua antiga origem, é muito comum ser mencionada em diversas passagens bíblicas.

Do hebraico, a palavra “mirra” traduz “mor” no Antigo Testamento. Do grego, traduz “smyrna” no Novo Testamento.

É possível encontrar a citação do termo mirra com bastante frequência na Bíblia. Nesse contexto, para entender o que é mirra na bíblia, basicamente se trata de uma resina extraída de um arbusto espinhoso que era mais fácil de encontrar na região do sul da África Oriental e Arábia.

Essa resina se apresenta como um líquido amarelo claro, do qual era possível se obter por meio da incisão feita na casca do arbusto, sendo que ele endurece muito rápido após sua extração.

O significado da mirra no uso religioso e bíblico

De modo geral, o uso mais simbólico da mirra nos tempos do Antigo Testamento foi como ingrediente do óleo sagrado para ungir.

Conforme registrado em Êxodo 30:23, o próprio Deus repassou essa receita a Moisés.

Junte as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três qui­los de canela, três quilos de cana aromática.

Para você entender o que é mirra na bíblia, saiba que o relato bíblico conta que era preciso usar seis quilos de mirra líquida para compor o óleo da unção, o qual deveria servir para ungir o Tabernáculo, seus utensílios e os sacerdotes.

Assim, este foi um ato de consagração e santificação a Deus.

Onde a bíblia menciona mirra?

Algumas traduções em certas passagens citam a palavra “mirra” como uma maneira de se referir a uma resina que não era exatamente a mirra.

Então, veja o que é mirra na bíblia de acordo com Gênesis 37:25.

Depois sentaram-se para comer; e, levantando os olhos, viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade; nos seus camelos traziam tragacanto, bálsamo e mirra, que iam levar ao Egito.

Abaixo, veja também o que diz Gênesis 43:11 para entender mais sobre o que é mirra na bíblia.

Então disse-lhes Israel seu pai: Se é sim, fazei isto: tomai os melhores produtos da terra nas vossas vasilhas, e levai ao homem um presente: um pouco de bálsamo e um pouco de mel, tragacanto e mirra, nozes de fístico e amêndoas

A produção dessa resina era a partir do caule e folhas de um arbusto que costumava crescer na região de Israel. Mas, devido ao seu gosto amargo, seu uso medicinal não era tão comum.

A mirra na bíblia se apresenta em diversos contextos, inclusive como um cosmético importante.

A exemplo disso, citamos o livro de Ester 2:12 onde a mirra foi útil para a preparar as moças que iriam se apresentar ao rei Assuero.

Ora, quando chegava a vez de cada donzela vir ao Rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo prescrito para as mulheres, por doze meses (pois assim se cumpriam os dias de seus preparativos, a saber, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias e unguentos em uso entre as mulheres)

Para que serve a mirra?

Sabendo o que é mirra na bíblia, saiba que é possível encontrar algumas passagens bíblicas que mostram o uso medicinal da mirra, como para compor soluções balsâmicas.

Inclusive, é bem provável que essa tenha sido a mirra que estava na composição da mistura que se ofereceu a Cristo durante a sua crucificação.

A respeito disso, Marcos 12:23 registra:

E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.

Isso aconteceu muito provavelmente devido ao fato dessa mistura possuir efeito anestésico.

O que é mirra que jesus ganhou?

Veja o que é mirra na bíblia na vida de Jesus, primeiro em seu nascimento, Cristo recebeu a mirra como um de seus presentes. E no texto de Mateus 2:11 diz:

E entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Além disso, Cristo também recebeu a mirra após a sua morte, na preparação de seu corpo de acordo com João 19:39-40:

E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigiu de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.

Para saber mais sobre o que é mirra na bíblia, veja o vídeo do canal Louco por Hebraico.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse