Portal Útil

Em suma, a dúvida sobre quem foi Dorcas na bíblia é muito comum. as primeiras citações sobre a história de Dorcas na bíblia estão descritas no livro de Atos 9:36-42.

Ela ficou conhecida por ser uma mulher Cristã, e que passou por um processo de ressuscitação quando o apóstolo Paulo orou a Deus por ela.

A origem do nome Dorcas é do grego, porém, no Aramaico seu equivalente é “Tabita”. O significado dos dois nomes é: “Gazela”.

Sendo este um nome mais usado para o feminino, onde seu conceito era de afetuosidade, muito usado por Judeus e Gregos.

O milagre descrito na vida desta Mulher Cristã, Dorcas, é o primeiro dos milagres de ressurreição realizados por um Apóstolo descrito no Novo Testamento.

O que este artigo aborda:

Quem foi Dorcas na bíblia
Quem foi Dorcas na bíblia
Pin It

Quem foi Dorcas na bíblia?

Depois dessa citação que ocorreu no livro de atos dos apóstolos, não se foi falado mais nada sobre Dorcas.

Mas, as poucas informações que se tem sobre ela, são suficientes para que seu caráter fosse descrito.

Ela teve o privilégio de ser chamada na descrição bíblica de “Discípula”. Sendo esta, descrita como uma fiel, verdadeira e genuína Cristã crente em Jesus Cristo.

Segundo Atos 8:40, alguns teólogos defendem que Dorcas foi uma das pessoas convertidas no ministério itinerante de Felipe.

A cidade de Jope era uma cidade portuária, sendo que ela ficava a cerca de 50 km da capital Jerusalém.

No antigo testamento, o profeta Jonas partiu desta cidade de navio para outra cidade qualquer para escapar das ordenanças de Deus.

Nos dias de hoje, a cidade de Jope não existe mais, no lugar, há a cidade de Jafa, e ela fica ao sul da capital de Israel, Tel Aviv.

Ela é citada por ser uma pessoa que fazia obras ações, desde esmolas até cuidar de pobres que moravam naquela cidade.

Sendo uma pessoa de muita compaixão e bondade em seu coração. Sendo ela uma pessoa que procurava obedecer a Deus em todos os seus mandamentos, exercendo o amor ao próximo e cuidando de quem Deus a fazia saber.

A bíblia também ao citar a mulher Dorcas, descreve o tipo de trabalho que ela exercia. Ela era uma mulher que confeccionava roupas, e vários tipos de peças de vestuário, como as túnicas por exemplo. Normalmente estas eram vendidas a mulheres viúvas da região.

Nos dias de hoje, sabemos que Deus é quem trás a bondade ao coração do Homem. E assim, Dorcas não realizava tais obras para ser salva.

E sim, para demonstrar que as práticas das boas obras eram resultado da salvação como dito em Efésios 2:10, 1 Timóteo 2:10 e Tito 3:8.

O milagre de Dorcas

Quando o apóstolo Pedro se deslocou até o encontro de Dorcas, esta já se encontrava falecida. Porém, o apóstolo orou e deu a ordem para que ela se levantasse e voltasse à vida.

Este foi o marco do poder de Deus em levantar uma pessoa dos mortos depois que Cristo consumou seu sacrifício.

A mulher e cristã fiel, Dorcas, foi uma das poucas pessoas citadas na bíblia que pode vivenciar este milagre que desafia todas as leis da física, química e ciência.

Este tipo de milagre sobrenatural somente Deus pode explicar.

Este milagre ficou escrito para as futuras gerações, para eles saberem a grandiosidade do poder do Deus criador. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse