terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 23:08:13
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Por definição, um influenciador é uma pessoa capaz de exercer algum tipo de motivação em terceiros para que eles executem alguma ação ou mudem sua forma de pensar sobre alguma coisa, o que abre portas para o marketing de influência.

Assim, o marketing conhece o conceito e aproveita todo o seu potencial nas redes aproveitando a figura do influenciador digital.

A seguir, veja todas as informações que o Portal Útil reuniu sobre o marketing de influência.

O que este artigo aborda:

O que é marketing de influência?

Em suma, o marketing de influência trata-se de uma modalidade de marketing que usa pessoas com popularidade dentro de um certo público para que marcas consigam chegar a um mercado mais amplo. 

Ou seja, ao invés de gastar dinheiro com marketing direto, as marcas podem pagar para que o influenciador inspire e influencie seu público a conhecer produtos e serviços. 

Marketing de influência

Se você quer ganhar dinheiro com seus conhecimentos e aproveitar sua popularidade para promover marcas na internet, o marketing de influência é um dos caminhos.

Como ganhar dinheiro com marketing de influência?

Em suma, o marketing de influência funciona de duas formas que tem a ver com os mercados de mídias tradicionais.

As marcas, então, podem fechar acordos tanto para realizar campanhas de mídia paga ou mídia conquistada.

1. Mídia paga

Imagine que você é contratado por uma marca para promover um produto ou serviço em seu perfil.

Nesta modalidade, você fecha uma quantidade “x” de postagens para promover uma marca, serviço ou produto. 

Assim, os Conteúdos Geniais podem ser focados no produto, por exemplo.

Neste caso, você fala da marca, mas também há campanhas nas quais o influenciador usa os produtos ou serviços, fazendo parecer que é um consumidor.

Na mídia paga, é muito comum que as marcas procurem influenciadores que se identifiquem com os produtos ou serviços exibidos.

Afinal, o que se espera é que, se as pessoas seguem o influencer, é porque têm afinidade e vão, de alguma forma, imitar seu comportamento. 

2. Mídia conquistada

Na mídia conquistada, mais do que pagamento em dinheiro, o marketing de influência fecha com parceiros para explorar a possibilidade para que ambos se beneficiem da exposição que um faz do outro. 

Por exemplo, se você é um influenciador de turismo e viagens, pode ganhar hospedagens e passeios gratuitos.

Assim, você fala da pousada ou hotel, que recebe mais visitantes, e você agrega valor ao seu canal por mostrar lugares maravilhosos.

Nessa modalidade, você cultiva prestígio, aumenta seu networking e pode conseguir novos negócios de mídia paga. 

Como entrar para o marketing de influência?

Não existe uma receita de bolo para você se tornar um influenciador digital e fazer o marketing de influência, mas podemos sugerir alguns passos que você pode seguir para começar a estruturar seu processo. 

1. Escolha um nicho

A primeira coisa que um candidato a influenciador digital deve fazer é escolher em que nicho ele vai trabalhar.

Aliás, se você der uma pesquisada, vai ver que todos os influenciadores trabalham com um nicho em particular, dentro de algum segmento. 

Para escolher um nicho, faça perguntas como:

  • O que você adora fazer?
  • No que você é bom?
  • Sobre o que você gosta de falar?
  • Quais são seus interesses?
  • E assim por diante. 

2. Escolha a plataforma onde você vai exercer sua influência

Há várias plataformas nas quais os influenciadores de hoje trabalham.

Entre as mais comuns, encontramos o Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, Tik Tok, Blogs, etc. 

Antes de começar a ganhar dinheiro com seu perfil, é essencial conquistar o máximo de fãs possível.

Mas o mais importante é que este público seja de qualidade e tenha interesse no que você quer dizer. 

A escolha da plataforma vai depender da escolha do nicho. 

Por exemplo, quem trabalha com moda costuma se sair melhor no Instagram.

Agora, se você é mentor e quer mostrar como criar uma mentoria, é melhor trabalhar no LinkedIn e no Youtube.

3. Comece a criar conteúdo de nicho

Influenciadores digitais costumam publicar bastante.

Mas, mais do que a quantidade, é essencial que o conteúdo agregue valor a seu perfil e aos fãs.

Mantenha a periodicidade das suas publicações, assim, o ideal é que tudo seja planejado com antecedência. 

Outra coisa essencial para os influenciadores é encontrar temas sobre os quais não é conveniente falar, para não perder seguidores. 

Uma sugestão para as pautas que você vai promover: tente saber quais são as dores de seus usuários e aposte em conteúdos que os ajudem a resolver algum tipo de problema.

4. Faça um curso

Uma boa ideia é se especializar para se aprofundar, por isso, recomendamos que você faça um curso de marketing de influencia.

Até porque, deve-se considerar que o marketing influencia o comportamento do consumidor, e isso causa um impacto na sociedade.

5. Busque uma agência

De modo geral, uma agencia de marketing de influência pode te ajudar no início da sua trajetória.

Afinal, quando uma empresa quiser um influenciador, é mais provável que busquem uma agencia de marketing de influencia do que um influencer diretamente.

6. Plataformas de marketing de influencia

Caso seja inviável buscar uma agência, você pode buscar por uma plataforma de marketing de influencia.

Afinal, essas plataformas também podem ser muito úteis para conseguir te conectar a patrocinadores.

Quais são os tipos de influenciadores digitais?

Você não precisa ter um milhão de seguidores para trabalhar com marketing de influência, afinal, há vários tipos de digital influencers.

Nano influenciadores

Os nano influenciadores são perfis com, no mínimo, 1000 seguidores.

Não são pessoas famosas, mas têm credibilidade e são acessíveis para as marcas. 

Micro influenciadores

Os micro influenciadores possuem contas entre 10 e 100 mil seguidores.

Assim, já conseguem engajar muito mais gente que os nano influencers e costumam ter um alto poder de convencimento.

É como se eles fossem famosos, mas não tanto, o que os deixa mais próximos do público. 

Macro e mega influenciadores

Os macro influenciadores costumam ter entre 100 mil e um milhão de seguidores.

Já os mega, mais de um milhão, aqui, já estamos entrando no campo das celebridades e alcance global.

Entenda mais sobre os influenciadores e o marketing de influencia

Em suma, todo mundo começa com pouco, e em algum momento, explode na internet.

Cabe a você buscar as melhores oportunidades e parcerias para potencializar sua presença na internet cada vez mais. 

Em relação à monetização de conteúdos, um nano ou micro influenciador pode chegar a ganhar até U$ 500 por mês.

Pode não parecer muito, mas já é o bastante para investir no crescimento. 

E isso sem esquecer que são profissões que se desenvolvem totalmente online.

Ou seja, você trabalha de onde, quando e como quiser. Além do fato de estar dedicando seu tempo a algo que você gosta.

Comece a dar uma olhada em perfis que você segue e analise seus tamanhos, engajamento, do que falam, como falam etc.

Estas informações serão muito úteis para que você melhore sua participação nas redes.

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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