terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 21:25:00
Portal Útil

Aprenda como vender livros na internet de forma simples e rápida, sejam eles novos ou usados através do marketing digital.

Você é do tipo de pessoa que adora literatura? Se sim, é bem provável que tenha um acervo de livros bem grande na sua casa.

Mas, à medida que o tempo passa, é normal que se queira desapegar de alguns deles.

Afinal de contas, além de gerar o ciclo de economia, cria formas para que outras pessoas possam ter acesso aos mesmos conteúdos que você um dia teve.

Ou seja, de uma certa forma, você contribui para a evolução de outras pessoas.

Como vender livros na internet

Então, dentro desse contexto, vender livros usados é até uma forma de trabalhar em casa investindo pouco. E isso acontece porque, como você já tem o produto da venda, basta começar a investir nas plataformas de vendas online.

Mas como vender livros usados pela internet? Será mesmo que esse é um mercado que vale a pena? O que preciso saber para aumentar o número de vendas? Esses tipos de perguntas são bem comuns, mas é essencial obter clareza a respeito de todas elas.

Dessa forma, você se sente mais seguro e mais bem estruturado para continuar esse tipo de negócio.

O que este artigo aborda:

Vale a pena vender livros na internet?

Antes de qualquer coisa, é super comum que você queira saber se de fato vale a pena vender livros usados ou novos pela internet. Isso acontece porque, como a tecnologia está avançando, hoje em dia há alternativas que substituem o uso do papel físico.

Então, será que isso não alterou o mercado de venda de livros? De uma certa forma, sim. Mas também não tem como negar que o avanço tecnológico turbinou as vendas dos livros. Afinal de contas, com maior demanda, os preços tendem a diminuir.

Fora isso, a internet é uma ótima alternativa para encontrar outros negócios de venda online, onde se consegue economizar um bom dinheiro. É por essa razão que vender livros usados ou novos, pela internet, vale sim a pena.

Ademais, de acordo com a pesquisa do Portal Nexo Jornal, no ano de 2020, vendeu-se quase 42 milhões de livros. Em um comparativo com o ano anterior, foi um aumento de 0,87%. E, no mercado geral, a venda de livros arrecadou cerca de 1,74 bilhões naquele ano.

E isso só demonstra o quanto esse mercado ainda está aquecido e, portanto, vale sim a pena vender livros usados. Mas, se você quer ter a garantia de que terá bons frutos, é fundamental saber a maneira correta de vender seus títulos.

Dicas de como vender livros na internet

Como você pôde notar, o mercado de vendas de livros usados e novos pela internet ainda tem muito a oferecer. No entanto, para garantir o sucesso, é essencial obter as formas corretas de fazer a sua venda.

E, dentre todas as dicas de como vender livros usados pela internet, podemos citar as seguintes:

Conheça sobre o mercado de livros

Qualquer negócio necessita de muita pesquisa e, aqui, não seria nem um pouco diferente. Por isso, prepare lápis e caneta para aprender a vender livros na internet. É um mercado como todos os outros, os quais possuem boas práticas.

Então, estude a fundo o mercado, saiba sobre os segmentos de livros e o que cada um engloba. Familiarizar-se com isso é fundamental para garantir o seu sucesso. Da mesma forma, isso também quer dizer que você deve ficar atento às tendências.

Quais são os grandes títulos do mercado? Que escritores estão no hype? Quais os lançamentos estão sendo mais aguardados? Entenda que o mercado de livros é muito volátil e super dinâmico. Ele muda a qualquer hora.

Sendo assim, mantenha-se sempre atualizado a respeito de todos os assuntos. É fundamental conhecer muito bem o mercado com que deseja atuar. Dessa forma, você evita com que os seus concorrentes o ultrapassem.

Defina o segmento literário

A princípio, pode parecer um pouco sem necessidade escolher um tipo de nicho para atuar. Afinal de contas, a internet é muito plural e, por isso, é normal que você pense que é possível apostar em diversos tipos de segmentos.

Isso até pode fazer algum sentido, no entanto, o ideal é buscar por um negócio que tenha uma estratégia sólida, a fim de obter reconhecimento. Por isso, a melhor coisa a se fazer é escolher a área de sua preferência literária.

Ao falar de livros de suspense ou terror, logo muitos associam a Darkside. Agora, ao citar literatura clássica, muitos tendem a lembrar da Cosac Naify, já que também foi uma grande referência.

O que estamos querendo dizer é que, quando a sua marca é reconhecida por um determinado segmento, ela se torna uma autoridade. Por consequência, é muito mais fácil convertê-los em clientes.

Pesquise as principais distribuidoras

Se você pretende vender livros usados, é bem provável que não vá precisar tanto assim de grandes fornecedores. Mas, se o seu intuito é mesclar novos e usados, trata-se de uma questão da qual você deve ficar bem atento.

Uma dica é sempre ter o contato das principais distribuidoras da sua região, por exemplo. Afinal de contas, elas já têm muitas ferramentas que vão lhe auxiliar na hora de fazer as vendas, como cartilhas ou mesmo contratos já formalizados.

Ademais, a estrutura que elas já possuem acabam por permitir que elas tenham uma logística mais bem aplicada em relação aos outros estabelecimentos. Então, por mais que venda livros pela internet, essas parcerias vão lhe ajudar bastante na hora do frete e na entrega aos clientes.

Mas, nesse caso, você deve considerar que geralmente existem as porcentagens de comissão. Então, avalie se de fato vai valer a pena.

Faça a composição do preço de venda

Outra coisa que você precisa entender sobre como vender livros na internet diz respeito aos assuntos burocráticos, como precificar os produtos da forma correta. É verdade que muitos procuram evitar esse processo, mas é necessário enfrentá-lo.

No entanto, saiba que a precificação não é um processo aleatório. Na verdade, ele detém uma série de etapas, como comparar os índices que vão determinar o valor que é justo para os livros. Leve em consideração os seus gastos, quanto gastou para adquirir o produto e quanto quer de lucro.

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Como ver conta privada no Instagram?

Como ver conta privada no Instagram?

Anúncios no google para médicos: dicas e sugestões

Anúncios no google para médicos: dicas e sugestões

Ganhar no Insta: o que é, como funciona, é confiável?

Ganhar no Insta: o que é, como funciona, é confiável?

Como melhorar o EAT no SEO?

Como melhorar o EAT no SEO?

Marketing de influência: entenda tudo a respeito

Marketing de influência: entenda tudo a respeito

Alcance no Instagram: o que é e como aumentar

Alcance no Instagram: o que é e como aumentar