Afinal, qual a diferença entre fibra óptica e banda larga? Como escolher a melhor internet?
Em suma, a internet banda larga existe de diferentes formas, através de conexão via cabo entrelaçado de cobre ou então via conexão de rádio, sendo a primeira a mais usada e chamada como “conexão ADSL”.
Enquanto isso, a internet fibra ótica oferecida pela vendas Americanet, continua sendo a melhor opção.
Mas, além de explicar um pouco mais sobre o funcionamento dos tipos de internet, este guia do Portal Útil também explica a diferença de fibra óptica e banda larga.
O que este artigo aborda:
- Tipos de internet: fibra óptica, banda larga e outros
- 1. Fibra FTTH (Fiber to the Home)
- 2. Fibra mista de cobre FTTC (Fiber to the Cabinet)
- 3. ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)
- 4. Internet sem fio
- Qual a diferença entre fibra óptica e banda larga?
- 1. Fibra óptica e banda larga: cobertura
- 2. Fibra óptica e banda larga: velocidade
- Conclusão
Tipos de internet: fibra óptica, banda larga e outros
Para entender qual a diferença entre fibra óptica e banda larga, primeiramente, devemos conhecer os principais tipos de conexão.

Afinal, todas aquelas que não são fibra são conhecidas como “normais”.
Pois, ficaram como principais opções durante décadas, antes da chegada da fibra ótica que se mostra superior até os dias atuais.
Então, entenda os 4 tipos de internet abaixo.
1. Fibra FTTH (Fiber to the Home)
Em suma, a Fibra FTTH exige que toda a conexão seja feita com cabos de fibra ótica que cheguem à casa do usuário.
Até os dias atuais, esta tecnologia é capaz de garantir uma velocidade máxima em download e upload, sendo a melhor opção do mercado entre tantas opções disponíveis, porém já obsoletas.
2. Fibra mista de cobre FTTC (Fiber to the Cabinet)
A Fibra mista de cobre FTTC representa uma solução intermediária entre fibra ótica e ADSL.
Em outras palavras, apenas parte da conexão é feita de fibra ótica enquanto a última seção é feita com cabos tradicionais de cobre.
3. ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)
Difundida há muitos anos, a tecnologia ADSL tem excelente cobertura no território nacional, mas, oferece desempenho muito limitado em termos de velocidade de navegação.
Afinal, os desempenhos reais tendem a ser, geralmente, muito inferiores aos valores máximos permitidos por esse tipo de conexão.
Por isso, a tecnologia ADSL já é considerada obsoleta nos dias atuais.
Mesmo assim, a internet banda larga, como também é conhecida, foi essencial para a implementação de programas do governo como a inclusão digital.
4. Internet sem fio
Em todas as áreas onde não há cobertura de fibra FTTH, fibra FTTC mista e ADSL, ou oferece desempenho limitado, pode-se focar em várias tecnologias de internet sem fio, como a internet via satélite, que usa uma conexão via satélite para acessar a internet, ou soluções de rádio (que dominou o mercado por anos) que usam um link de rádio com um repetidor conectado à fibra ótica.
Desta forma, o desempenho das conexões de internet sem fio depende da tecnologia com a qual a conexão é feita.
Pois, essas tecnologias representam uma ótima alternativa para quem não é atendido pela fibra ótica e não quer abrir mão de uma conexão rápida e ilimitada a partir de casa.
Qual a diferença entre fibra óptica e banda larga?
Considerando que as conexões mais comuns fora à fibra são as feitas por cabos de cobre, ou seja, ADSL, abaixo veja duas que consideramos ser a principal diferença de fibra óptica e banda larga.
1. Fibra óptica e banda larga: cobertura
Em suma, a análise da cobertura das tecnologias ADSL e fibra ótica envolve uma inversão líquida do equilíbrio de poder.
Atualmente, de fato, a rede ADSL pode contar com uma cobertura muito maior do território nacional, sobretudo em todas as zonas periféricas e pouco habitadas (assim como a internet via rádio também é presente).
Pois, hoje, ainda não existe uma ligação de fibra ótica satisfatória nestas regiões.
Contudo, alta cobertura não se traduz em desempenho consistente.
Afinal, muitas vezes, de fato, as redes ADSL, ao atingirem centros habitados periféricos ainda não cabeados com fibra ótica, oferecem desempenhos ruins ou inferiores aos valores máximos que essa tecnologia pode garantir.
Então, no que diz respeito à fibra ótica FTTH, no entanto, a cobertura ainda é muito limitada, mas, graças aos muitos investimentos (tanto públicos quanto privados), tem havido nos últimos anos, um crescimento muito forte na difusão desta tecnologia.
Assim, é possível encontrar a fibra óptica em qualquer cidade que possua um pouco mais de população presente.
2. Fibra óptica e banda larga: velocidade
Afinal, qual a diferença entre fibra óptica e banda larga? Sem contar os vários aspectos técnicos, a diferença de fibra óptica e banda larga mais do que qualquer outra coisa é a velocidade da conexão.
Pois, a banda larga difundida no Brasil há muitos anos é uma tecnologia obsoleta que oferece desempenho baixo quando comparado ao que a fibra óptica pode garantir.
Asso,. tanto no que diz respeito à velocidade de transmissão de dados como ao tempo de latência, um fator essencial no julgamento da qualidade da conexão, eles se mostram muito melhores ao navegar com uma rede de fibra ótica do que com uma rede banda larga.
Conclusão
Em suma, a diferença de fibra óptica e banda larga é que a internet via fibra possui mais velocidade e qualidade.
Contudo, a internet banda larga está disponíveis em mais regiões do Brasil.
Afinal, trata-se de uma tecnologia mais antiga.
Por fim, a nossa recomendação final é que você busque por uma provedora que ofereça internet fibra óptica para sua casa.
Assim, garante que além de segurança para seu lar, também possua uma internet de alta qualidade, velocidade incrível e conexão muito estável.