Portal Útil

Quem não é familiarizado com elétrica ou eletrônica não entenda a importância do capacitor eletrolítico e porque ele é tão usado.

Primeiramente, os capacitores são componentes eletrônicos que têm a capacidade de armazenar cargas elétricas dentro de um circuito elétrico.

Pois, eles são compostos por dois materiais condutores isolados entre si. Esses materiais são chamados de armaduras ou placas, já o material isolante é o determinante do nome do capacitor.

Por exemplo, o capacitor cerâmico, que tem como isolante a cerâmica.

Os capacitores eletrolíticos estão presentes em vários eletrônicos, como um simples smartphone, notebook para estudar, trabalhar e outros aparelhos.

O que este artigo aborda:

Capacitor eletrolítico
Capacitor eletrolítico
Pin It

O que é capacitor eletrolítico?

Em suma, os capacitores são componentes eletrônicos fundamentais em diversos circuitos, desempenhando um papel crucial no armazenamento e liberação de energia elétrica.

Entre as várias categorias de capacitores, o que se destaca é o capacitor eletrolítico, já que possui a capacidade de armazenar grandes quantidades de carga elétrica em espaços compactos.

Eles são muito usados em aplicações de potência e eletrônica, pois apresentam características únicas que os tornam indispensáveis em muitos tipos de projetos.

Para que serve o capacitor eletrolítico?

O capacitor eletrolítico tem uma ampla variedade de aplicações na eletrônica devido às suas características.

Sua função principal é armazenar e liberar energia elétrica de forma eficiente. Além disso, as finalidades dos capacitores eletrolíticos são:

  • Estabilização de tensão;
  • Armazenamento de energia;
  • Acoplamento de sinais;
  • Filtragem de frequência;
  • Temporização e atraso.

Os capacitores eletrolíticos são muito usados graças a capacidade de armazenar grandes cargas. Já que eles tem uma alta capacitância.

Ele tem esta capacidade graças a espessura fina do dielétrico do capacitor. Além disso, ele chega a ser menor que o capacitor de cerâmica.

As armaduras condutoras do capacitor eletrolítico pode ser constituída de vários materiais, como por exemplo: alumínio, tântalo, titânio, nióbio, zircônio e outros.

Contudo, os mais usados têm a armadura composta de alumínio e tântalo já que os capacitores eletrolíticos servem para sistemas de circuitos de corrente contínua. Afinal, nos seus terminais existe uma polarização.

Como testar capacitor eletrolítico?

Para testar um capacitor eletrolítico, você precisa seguir algumas etapas básicas para determinar a vida útil.

Porém, é importante ressaltar que os capacitores eletrolíticos armazenam cargas elétricas e podem representar riscos de segurança se não forem manipulados corretamente.

Logo, se certifique de seguir todas as precauções de segurança ao trabalhar com eletricidade.

Para testar um capacitor eletrolítico, siga os passos a seguir:

  1. Desligue a energia;
  2. Descarregue o capacitor;
  3. Faça um teste de continuidade com um multímetro;
  4. Faça um teste para identificar curto-circuito;
  5. Teste a capacidade.

Conclusão

Em suma, o capacitor eletrolítico é essencial para diversos projetos de eletrônica e robótica, principalmente com o Arduino.

Afinal, possui uma alta capacidade de armazenamento, servindo para vários fins.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse