Portal Útil

Você sabia que a vida útil da bateria do celular pode ser impactada a cada carregamento? Além disso, o mau uso também impacta esta métrica.

Primeiramente, com o passar do tempo, mais e mais pessoas precisam do celular em seu dia-a-dia para fazer tarefas.

Algumas pessoas até mesmo dependem dos celulares para seus trabalhos.

Em outras palavras, usam para entrar em contato com os chefes, funcionários, família e amigos de forma instantânea, por exemplo.

Atualmente, os celulares se tornaram os dispositivos mais queridos da população mundial, estima-se que a cada uma pessoa exista 2 celulares.

Portanto, há mais celulares no mundo do que pessoas, fazendo deste dispositivo um dos mais benéficos e usados ao redor do globo.

Mas, um grande problema entre donos de celulares seria o cuidado com suas partes internas, já que muitas instruções não ficam claras. Ou seja, existem vários mitos sobre o cuidado com o aparelho.

Assim, uma das maiores questões é o cuidado da bateria, sua vida útil, como carregar o celular sem danificar a bateria, etc.

Então, saber sobre os cuidados com a bateria do celular se tornou algo ideal para quem faz uso de seu dispositivo todos os dias.

Afinal, cada vez mais a vida útil da bateria do celular precisa durar a maior parte do dia.

Portanto, entenda tudo sobre a vida útil da bateria do celular neste guia do Portal Útil.

O que este artigo aborda:

Vida útil da bateria do celular
Vida útil da bateria do celular
Pin It

Qual é a vida útil da bateria do celular?

Em suma, as baterias do celular começam a sofrer desgaste assim que o celular liga pela primeira vez.

Por isso, a vida útil da bateria do celular é uma informação muito essencial para quem usa o dispositivo com frequência.

Assim, dentro do Android e do IOS é possível encontrar essas informações através do menu “Informações da bateria”, dentro das configurações.

Desta forma, na área de integridade de bateria é possível encontrar o tópico sobre a vida útil da bateria do celular.

Contudo, para saber sobre a vida útil do celular em caso de dispositivos mais antigos das marcas Motorola e Samsung, é preciso fazer um truque usando o discador de número de telefone do celular.

Logo, no discador é preciso digitar *#*#4636#*#* e ligar, assim a informação de vida útil da bateria aparece na tela através de um pop up de notificação.

Além disso, dentro do próprio celular, também é possível analisar o estado atual da bateria, no caso de certos dispositivos móveis.

Se o usuário ler a expressão “Good” (“Bom”, na tradução livre), significa que a bateria está boa. Mas, caso a expressão esteja mostrando “Bad”, é ideal que a pessoa busque um novo celular.

Pois, as baterias com desgaste podem apresentar sérios problemas e até graves riscos para o usuário.

Como cuidar da vida útil da bateria do celular?

Um fator muito importante para conservar a bateria do celular em seu melhor estado é nunca forçar ela a passar de 80% de carregamento ou chegar a menos de 10% para então começar a carregar o celular.

Além disso, o celular também nunca deve ser carregado até 100%, para que a bateria não fique exausta.

Em alguns celulares, é possível ver a Saúde da Bateria dentro das configurações.

Nela, uma medida de bateria ideal é mostrada e essa medida é a porcentagem ideal que uma bateria deve chegar a cada carregamento.

É também possível dizer que usar o celular durante o carregamento não é ideal, pois, a bateria pode sofrer sobrecarga tentando fazer duas coisas ao mesmo tempo: usar a bateria e carregá-la.

Logo, isso pode levar ao superaquecimento que pode trazer riscos como a explosão de baterias.

Como evitar acidentes com bateria de celular?

Para evitar acidentes, é ideal deixar o celular carregando em uma superfície segura e sem usar ele até que o celular chegue na porcentagem desejada.

Então, para evitar o superaquecimento do celular, é sempre uma boa opção desligar ele durante o carregamento, se possível e, claro, desligar ele algumas vezes durante o dia para que a bateria possa esfriar.

Além disso, o ideal é que a bateria não esteja em ambientes muito quentes e que seja evitado o contato com superfícies quentes.

Por fim, deixar o celular no travesseiro ou ao lado da cama ou em cima de qualquer tecido também não é a melhor opção de superfície durante o carregamento.

Quais outras alternativas de carregamento para conservar a vida útil da bateria do celular?

Em suma, para carregar um celular de forma mais eficiente, já existem alternativas como os carregadores wireless, o carregador portátil e os tipos de carregadores com tecnologia de carregamento reverso, uma tecnologia de alguns celulares atuais que permite o carregamento entre dois dispositivos usando o mesmo fio.

Essas alternativas são melhores que o carregamento feito por meio da energia diretamente em tomadas, pois, evita com que o celular se sobreaqueça, portanto evita os acidentes de celulares e o desgaste muito alto da bateria.

Assim, o ideal é evitar carregadores com fios, já que há novas tecnologias no mercado.

Conclusão

Em suma, existem vários métodos para conservar a vida útil da bateria do celular.

Portanto, considere seguir essas dicas para evitar acidentes e usufruir da sua bateria por mais tempo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse