Portal Útil

Essa simples dúvida existe entre muitas pessoas que utilizam itens desse tipo de material, principalmente devido à variedade de aplicações e usos possíveis, pois a possibilidade de utilização desses componentes é muito alta.

São apenas alguns detalhes sobre sua composição química que afetam sua durabilidade e como é usado.

O aço inoxidável é amplamente utilizado na fabricação de diversos materiais, por exemplo, na indústria onde são produzidos objetos no setor gastronômico, como as cubas GN padrão para réchaud.

Muitas fábricas usam aço inoxidável 201, enquanto outras usam aço inoxidável 304.

Ao se referir a metais, o aço inoxidável é um termo muito falado que é frequentemente usado para descrever muitos tipos diferentes de metais.

Os dois metais inoxidáveis ​​mais usados ​​são 201 e 304. Esses metais são pelo menos 50% de aço inoxidável e pelo menos 11% são feitos de cromo.

Cada metal tem sua própria composição única, e é por isso que você encontrará diferenças nos pontos fortes, fracos e na aparência de cada metal.

Essas composições únicas tornam certos metais ideais para determinados projetos.

O aço 201 é feito de níquel, cromo e manganês. Estima-se que seja 30% mais forte que o 304 e menos caro para fabricar e comprar.

Uma desvantagem é que, como o 201 é mais forte, é mais difícil criar formas diferentes e soldá-las do que o 304.

Além disso, o 304 é um pouco mais resistente à corrosão e pode ser usado em quase todas as aplicações, enquanto o 201 tem versatilidade limitada.

O que este artigo aborda:

Diferença entre aço inox 304 e 201
Diferença entre aço inox 304 e 201
Pin It

O que é aço inoxidável?

O aço inoxidável é um termo usado para se referir a diversos metais diferentes comumente usados ​​na indústria, incluindo transporte, construção, equipamentos industriais ou gastronomia, para obter a melhor combinação de contato com alimentos, pois evita a possibilidade de absorção de resíduos.

Embora todos os aços inoxidáveis ​​contenham mais de 50% de ferro e pelo menos 11% de cromo, cada grau possui propriedades, vantagens e desvantagens únicas devido às suas diferenças de composição em relação a outros metais.

Qual é a diferença entre aço inox 304 e 201?

1. Custo

Geralmente, o custo do aço 201 é menor que o do 304. Devido aos preços crescentes do níquel atualmente, produtos de aço inoxidável de preço mais baixo com baixo teor de níquel são mais atraentes.

E o aço inoxidável 201 é uma escolha adequada, pois o inox AISI 201 ganhou muito espaço no mercado mesmo sendo o inox 304 e o inox 301 os mais populares.

O aço inoxidável AISI 201 utiliza manganês como alternativa ao níquel, que é mais barato e mais estável.

Além de ter uma aparência muito próxima ao aço inoxidável 304, o 201 também possui muitas propriedades e características semelhantes ao mesmo.

O aço inoxidável é um aço que contém mais de 11% de cromo, que forma uma “película” protetora contra a corrosão.

O níquel também é considerado um fator importante para trazer estabilidade à fase austenítica e facilidade de usinagem do aço inoxidável.

No entanto, o aço inoxidável 304 tem um teor mínimo de níquel de 8%. Dentre os elementos que formam a austenita, existem muitas substâncias que podem substituir o níquel para produzir resistência à corrosão.

Por exemplo: cromo (o cromo é um dos principais elementos que tornam o aço inoxidável resistente à corrosão), manganês (também ajuda a estabilizar a fase austenita), nitrogênio também contribui para a dureza e o cobre que também contribui para a estabilidade da fase austenita.

2. Capacidade de processamento e durabilidade

O modelo 201 é menos denso que o aço inoxidável 304, mas o aço inoxidável 201 é 10% mais durável que a versão de aço inoxidável AISI 304.

Devido à elasticidade do AISI 201, que compartilha as mesmas propriedades do aço inoxidável 304, o 201 tem propriedades muito semelhantes ao 304 durante a dobra, conformação e achatamento.

No entanto, dependendo do tipo de material utilizado, o 304 pode ter um achatamento mais complexo e personalizado que o inox 201 (isso se deve ao efeito do manganês no inox 201, que torna o inox 201 mais duro que o inox 304).

3. Resistência à corrosão

Comparando a composição química do aço inoxidável AISI 201 e do aço inoxidável AISI 304, verifica-se que o teor de cromo do aço 201 é inferior ao do aço inoxidável 304, com uma diferença de cerca de 2%.

Isso torna o aço inoxidável AISI 201 menos resistente à corrosão do que o 304, mas dependendo do uso do material, você não verá diferença, apenas se for usar algo como construção de barcos.

4. Cor

O aço inoxidável AISI 201 contém níveis mais altos de manganês, elemento que torna a superfície do material mais escura, mas a diferença é tão pequena que nós humanos não podemos dizer ou ver a olho nu, principalmente com uma parede de material polido.

Conclusão

De um modo geral, tanto o 201 quanto o 304 são fortes, duráveis ​​e versáteis, para que possam ser usados ​​em uma variedade de aplicações.

Por exemplo, você verá aços inoxidáveis ​​usados ​​em projetos de construção, automotivos e ferroviários. Ambos os metais também são encontrados nas indústrias de eletrodomésticos, utensílios de cozinha e preparação de alimentos como cubas em aço inox.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse