Portal Útil

O consumo per capita de café no país chegou a 81 litros por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café, que existe há séculos na cultura brasileira.

Seja para um café da tarde com amigos e familiares, ou como estímulo para estudar ou trabalhar, a maioria dos brasileiros tem o hábito diário de tomar café. Investir em uma boa cafeteira torna mais fácil fazer um café de qualidade.

No entanto, engana-se quem pensa que essas máquinas são iguais: alguns modelos simples substituem a forma tradicional de fazer café, enquanto modelos mais complexos podem produzir café expresso, grãos de café moídos e até usar cápsulas prontas para uso.

O que este artigo aborda:

Qual a diferença entre cafeteira elétrica e expresso
Qual a diferença entre cafeteira elétrica e expresso
Pin It

Qual a diferença entre cafeteira elétrica e expresso?

Na hora de escolher a melhor cafeteira para o seu consumo, é preciso entender a diferença entre expresso e café de filtro.

De acordo com Hallysson Bences, Coffee Master da Starbucks Brasil, a maior diferença é como e quando a água passa pelo café: “O filtrado é feito com o pó em repouso sobre o filtro e a água passa por ele apenas enquanto desce para a cafeteira. Já o expresso passa pela água com cerca de 19 vezes a pressão, realçando o sabor e o aroma da bebida.”

Quais são os tipos de cafeteira?

Existem vários tipos de cafeteiras, cada uma com suas características e vantagens. Investir em uma boa máquina afeta a qualidade da bebida que será preparada.

Cafeteira de coador

A cafeteira de coador oferece a forma mais prática de preparar a bebida, mesmo que ela não contenha muita cafeína. Alguns modelos possuem temporizadores para preparar o café no horário de sua preferência.

Cafeteira italiana e prensa francesa

Uma cafeteira italiana funciona como uma panela de pressão. Para uma preparação adequada, é necessário verificar se a moagem dos grãos é média e o pó não pode ser compactado.

A água utilizada deve estar em temperatura ambiente e a quantidade de água deve ser suficiente para cobrir o alumínio.

As prensas francesas usam moagem grossa e, como as máquinas de café italianas, tendem a ter mais cafeína, o que pode tornar o café amargo.

Cafeteira de expresso manual

Uma máquina de café expresso manual precisa moer o café e compactá-lo, depois conectá-lo à máquina e ativar a água.

É necessário ter um moedor e ajustá-lo o tempo todo, já que a pressão de uma máquina de café manual costuma ser muito diferente da de uma profissional.

Cafeteira de expresso semiautomática

A maior diferença entre as máquinas de café manuais e semiautomáticas é que estas últimas já estão programadas para uma quantidade específica de café, geralmente, uma ou duas xícaras. No entanto, esse tipo de máquina ainda exige que o usuário meça e compacte o pó.

Existem bandejas de café prontas à venda para garantir que as xícaras de café tenham as mesmas características, mas os mestres do café alertam que isso priva os operadores da liberdade de obter o café ideal de acordo com o gosto pessoal.

Cafeteira de expresso super automática

Através de um sistema totalmente unificado, o pó moído é direcionado para a câmara de compactação, onde o disco é posicionado para deixar a água quente passar por ele, caindo em uma ou duas xícaras, dependendo das opções desejadas e da disponibilidade do porta-filtro.

A super automática é indicada para os amantes de café, pois a moagem é feita automaticamente na hora, aproximando o aroma e o sabor do natural. No entanto, seu alto preço pode acabar impedindo você de comprar.

Cafeteira de cápsulas ou sachês

Uma das grandes vantagens de uma máquina de café em cápsula ou sachê é que ela não se limita apenas ao café, mas também pode fazer uma variedade de bebidas vendidas pela marca da máquina.

O método é semelhante ao da super automática, mas adiciona pó a cada xícara. Os baristas acham que esta cafeteira é uma boa introdução ao mundo do café, mas se esforça para reter todo o sabor da bebida porque o pó não é fresco.

O que olhar antes de comprar máquina de café?

Entre os diferentes tipos de máquinas de café disponíveis no mercado, cada modelo oferece recomendações diferentes. Por isso, é fundamental pesquisar e verificar a reputação de cada opção, pois os preços e a qualidade podem variar bastante.

No mercado, hoje, também podemos contar com o serviço de aluguel de máquinas de café capazes de atender qualquer negócio e as suas várias áreas de atuação.

Ao comprar uma máquina de café, tenha em mente estas quatro considerações:

  1. Respeite suas necessidades: preste atenção na quantidade de café que deseja e no tempo disponível para orientá-lo na escolha do modelo que melhor se adapta ao seu estilo de vida;
  2. Considere o seu gosto: o café de filtro é mais suave, enquanto o expresso é mais intenso. A cafeteira que você escolher deve se adequar ao tipo de café que você preferir;
  3. Não julgue uma cafeteira pela aparência: se você quer uma cafeteira que combine com a decoração da sua casa, primeiro, certifique-se de que suas características combinam com sua vida cotidiana;
  4. Escolha o café certo: um erro comum é investir em uma boa máquina de café, mas usar apenas café de má qualidade. Para evitar isso, pesquise qual tipo de grão ou pó você prefere e explore as vantagens da sua máquina.

Essas foram algumas das principais diferenças que encontramos entre as duas máquinas de café.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse