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Sempre surgem novas ferramentas para empreendedores para facilitar a gestão de negócios, a captação de leads e ajudar a organizar pequenas, médias e grandes empresas.

Além disso, existem muitas opções gratuitas para pessoas que estão empreendendo e se posicionando no mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apenas em 2020 houve um aumento de 13% no número de novas empresas no Brasil.

Isso é um marco histórico no país, já que esse foi o maior índice em 20 anos.

Diante desse cenário, é essencial que esses novos empreendedores sejam capacitados e equipados com o que é preciso para enfrentar a grande concorrência e as dificuldades que surgem durante a gestão de uma nova empresa nos primeiros anos.

Por isso, é essencial escolher e usar as melhores ferramentas para empreendedores, principalmente as gratuitas, que são as melhores opções para novas empresas sem poder de investimento.

O que este artigo aborda:

Ferramentas para empreendedores
Ferramentas para empreendedores
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Quais são os desafios de empreender no Brasil?

Iniciar uma empresa é algo muito trabalhoso, independente do segmento do mercado.

Afinal, exige aprender a gerir várias áreas, desde a captação de novos clientes, até a contratação de funcionários e a negociação com fornecedores.

Mas, além disso, também é preciso:

  1. Criar estratégias de marketing;
  2. Planejar o envio das mercadorias ou a rotina dos serviços;
  3. Fazer ações para fidelizar os clientes;
  4. Garantir uma boa gestão das finanças.

Todas essas tarefas podem sobrecarregar o empresário e causar problemas que podem atrapalhar o sucesso do negócio e o crescimento da empresa.

Assim, conhecer ferramentas para empreendedores que auxiliam no dia a dia dessas funções pode fazer toda a diferença para o futuro do negócio.

O que são ferramentas para empreendedores?

Em suma, as ferramentas para empreendedores são feitas para melhorar a produção e a gestão de todo tipo de negócio.

Portanto, é essencial que novas empresas usem esses recursos para melhorar sua competitividade.

Cada ferramenta pode possuir um ou mais finalidades, assim, muitas empresas podem usá-las ou adaptá-las em seus empreendimentos.

Qual é a importância das ferramentas para empreendedores?

As ferramentas para empreendedores são recursos essenciais para otimizar o tempo e aumentar a produção da empresa.

Além disso, esses recursos ajudam a diminuir a taxa de erro humano em várias áreas do negócio.

Assim, mesmo que não seja direto, o impacto na vida pessoal e na qualidade de vida dos donos e dos funcionários é notório.

Quais são as melhores ferramentas para empreendedores?

A popularização da internet e dos meios digitais trouxe muitas mudanças para o mundo e para o mercado.

Essas mudanças facilitam as ações burocráticas, economia no tempo e nos investimentos, e ainda ajudam na organização das tarefas do dia a dia.

No entanto, em meio a tantos softwares, aplicativos e ferramentas para empreendedores que auxiliam na gestão dos negócios, é essencial que o empresário entenda as funções de cada um destes sistemas.

Além disso, é preciso entender como funcionam e quais modelos melhor se encaixam para cada área da empresa.

1. Ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão, como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e o ERP (Sistema de Gestão Integrado), ajudam a organizar e controlar as áreas da empresa e são usadas para conciliar as ações e tarefas da empresa.

Esses programas automatizam as ações que exigem tempo e ajudam na ordenação das informações de clientes, fornecedores e funcionários. Por isso, são as mais importantes e primeiramente buscadas dentre todas as ferramentas para empreendedores.

Afinal, tais softwares também permitem acompanhar, em tempo real, de cada uma das ações de cada setor.

Por exemplo, um CRM consegue organizar as informações de uma equipe comercial em formato de uma pipeline de vendas, mostrando de forma visual todas as ações feitas pela equipe.

Esses sistemas usam a tecnologia cloud computing, o que garante a segurança e privacidade dos dados, ao mesmo tempo em que permite o acesso fácil por meio de qualquer dispositivo digital, como o celular, tablet ou computador.

Caso um CRM seja demais para sua empresa, você pode optar por um sistema de gestão empresarial com tarefas mais básicas, porém completas.

Desta forma, você economiza, pois, existem opções gratuitas. Mas, lembre-se, este é apenas um tipo dentre as várias ferramentas para empreendedores disponíveis no mercado.

2. Softwares de contabilidade

Uma boa administração financeira é a chave do sucesso para muitas empresas.

Assim, os softwares de contabilidade fazem, de forma automática, os cálculos de entrada e saída de ativos.

Desta forma, a taxa de erro humano é reduzida, permitindo ter uma transparência maior para as ações feitas entre fornecedores, na empresa e por clientes.

Por exemplo, muitos empreendedores pesquisam como recalcular DAS do MEI, sendo que algumas ferramentas online resolvem este cálculo.

Por isso, mesmo que você tenha um contador, ferramentas para empreendedores voltadas para a área contábil são essenciais.

Já que quando usado em conjunto com outros programas, esses apps financeiros ajudam na intersecção do setor de vendas e do marketing com a administração. Pois, isso permite melhorar a interação entre os setores e as tomadas de decisões.

Ou seja, proporciona mais economia nos processos de cada área e permite um gerir de forma mais inteligente, usando da melhor forma a verba em caixa. 

Além disso, esses programas emitem relatórios automáticos que permitem que o gestor entenda seus gastos e otimize os gastos. Por exemplo, o gestor consegue ver de forma fácil e visual as entradas de valores em dinheiro ou da maquininha de cartão de crédito.

3. Ferramentas de processos

Em suma, uma boa gestão de processos e atividades diárias da empresa é capaz de economizar o tempo de todos os funcionários. Logo, permite aumentar a produção de toda a empresa.

As ferramentas para empreendedores voltadas para otimização de processos permitem aprimorar as tarefas de cada setor, aumentar de forma significativa toda a produtividade da empresa e consequentemente a receita da empresa.

Além disso, essas ferramentas são capazes de organizar as ações que precisam ser concluídas no dia de acordo com a ordem de prioridade e urgência.

Deste modo, fica mais fácil para os gestores e para os funcionários atuarem em suas agendas e entender quanto tempo está sendo gasto em cada função.

Os aplicativos e ferramentas para empreendedores mais populares para esta finalidade são:

  • Trello;
  • Kanban;
  • Mapa mental;
  • Quire;
  • Asana.

4. Ferramentas de marketing

Toda empresa precisa gerar vendas para poder se manter funcionando.

Para isso, a captação de novos clientes e a fidelização dos antigos por meio das ações de marketing é crucial.

Sendo assim, ferramentas para empreendedores voltadas para o marketing ajudam a divulgar a marca e promovem o alcance do público-alvo, bem como auxilia no contato com esses clientes.

Isso pode ser feito de forma gratuita, orgânica, por meio de pagamento ou divulgação financiada (tráfego pago).

Além disso, ferramentas como o Buffer e o Mailchimp permitem agendar posts que precisam ser postados nas redes sociais da empresa.

Mas, também resolvem o problema de envio de e-mail marketing para manter o relacionamento pós-venda de forma prática e efetiva.

Afinal, é possível nichar o público de acordo com seus interesses, etapa do funil, área de moradia e até se é a primeira compra ou não.

Assim, é possível fazer contatos mais afunilados e efetivos, bem como a mensuração posterior de tais contatos e seus resultados.

Os programas mais populares desse segmento são:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Lahar;
  • Agora Pulse;
  • Active Campaign.

5. Ferramentas para captação e fidelização de clientes

Ao captar novos prospects e leads é preciso garantir a conversão desse público em consumidores.

Para que isso seja possível, é preciso facilitar ao máximo a comunicação com essas pessoas.

Por isso, o uso de chatbots, aplicativos de comunicação como o Whatsapp, o Telegram e os bate-papos das próprias redes sociais – como o Instagram, Twitter ou Facebook –, são ótimos complementos à comunicação clássica feita por e-mail, SMS ou por telefone.

Ainda, estes são ótimos exemplos de ferramentas para empreendedores que inicialmente não foram criados para este objetivo.

Essas ferramentas auxiliam a fazer um atendimento mais completo e simples que atenda as dores e resolva as dúvidas dos clientes de forma rápida e eficiente, o que garante a satisfação.

Conclusão

Em suma, todas essas ferramentas para empreendedores podem ser customizadas para atender melhor a necessidade de cada empresa.

Contudo, é essencial que os gestores dominem o uso das ferramentas que melhor se encaixam nos seus processos.

Desta forma, é possível garantir o sucesso da empresa e ganhar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Além disso, existem diversas ferramentas gratuitas para empreendedores, por isso, pesquise bastante para diminuir o custo da sua empresa.

Por fim, entenda que as ferramentas de empreendedores precisam ser testadas e adaptadas para a realidade da sua empresa.

Afinal, o uso comum de algumas delas pode não ser viável no seu dia a dia.

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