terça-feira, 5 de julho de 2022 - 05/07/2022 01:00:50
Portal Útil

O inverno é realmente uma delícia. Uma das melhores estações do ano para muitas pessoas que são amantes de toda a elegância que as roupas dessa época trazem. Contudo, a soma da baixa temperatura com um clima relativamente mais seco, resulta no aparecimento de vários problemas respiratórios.

Para os adultos é fácil lidar com este clima e com as doenças respiratórias que aparecem, mas e quanto aos pequenos? As crianças, principalmente os bebês e recém nascidos, ficam bastante incomodadas quando há algum problema com seus narizinhos. Elas ficam inquietas, choram e não conseguem dormir bem a noite. 

Por conta disso, e de muitos outros fatores, é muito importante que você saiba exatamente como deixar o seu bebê bem quentinho nessa época do ano, para evitar esse e outros tipos de problemas que podem acontecer devido a queda na temperatura e ao clima seco. E é justamente com isso que vamos te ajudar agora!

Separamos 6 dicas úteis e eficazes que vão te ajudar a evitar que as temperaturas baixas afetem muito o seu bebezinho. Permitindo assim, que ele fique bem feliz e quentinho, mesmo com o clima frio e seco.

O que este artigo aborda:

6 dicas de como vestir o bebê para dormir no frio

Para que você entenda melhor porque os bebês são tão afetados pelas baixas temperaturas, preparamos uma explicação curta e bem simples. Pense bem, quando o bebê ainda está na barriga da mãe, ele está em um lugar quentinho e confortável, envolvido por muito líquido amniótico. 

Como vestir o bebê para dormir no frio

Quando o pequenino nasce, ele precisa se acostumar com muitas temperaturas diferentes, principalmente com o frio. Isso explica porque os bebês, pelo menos até os 6 meses de idade, estão constantemente com o nariz obstruído. 

Entendeu agora? Manter o neném bem quentinho, ameniza todos esses problemas e permite que o pequeno se adapte ao novo mundo que chegou de maneira muito mais tranquila e confortável. 

Agora que você já entendeu a importância de mantê-lo sempre aquecido, confira nossas dicas para fazer isso com eficácia e de maneira simples. 

Dê banhos rápidos e bem quentinhos

A primeira dica que você precisa seguir é a respeito dos banhos. A melhor hora do dia para dar banho em uma bebê na época do frio, é entre as 15:00 horas e as 16:00 horas. Também é importante manter a água a uma temperatura de 37º (mais ou menos).

Além disso, antes de iniciar o banho, deixe o chuveiro ligado durante um tempo, pois isso irá vaporizar o banheiro todo, deixando o bebê bem mais confortável enquanto estiver lá dentro. Por fim, não prolongue muito o banho, tente ser o mais breve possível.

Vista-o com camadas de roupas 

Após o banho, chegou a hora de vestir seu pequeno de forma que ele fique bem quentinho. Para isso, vista-o em camadas, pois isso proporciona praticidade para você, mamãe, e conforto para o seu bebê. 

Por exemplo: você pode começar com um body manga longa (sempre 100% de algodão para evitar qualquer alergia), depois pode colocar uma calça e finalizar com um macacão de bebê quentinho, tipo um macacão de fleece.

Todavia, você precisa tomar muito cuidado com exageros. Se o bebê começar a ficar incomodado ou suar, tire um pouco de roupa até que ele se sinta confortável novamente.

Cuidado na hora de sair de casa

O melhor horário para sair de casa com um bebê, é entre as 10 horas e as 17:00 horas, visto que nesses horários a temperatura costuma estar mais quente. Ainda assim, é importante nunca sair com o pequeno após o banho, e também sempre proteger todas as extremidades dele com luvas quentes, meias grossas e gorros.

Atenção com as visitas

Muitos parentes e amigos gostam de visitar um bebê recém nascido, mas é preciso ter muito cuidado com essas visitas, principalmente na época do frio. Então, não permita que pessoas gripadas, com tosse ou com coriza fiquem próximas ao pequeno, pois o vírus permanece no ar, podendo assim, contaminar o seu baby.

Não obstante, antes que qualquer pessoa pegue a criança no colo, faça-a lavar muito bem as mãos. 

Não exagere no aquecedor

Muitas pessoas optam por utilizar aquecedores na época do frio, mas é importante tomar alguns cuidados. Primeiro, é necessário que você escolha um aquecedor que contenha umidificador, para umedecer o ar ao mesmo tempo que o aquece, visto que os aquecedores comuns costumam deixar o ambiente ainda mais seco.

E em segundo lugar, lembre-se de manter a casa ventilada, mesmo no frio, pois o ar úmido pode promover o aparecimento de fungos em algumas partes da casa, o que também fará mal para o bebê.

Deixe-o quentinho e confortável na hora de dormir

Por último, lembre-se de vestir o seu bebê de forma confortável e quentinha para dormir. Evite edredons, mantas e cobertores, pois estes objetos podem sufocar o pequenino.

O conteúdo "Como vestir o bebê para dormir no frio? 6 dicas" foi feito por Redação Portal Útil e distribuído por Portal Útil na categoria Maternidade em .

Redação Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Signos que combinam com Áries

Signos que combinam com Áries

Ser MEI conta para aposentadoria?

Ser MEI conta para aposentadoria?

Como reaproveitar janelas velhas na decoração?

Como reaproveitar janelas velhas na decoração?

Dicas para jogar Ping Pong melhor

Dicas para jogar Ping Pong melhor

Viagem de carro pela Bahia: ideias de rotas

Viagem de carro pela Bahia: ideias de rotas

Huawei Band 6 é bom?

Huawei Band 6 é bom?