Portal Útil

Acabou de adquirir um objeto, mas agora está se perguntando sobre como rastrear compra no mercado livre?

A verdade é que diversas são as pessoas que se perguntam sobre isso, até mesmo porque a própria ferramenta não deixa tão claro.

O que este artigo aborda:

Como rastrear compra no mercado livre
Como rastrear compra no mercado livre
Pin It

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre nada mais é que a plataforma de e-commerce que os brasileiros mais utilizam nos dias de hoje.

E dizemos isso não apenas nos referindo a quem compra, mas também por quem vende. Afinal de contas, o e-commerce oferece de tudo.

Seja brinquedo, eletrodomésticos, automóveis, imóveis e coisas do gênero. Você consegue literalmente encontrar quase tudo por meio do e-commerce.

Além disso, devemos mencionar que o Mercado Livre detém seis mil buscas e nove vendas por segundo, sendo que mais ou menos 90% dos produtos são novos.

Sendo assim, esses números acabam impactando de forma direta a nossa economia, haja vista que mais de 111 mil pessoas têm como renda única o principal aquilo que recebem do Mercado Livre.

Hoje em dia, somente no Brasil, existem mais de 15 mil vendedores que possuem um faturamento que permite sustentar quase 100 mil postos de trabalho.

Ou seja, todo esse faturamento representa uma fatia de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiros!

Por meio do seu sistema online, o Mercado Livre permite com que milhões de lojistas e vendedores autônomos possam anunciar imóveis, veículos ou mesmo serviços!

Ou seja, não há como negar que a ferramenta de fato oferece uma enorme facilidade e praticidade para todas as pessoas.

Quantas entregas o mercado livre faz por dia?

Uma outra questão bastante interessante, do qual devemos falar sobre como rastrear uma compra no Mercado Livre, é a respeito da quantidade diária de entregas que a plataforma faz todos os dias.

A verdade é que, depois da pandemia, a quantidade de entregas praticamente dobrou, haja vista que as pessoas ficaram mais tempo em casa.

Por consequência, muitos acabaram obtendo o hábito de fazer encomendas via internet, algo que movimentou bilhões de reais.

Apenas para se ter ideia, no primeiro ano da pandemia, o Mercado Livre registrou um crescimento de 185%.

Hoje em dia, o Mercado Livre é capaz de entregar 2 milhões de pacotes todos os dias, sendo que tem se expandido cada vez mais.

Além disso, a receita aumentou de US$2,1 bilhões somente no último trimestre de 2021.

Como são as entregas do Mercado Livre?

Na verdade, trata-se de um procedimento bastante simples, mas extremamente prático e muito eficiente.

Ao concretizar uma venda no Mercado Livre, o vendedor tem acesso a uma etiqueta de envio, a qual é preciso imprimir e anexar ao pacote.

No entanto, o marketplace gera essa etiqueta apenas quando ele próprio se responsabiliza pelo despacho do pacote, que é o que acontece na modalidade “Mercado Envios”.

Isso quer dizer que o passo seguinte, depois da emissão da etiqueta, irá depender do tipo de serviço que se possui.

Há casos em que se deve apenas levar o pacote até alguma agência dos Correios ou mesmo algum ponto de entrega.

Mas, se porventura o vendedor tiver algum serviço de coleta, isto é, quando se tem o seu próprio entregador do Mercado Livre, deve-se coordenar a retirada.

A partir disso, um representante do e-commerce irá buscar o item direto na casa, loja ou galpão, de modo a seguir com a entrega.

Devemos mencionar ainda que, através do Mercado Envios, o custo do frete é liberado através do Mercado Pago, sendo que se deve direcionar o dinheiro da venda ao lojista em no máximo 48h depois da entrega da encomenda.

Entretanto, ainda devemos mencionar que a maneira com que se deve entregar o produto ao cliente, tais como o custo de operação e demais detalhes, variam de acordo com o tipo de serviço que se escolheu.

Como rastrear compra no Mercado Livre?

Na verdade, é um processo bastante simples e que não requer qualquer tipo de conhecimento avançado nem nada do gênero.

O que você precisa entender é a respeito dos prazos para que o produto seja despachado pelo vendedor, bem como a forma de localizar as devidas informações dentro da própria plataforma.

Como rastrear uma compra recente no Mercado Livre?

  1. Fazer login em sua conta do Mercado Livre;
  2. Clicar no sino ou apertar em “Notificações”;
    • Nessa aba, você consegue encontrar uma linha do tempo do seu produto.
  3. Em seguida, aperte em “Rastrear o envio” para obter maiores detalhes;
  4. Pressione sobre os dizeres “Detalhe do envio” para ter acesso ao código de rastreamento.

Como rastrear uma compra antiga no Mercado Livre?

  1. Realize o login em sua conta do Mercado Livre;
  2. Pressione sobre os dizeres “Compras”, situado no canto superior direito;
  3. Procure pela compra que deseja rastrear;
  4. Selecione a opção “Acompanhar o envio”;
  5. No final da página, você conseguirá visualizar o “Status do Envio” e o código de rastreamento.
  6. Clique sobre o código de rastreio.

Assim que você fizer isso, o próprio site do Mercado Livre irá abrir o site dos Correios ou da transportadora em questão.

Mas, caso isso não aconteça, é só copiar o código e acessar o site do Correios ou da empresa terceirizada. Cole o código e obterá as devidas informações.

Como rastrear uma compra no Mercado Livre quando a entrega é feita pelos Correios?

Se por acaso a entrega estiver sob responsabilidade dos Correios, então tudo o que você precisa fazer para rastrear é acessar o site oficial.

No entanto, há outras ferramentas que também permitem o rastreio, podendo até mesmo serem mais precisas, como é o caso do Muambator.

Inclusive, através do site do Muambator, você consegue rastrear várias outras entregas, incluindo compras feitas em sites internacionais, como GearBest, China Post ou AliExpress.

Caso queira rastrear pelo Muambator, saiba que é possível utilizar tanto o site quanto o aplicativo oficial. É só copiar o código que você pegou no Mercado Livre.

Como rastrear uma compra no Mercado Livre com entrega feita por transportadora?

Na verdade, isso costuma variar de acordo com a plataforma que cada uma das transportadoras utilizam para poder fazer a entrega.

Mas, na grande maioria das vezes, o funcionamento costuma ser o mesmo. Primeiro de tudo, você precisa saber qual é a transportadora responsável por fazer a entrega.

A partir disso, é só entrar no site ou mesmo utilizar o aplicativo e procurar pela aba de rastreio. Assim que colar o código da sua compra, deve ser possível acompanhar a sua encomenda.

Tem como rastrear uma compra no Mercado Livre?

Depende. Se a compra já foi entregue, então você não irá conseguir acompanhar o envio. Na verdade, caso aperte para ver os detalhes da compra, apenas irá aparecer quando foi entregue.

Além do mais, terá um outro botão com os dizeres “Comprar novamente”. E isso acontece porque o Mercado Livre identifica que a conclusão da compra e que ele já chegou ao destino.

Se porventura tiver alguma dúvida, basta apertar para “Ver compra” ou ainda enviar uma mensagem para o vendedor.

Para saber mais sobre como rastrear compra no mercado livre, veja o vídeo do canal Lucro Real.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Camila Santos

Mãe da Clara, carioca e viajante. Fundadora e diretora criativa da Seja CEO e do Sempre Fui Geek. Apaixonada por livros, música, natureza e por criar narrativas inesquecíveis.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse