Portal Útil

Saber como morar nos Estados Unidos legalmente é essencial para evitar a extradição do país.

Pois, morar nos Estados Unidos é o sonho de muitas pessoas, já que existem inúmeras formas de morar legalmente nos EUA.

Além disso, existem programas que possibilitem trabalhar de forma legal durante o período de estadia.

E, independente do tipo de visto, é preciso entender todo o processo e o que precisa para morar nos Estados Unidos legalmente para diminuir os custos.

Mas, se você simplesmente quer sair do Brasil e está estudando alguns países, compensa pesquisar quanto custa para tirar a cidadania italiana.

O que este artigo aborda:

Como morar nos Estados Unidos legalmente
Como morar nos Estados Unidos legalmente
Pin It

Como morar nos Estados Unidos legalmente?

Para morar legalmente nos Estados Unidos é preciso possuir o Green Card ou US Permanent Resident Card – Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos.

Em suma, trata-se de um visto de residência permanente e com esse documento é possível morar nos Estados Unidos legalmente.

Assim, é possível ter todos os direitos de um cidadão norte-americano, como:

  • Trabalhar em qualquer região;
  • Estudar;
  • Alugar e comprar residências.

Entretanto, não é tão simples conseguir a aprovação do Green Card, podendo levar anos para fazer todo o processo burocrático.

Para tal, existem quatro formas de conseguir o Green Card para morar nos Estados Unidos legalmente.

1. Parentesco

Quando você possui alguém da família que é norte-americano, é ele quem deve requerer o pedido. Para isso, ele deve comprovar suas condições financeiras.

Essa condição é exigida pelo governo americano como forma de se proteger de ter que disponibilizar benefícios governamentais caso o estrangeiro tenha alguma dificuldade financeira.

Ainda, a relação de parentesco precisa ser comprovada por meio de documentos exigidos pela imigração americana (USCIS).

É importante lembrar que o documento pode demorar entre 2 a 8 anos para ser liberado.

2. Trabalho

Através da contratação por uma empresa norte-americana também é possível morar nos Estados Unidos legalmente.

Desta forma, as chances de conseguir o Green Card são mais altas, o ideal é trabalhar em uma área com problemas de falta de mão-de-obra.

Depois de feita a solicitação, a documentação do seu visto de residência permanente pode demorar de 2 a 5 anos.

3. Visto EB-5

O visto EB-5 foi criado no início dos anos 90. Ele foi criado com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o país e gerar cada vez mais empregos.

Por lei, cada região autorizada tem direito a emitir 700 vistos neste segmento. Essa concessão permite que o investidor entre no país com a família.

Mas, para conseguir esse visto é preciso abrir um negócio no país e comprovar que gerou, pelo menos, 10 empregos para os norte-americanos ou residentes legais.

É um processo um pouco mais caro, sendo necessário investir cerca de US$500 mil em regiões com maior índice de emprego ou US$1 milhão nas áreas metropolitanas.

Optando por essa forma de conseguir seu Green Card, o documento pode demorar entre 2 a 3 anos para ser liberado depois da comprovação de sucesso do seu empreendimento.

Se você tem interesse em saber o passo a passo de como morar nos Estados Unidos legalmente abrindo uma empresa no país, o ideal é consultar especialistas no assunto.

4. Casamento

A última forma de conseguir o Green Card é por meio do casamento com um cidadão originário local, esse tipo de visto americano permite que o imigrante more e trabalhe legalmente no país.

O Green Card é emitido pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e é o principal passo para conseguir a cidadania americana.

Caso seja casado há mais de 2 anos antes de solicitar o documento, é possível obter o Green Card IR1, ele tem validade de 10 anos.

Se o casamento tiver menos de 2 anos no momento em que a solicitação for feita, você irá receber o Green Card CR1 ou Green Card Condicional. Ele é válido por até 2 anos, depois desse período, será necessário entrar com outro pedido para remover as condições e receber um Green Card com validade de 10 anos.

Entretanto, é muito importante lembrar que é crime forjar o matrimônio nos Estados Unidos, tanto que o país possui órgãos fiscalizadores que conferem tudo.

Conclusão

Em suma, para quem busca como morar nos Estados Unidos legalmente, existem 4 formas diferentes para conseguir o Green Card.

Mesmo assim, é preciso encontrar uma empresa de confiança para auxiliar durante o processo de imigração para o país americano.

Para saber mais sobre como morar nos Estados Unidos legalmente, veja o vídeo do canal Viver na América.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse