Portal Útil

Uma dúvida levantada para alguns estudiosos das escrituras diz respeito a quem foi Asafe na bíblia.

A primeira citação sobre Asafe na bíblia é onde ele é descrito como um Levita, e filho de Baraquias. Ele é descendente de Gérson, filho de Levi de acordo com 1 Crônicas 6:1; 6:39-43.

O que este artigo aborda:

Quem foi Asafe na bíblia
Quem foi Asafe na bíblia
Pin It

Quem foi Asafe na bíblia?

Em suma, Asafe ficou conhecido por ser um músico muito importante na época do Rei Davi.

Ele foi escolhido e nomeado pelos levitas para ser o principal responsável pela música. Junto deles, Hemã e Etã ficaram responsáveis por fazer o transporte da Arca da Aliança de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém, como mencionado em 1 Crônicas 15:16-19.

O músico Asafe

Na época, o Rei Davi constituiu ele como líder dos Levitas. Esta tribo ficou responsável pela ministração dos trabalhos com a Arca da Aliança, dito em 1 Crônicas 16:4,5.

O instrumento principal tocado por Asafe era o “Címbalo”, considerado este, um instrumento de percussão.

Ele possui dois discos metálicos, e normalmente é usado e tocado em conjunto da Harpa, Saltério, Trombeta e Timbales.

Quando Davi organizou o serviço no templo em relação a culto com música, foram escolhidas 3 famílias para estarem encarregadas para isso. E uma delas é a Família de Asafe, segundo 1 Crônicas 25:1-9.

Ocorreu que Asafe e seus filhos ficaram e permanecem como a principal família que era responsável pela música até que ocorresse a construção do templo ou do período da restauração, de acordo com 1 Crônicas 25; 2 Crônicas 20:14; 35:15; Esdras 3:10; Neemias 11:17-22; 12:35)

Asafe além da música

Ele ficou conhecido perante a bíblia no Antigo Testamento como um exímio instrumentista. Porém, ele tinha outra fama além disso.

Ele era um ótimo vidente, onde este também recebia mensagens divinas para a nação de Israel.

Isso se dava por meio de sonhos e Visões, dito em 2 Crônicas 29:30.

Outra citação que podemos falar em relação a Asafe é que ele é reconhecido como autor de vários Salmos.

Principalmente aqueles utilizados por Ezequias durante a o reavivamento de adoração que ocorria no templo.

A bíblia não deixa claro se Asafe viveu até que o primeiro templo fosse erguido. Nos escritos bíblicos, fala-se que a família de Asafe ou os filhos de Asafe é que estavam presentes no momento que o templo foi consagrado ao Deus de Israel.

Quem foi Asafe do Salmo 73?

Ainda que Asafe tenha sido conhecido como um dos autores de vários Salmos presentes no antigo testamento.

Ele tem alguns que são os mais conhecidos, e que a tradição coloca como sendo ele o autor. E são eles: Salmo 50 e os Salmos do 73 ao 83.

Na maioria dos Salmos descritos como sendo de autoria de Asafe, ele faz alguns questionamentos a Deus, em relação a prosperidade dos ímpios.

E também deixa muito bem claro o grande sofrimento que os justos passam.

Ocorre que isso foi algo que deixou Asafe muito triste, e isso deixou ele com sérias dúvidas perante toda a sua vida.

Ele não conseguiu entender isso, e profundamente foi a sua tristeza. Ocorre que analisando o Salmo 73 percebe-se que houve algum conforto em relação a estes questionamentos.

Ele concluiu em seus Salmos que um dia Deus irá voltar, intervir e de que a hora do ímpio ser julgado e seu julgamento ser executado, está chegando.

Neste momento, estas pessoas serão destruídas, e a sua prosperidade aqui, foi momentânea, e a única felicidade que eles terão em toda a existência de suas almas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse