segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 23:36:26
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Quer saber os métodos mais eficazes e rápidos para fazer uma pesquisa de palavra-chave?

Atualmente, muita gente vem lutando com a pesquisa de palavras-chave, seja por conta das ferramentas ou da metodologia.

Até porque, hoje você tem métodos e ferramentas gratuitas, que são funcionais, e que sim, vão te trazer grandes resultados.

Porém, é preciso saber usar as ferramentas disponíveis, seja para fazer SEO, marketing em redes sociais, etc.

Por fim, para você entender melhor, o Portal Útil reuniu 3 métodos fáceis de pesquisa de palavras-chave que você pode executar com ferramentas gratuitas.

Pesquisa de palavra-chave

O que este artigo aborda:

O que é palavra-chave?

Em suma, uma palavra-chave é um dos meios que uma pessoa usa para fazer uma busca na internet ou em redes sociais.

Assim, a palavra-chave pode ser uma frase, uma hashtag, um termo, etc.

Em outras palavras, as palavras-chave representam os interesses dos usuários.

O que é uma pesquisa de palavra-chave?

A pesquisa de palavra-chave tem por objetivo encontrar e afunilar uma ou mais keywords para direcionar uma campanha de marketing.

Por quê a pesquisa de palavra-chave é tão importante?

Em suma, a pesquisa de palavra-chave gera uma lista de keywords.

Assim, essa lista de keywords serve como o alicerce da campanha de marketing digital, independente do tipo de publicidade.

Em outras palavras, independente da atuação na internet, a pesquisa de palavra-chave deve ser feita com precisão para gerar a melhor lista possível de termos buscados pelos usuários.

Ferramenta de pesquisa de palavra chave

Existem centenas de ferramentas de pesquisa de palavras-chave, confira as melhores:

  • Semrush;
  • Ahrefs;
  • Ubersuggest;
  • Google Keyword Planner;
  • Keywords Everywhere;
  • Keywords Research Tool Free.

Como fazer pesquisa de palavra-chave?

Quer aprender como fazer uma pesquisa de palavra-chave?

Confira as dicas abaixo de como pesquisar palavra chave.

1. Encontre palavras-chave “Easy Win”

É possível que você esteja sentando em uma pilha escondida de ouro.

Se o seu site já existe há algum tempo, há uma boa chance de que com algumas mudanças você possa melhorar o seu tráfego de forma significativa.

Além disso, a grande maioria do tráfego está na primeira página do Google – especialmente nas 3 primeiras posições, que podem representar mais de 30% do tráfego total.

Ou seja, é ótimo estar entre os 3 primeiros, mas e todas as palavras-chave que você está classificando para abaixo disso nas posições 4-30?

O Google já “gosta” de você por essas palavras-chave e vê que está começando a se tornar relevante, e trazendo movimento para o seu site.

Então, se você puder encontrar essas palavras-chave que seu site está classificando, e impulsioná-las, você vai ver um salto maciço no tráfego.

Por fim, uma coisa que podemos dizer é que para praticamente todos os nichos, existem palavras-chave que tem um tráfego de qualidade, aumentando o número de visitantes e até vendas no seu site.

Como encontrar essas palavras-chave? Conheça o Google Rankings Checker

Se você está se perguntando como encontrar vários tipos de palavra chave, saiba que o Google Rankings Checker pode te ajudar.

Primeiramente, ao acessar, você vai digitar sua URL e clicar em pesquisar. Depois de coletar os dados, ele exibirá uma lista de palavras-chave que seu site está classificando.

Como a maioria dos cliques vai para as três primeiras posições, procure o ranking de palavras-chave nas ranhuras 4-30 e foque em impulsioná-los.

Você pode olhar para suas páginas e certificar-se de que elas estão otimizadas de forma correta.

Caso contrário, você pode adicionar a palavra-chave à página no título ou H1.

Além disso, você pode criar alguns links internos para a página com essa palavra-chave ou alguns links externos.

Por fim, você pode atrelar a essa pesquisa, os serviços de SEO, a fim de direcionar da maneira correta essas pesquisas.

2. Descubra as palavras-chave do seu concorrente

A tarefa de pensar em novas palavras-chave pode ser assustadora.

Ainda, em pequenas indústrias de nicho, quantas palavras-chave são de fato relevantes para sua empresa?

O bom é que você pode descobrir para quais termos seus concorrentes estão classificando.

  1. Primeiro, vá para a ferramenta gratuita Keyword Gap Analysis e digite os URLs do seu concorrente;
  2. Eles podem ser concorrentes diretos (onde vendem a mesma coisa que você) ou concorrentes indiretos (o que significa que eles apenas comercializam para as mesmas pessoas que você);
  3. Examine a lista de palavras-chave e tome nota das frases que você não está mirando;
  4. Comece a criar conteúdo com base nessas palavras-chave.

O Keywords Research Tool Free pode te ajudar muito na pesquisa de palavra chave grátis, o que vai aumentar os seus resultados.

3. Encontre palavras-chave relacionadas

Quando você criar um novo conteúdo, é uma boa ideia entender o tópico em questão para maximizar a quantidade de tráfego que você pode obter a partir da cauda longa.

Você sabe a sua palavra-chave principal para o artigo, mas que outras facetas do assunto você deve incluir no texto para ajudar a ranquear para outras frases de cauda longa?

  1. Primeiramente, abra o Ubersuggest, Semrush ou outra ferramenta de pesquisa de palavras-chave;
  2. Em seguida, anote todas as palavras-chave relacionadas que tenham a ver com o tópico do seu artigo;
  3. Por fim, insira os termos anotados no seu conteúdo de forma natural.

Dica bônus: participe da Comunidade SEO

Se você trabalha com marketing digital e otimização de sites, certamente deve conhecer a Comunidade SEO.

Então, uma dica valiosa é acompanhar os conteúdos que os usuários disponibilizam na plataforma.

Assim, além de conseguir novos insights, você também aprofundará seus conhecimentos acerca de marketing digital e SEO.

Conclusão

A pesquisa de palavra-chave exige planejamento e muita precisão.

Afinal, é através da pesquisa de palavra-chave que é criada a base estrutural das campanhas de marketing digital.

Você pode melhorar muito o seu tráfego usando esses três métodos fáceis simples.

E o melhor, o resultado pode ser medido em pouco tempo.

Por fim, recomendamos que você busque entender como funcionam os algoritmos do marketing digital.

Assim, você estará apto a criar contra estratégias para conseguir ótimos resultados na sua campanha.

O conteúdo "Pesquisa de palavra-chave: o que é e como funciona" foi feito por Lucas Ferraz e distribuído por Portal Útil na categoria Marketing em . Conteúdo atualizado em .

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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