Portal Útil

Quem não quer ter seu site entre as primeiras posições de pesquisa do Google? Isso garante mais tráfego e consequentemente mais clientes para uma empresa, mais para isso, é necessário saber aplicar as estratégias certas. Hoje entenderemos o que é Google EAT e como ele impacta em um site, além de conhecer os benefícios de uma consultoria em SEO.

O que este artigo aborda:

Como melhorar o EAT no SEO
Como melhorar o EAT no SEO
Pin It

O que é o Google EAT e como está relacionado ao resultado de sua estratégia de SEO?

O Google é EAT é uma atualização do Google que popularizou-se em 2018, com o objetivo de evitar que conteúdos de baixa qualidade e confiabilidade apareçam nos primeiros resultados de pesquisa. Trata-se de um ponto importante a ser considerado nas estratégias de SEO, pois saber o que é Google EAT e como aplicá-lo aumenta as chances de receber mais tráfego no site.

Significado da sigla EAT

A sigla EAT, em português, significa especialização, autoridade e confiança. Uma página de alta qualidade possui um bom nível de EAT, o que significa que ela possui algumas características principais. Entre elas:

  • A empresa, site e autores possuem uma boa reputação;
  • Os textos possuem informações claras e honestas;
  • Os títulos não são sensacionalistas.

Depois de entender o que é Google EAT, é hora de entender o que é avaliado por esse método na prática.

O que o Google EAT avalia na prática?

Para cada letra da sigla EAT, um ponto é avaliado na prática. Vamos entender melhor.

E – Expertise (Especialização)

Trata-se do nível de especialização do autor do texto. Como, por exemplo, um texto de arquitetura escrito por um arquiteto, possui um maior nível de especialização. Outro fator levando em consideração é a frequência de conteúdos especializados.

A – Authoritativeness (Autoridade)

A autoridade refere-se ao quanto uma página é relevante para os mecanismos de busca, nessa parte entram uma boa experiência do usuário e número de backlinks. Uma boa experiência do usuário é avaliada pelo tempo em que ele permanece na página, o que significa que ela é útil para o leitor. Já um bom número de backlinks são as referências feitas ao site por outro site de autoridade.

T – Trust (Confiança)

O nível de confiança de um site está relacionado ao quanto ele é seguro. Alguns fatores avaliados são erros gramaticais, falta de um design responsivo e proteção de dados. A falta de segurança leva o site para as piores posições de pesquisa.

Your Money Your Life – YMYL: como é impactado pelo Google EAT?

Além de saber o que é Google EAT, é essencial entender também que se trata o YMYL (Your Money Your Life). Algumas páginas são priorizadas pelo algoritmo do Google, por possuírem um maior nível de interesse do público e impactarem diretamente em suas vidas. Elas são conhecidas por páginas YMYL, e podem conter::

  • Serviços de utilidade pública, como programas governamentais;
  • Informações médicas;
  • Páginas bancárias;
  • Aconselhamento jurídico.

Para sites com páginas YMYL, é ainda mais importante saber o que é Google EAT e possuir um alto nível.

Como melhorar o EAT no SEO?

Além de entender o que é Google EAT, é importante saber como otimizar o seu site para um maior nível EAT.

  • Mencione os redatores que escreveram o conteúdo, ainda mais se forem especialistas;
  • Tenha conteúdo baseado em fontes confiáveis e com evidências científicas;
  • Cuide da reputação de sua empresa, com boas avaliações de clientes;
  • Atualize seu site com frequência;
  • Obtenha menções de outros sites de autoridade;
  • Contrate uma consultoria em SEO.

Sabendo o que é Google EAT e tendo em mente essas dicas, você garante uma boa posição nas pesquisas do Google. Mas por que é interessante contratar uma consultoria em SEO?

Vantagens em contratar uma consultoria em SEO

Aplicar todas essas estratégias pode ser difícil para algumas empresas, tornando-se necessário contratar uma consultoria em SEO. Uma consultoria em SEO tem o objetivo de otimizar sites para que possuam uma melhor colocação nos mecanismos de busca. Entre as vantagens de uma consultoria em SEO, estão o maior tráfego para o site, maior tempo de permanência na página e um melhor investimento em marketing.

Entender o que é Google EAT e como aplicá-lo em seu site garante que ele obtenha melhores colocações nas pesquisas do Google, e consequentemente receba mais visitas. Contratar uma consultoria em SEO facilita esse processo, já que conta com a participação de um especialista que sabe como fazer a otimização do site.

Depois de entender o que é Google EAT, está na hora de aplicar as dicas mencionadas e garantir uma melhor colocação nas posições de pesquisa do Google!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse