terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:42:18
Portal Útil

Quem não quer ter seu site entre as primeiras posições de pesquisa do Google? Isso garante mais tráfego e consequentemente mais clientes para uma empresa, mais para isso, é necessário saber aplicar as estratégias certas. Hoje entenderemos o que é Google EAT e como ele impacta em um site, além de conhecer os benefícios de uma consultoria em SEO.

O que este artigo aborda:

O que é o Google EAT e como está relacionado ao resultado de sua estratégia de SEO?

O Google é EAT é uma atualização do Google que popularizou-se em 2018, com o objetivo de evitar que conteúdos de baixa qualidade e confiabilidade apareçam nos primeiros resultados de pesquisa. Trata-se de um ponto importante a ser considerado nas estratégias de SEO, pois saber o que é Google EAT e como aplicá-lo aumenta as chances de receber mais tráfego no site.

Significado da sigla EAT

A sigla EAT, em português, significa especialização, autoridade e confiança. Uma página de alta qualidade possui um bom nível de EAT, o que significa que ela possui algumas características principais. Entre elas:

  • A empresa, site e autores possuem uma boa reputação;
  • Os textos possuem informações claras e honestas;
  • Os títulos não são sensacionalistas.

Depois de entender o que é Google EAT, é hora de entender o que é avaliado por esse método na prática.

O que o Google EAT avalia na prática?

Para cada letra da sigla EAT, um ponto é avaliado na prática. Vamos entender melhor.

Como melhorar o EAT no SEO

E – Expertise (Especialização)

Trata-se do nível de especialização do autor do texto. Como, por exemplo, um texto de arquitetura escrito por um arquiteto, possui um maior nível de especialização. Outro fator levando em consideração é a frequência de conteúdos especializados.

A – Authoritativeness (Autoridade)

A autoridade refere-se ao quanto uma página é relevante para os mecanismos de busca, nessa parte entram uma boa experiência do usuário e número de backlinks. Uma boa experiência do usuário é avaliada pelo tempo em que ele permanece na página, o que significa que ela é útil para o leitor. Já um bom número de backlinks são as referências feitas ao site por outro site de autoridade.

T – Trust (Confiança)

O nível de confiança de um site está relacionado ao quanto ele é seguro. Alguns fatores avaliados são erros gramaticais, falta de um design responsivo e proteção de dados. A falta de segurança leva o site para as piores posições de pesquisa.

Your Money Your Life – YMYL: como é impactado pelo Google EAT?

Além de saber o que é Google EAT, é essencial entender também que se trata o YMYL (Your Money Your Life). Algumas páginas são priorizadas pelo algoritmo do Google, por possuírem um maior nível de interesse do público e impactarem diretamente em suas vidas. Elas são conhecidas por páginas YMYL, e podem conter::

  • Serviços de utilidade pública, como programas governamentais;
  • Informações médicas;
  • Páginas bancárias;
  • Aconselhamento jurídico.

Para sites com páginas YMYL, é ainda mais importante saber o que é Google EAT e possuir um alto nível.

Como melhorar o EAT no SEO?

Além de entender o que é Google EAT, é importante saber como otimizar o seu site para um maior nível EAT.

  • Mencione os redatores que escreveram o conteúdo, ainda mais se forem especialistas;
  • Tenha conteúdo baseado em fontes confiáveis e com evidências científicas;
  • Cuide da reputação de sua empresa, com boas avaliações de clientes;
  • Atualize seu site com frequência;
  • Obtenha menções de outros sites de autoridade;
  • Contrate uma consultoria em SEO.

Sabendo o que é Google EAT e tendo em mente essas dicas, você garante uma boa posição nas pesquisas do Google. Mas por que é interessante contratar uma consultoria em SEO?

Vantagens em contratar uma consultoria em SEO

Aplicar todas essas estratégias pode ser difícil para algumas empresas, tornando-se necessário contratar uma consultoria em SEO. Uma consultoria em SEO tem o objetivo de otimizar sites para que possuam uma melhor colocação nos mecanismos de busca. Entre as vantagens de uma consultoria em SEO, estão o maior tráfego para o site, maior tempo de permanência na página e um melhor investimento em marketing.

Entender o que é Google EAT e como aplicá-lo em seu site garante que ele obtenha melhores colocações nas pesquisas do Google, e consequentemente receba mais visitas. Contratar uma consultoria em SEO facilita esse processo, já que conta com a participação de um especialista que sabe como fazer a otimização do site.

Depois de entender o que é Google EAT, está na hora de aplicar as dicas mencionadas e garantir uma melhor colocação nas posições de pesquisa do Google!

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

O que é publicidade sustentável?

O que é publicidade sustentável?

Dicas de SEO para blog

Dicas de SEO para blog

Estratégia de marketing para empresas prestadoras de serviços

Estratégia de marketing para empresas prestadoras de serviços

Estratégia de marketing para empresas: 11 dicas práticas

Estratégia de marketing para empresas: 11 dicas práticas

Como fazer site profissional com hospedagem própria?

Como fazer site profissional com hospedagem própria?

O que postar no Instagram de marketing digital?

O que postar no Instagram de marketing digital?