Portal Útil

Na etapa de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), o aluno deve utilizar referências bibliográficas como apoio no embasamento teórico da sua pesquisa, porém pode ser difícil decidir quais trabalhos utilizar como referência e saber como fazer um referencial teórico.

Se você buscar por alguns exemplos de referencial teórico prontos pode ter uma ideia mais clara do que consiste uma bibliografia de artigo científico ou TCC, mas partir de entender o conceito para conseguir compilar sua própria lista de referências é um caminho árduo. Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas de como escolher as referências certas para utilizar no seu trabalho.

O que este artigo aborda:

Como fazer referencias para TCC
Como fazer referencias para TCC
Pin It

Leia os trabalhos mais citados

No primeiro momento, depois de decidir o tema do seu projeto de pesquisa, é essencial que você busque os principais autores da área para se atualizar nas contribuições que estão sendo feitas atualmente. Muitas vezes o aluno escolhe um tema baseado em algum assunto que teve interesse durante o curso, mas a maioria das disciplinas não se aprofunda o suficiente para que ele tenha a quantidade certa de conhecimento do assunto.

Enquanto as disciplinas do curso costumam se basear em materiais mais tradicionais como os livros da bibliografia da disciplina, na hora de escrever uma monografia é preciso ter uma base de conhecimento atualizada quanto aos temas relevantes da pesquisa. Por isso, antes mesmo de aprender as normas da ABNT, recomendamos que você leia as principais publicações relacionadas ao seu tema.

A motivação para isso é bastante simples, as normas de formatação de texto e citações são algo que você pode buscar um modelo a ser seguido ou até mesmo ter modelos disponibilizados pela própria universidade, mas o conhecimento sobre o tema é algo que só pode ser adquirido através dos seus estudos e esforços.

Claro que se você nunca realizou esse tipo de pesquisa pode se sentir sobrecarregado e não saber nem como começar a busca pelos principais autores da área. Para ajudar nesse momento, recomendamos que você faça uma busca por termos relacionados ao seu tema utilizando o Google Acadêmico, o motivo é que a plataforma oferece os resultados por relevância e assim você vai ver primeiro os trabalhos mais citados na área.

Faça uma revisão de literatura

Depois de ter realizado a leitura dos trabalhos dos principais autores da área do seu tema de monografia, você deve ser capaz de ter uma noção dos principais assuntos da sua fundamentação teórica. A partir disso chega o momento de elaborar seu referencial bibliográfico.

Uma das melhores formas de escolher trabalhos para a inclusão nas suas referências é fazendo uma revisão de literatura, esse tipo de trabalho costuma ser até mesmo incluído como um dos elementos recomendados dos TCCs de algumas universidades. Porém, mesmo se a sua universidade não exige que você inclua uma revisão, pode ser útil fazer uma.

Uma revisão de literatura pode ser feita de diversas formas, como por exemplo, mapeamentos sistemáticos e revisões sistemáticas. Nesses casos são utilizados protocolos seguindo um guia para a realização do tipo específico de revisão, mas nem sempre é necessário fazer algo com um nível tão grande de complexidade.

Quando o objetivo é apenas utilizar a revisão como uma maneira de encontrar as principais referências para serem utilizadas ao longo do trabalho, você pode seguir uma ideia mais básica de execução de revisões de literatura. A seguir vamos falar sobre os principais elementos de uma revisão para que você possa se guiar para começar a sua.

Termos de busca

O primeiro passo para fazer uma revisão de literatura é definir quais termos vão fazer parte da sua busca, esses termos são palavras relacionadas ao tema da sua pesquisa. É sempre uma boa ideia utilizar os artigos mais citados que você leu para encontrar palavras-chave que pode usar na busca da revisão.

Base de dados

Depois de encontrar os termos de busca que você quer utilizar, a próxima etapa é escolher bases de dados para fazer a busca por trabalhos. Você pode utilizar sites como o Google Acadêmico que já citamos anteriormente ou também outras plataformas de publicação, ou até mesmo os repositórios de universidades.

Questões de pesquisa

As questões de pesquisa são o principal ponto das revisões de literatura, é com o uso delas que você coleta as informações dos trabalhos selecionados a partir da busca nas bases de dados.

Seleção de resultados

A última etapa é a seleção dos trabalhos a partir dos resultados obtidos na busca, essa atividade é feita com a leitura superficial dos estudos. A partir dessa leitura mais rápida você pode avaliar quais trabalhos oferecem respostas para as questões de pesquisa e assim selecionar os mais interessantes. 

No final dessa etapa você terá uma lista de trabalhos para referência e ao responder as questões de pesquisa terá o material necessário para fazer as citações ao longo do texto, assim facilitando o processo de escrita.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse