Portal Útil

Quer aprender uma forma prática de como acabar com lagartas no pé de maracujá? Pois saiba que, no Brasil, o maracujazeiro, uma planta de origem tropical, encontra condições ótimas para cultivo. 

Uma vez que ele suporta condições climáticas adversas, e ainda assim conta com boa produtividade. No entanto, o pomar de maracujás pode sofrer com o ataque de lagartas, como, por exemplo, a Dione juno juno.

O que este artigo aborda:

Como acabar com lagartas no pé de maracujá
Como acabar com lagartas no pé de maracujá
Pin It

Por que acabar com as lagartas no pé de maracujá?

Antes de mais nada, saiba que a Dione juno juno alcança 1,5 mm de comprimento na fase inicial. Sendo assim, estamos falando de uma lagarta com espinhos no corpo e coloração amarelo-escura. Dessa maneira, quando mais desenvolvida, ela pode chegar a 35 mm de comprimento e sua cor escurece um pouco mais. 

Além de diminuir a área foliar do maracujazeiro, a lagarta dificulta o desenvolvimento da planta, o que acaba prejudicando a produção de maracujás. Bem como a praga pode fazer com que as plantas mais jovens morram, causando sua desfolhagem total.

Já entre os meses de abril e agosto, nosso período de estiagem, os produtores de maracujá precisam redobrar os cuidados. Uma vez que a incidência da lagarta do maracujá aumenta. Sendo assim, em casos mais graves e pomares maiores, o controle químico é o mais indicado. 

Como acabar com lagartas no pé de maracujá?

Normalmente, são usados produtos à base de clorfenapir e cloridrato de cartape para acabar com as lagartas. Mas tanto a dosagem, modo de aplicação e também o período de carência precisam ser prescritos por um engenheiro agrônomo.

Já alguns produtores preferem realizar o controle biológico, usando inseticidas à base de Bacillus thuringiensis. Dessa maneira, as aplicações precisam ser realizadas semanalmente, contando com 300 a 600 1itros por hectare de calda. 

Enquanto em pomares menores, o ideal é usar repelentes naturais, feitos com 1 quilo de cebola para 10 litros de água. Lembrando que essa mistura precisa descansar por dez dias antes de realizar sua aplicação nos maracujazeiros. Bem como a proporção deve ser 1 litro da solução para cada 3 litros de água, feitas em aplicações semanais.

Além dessa opção de repelente natural, o “leite” extraído da mandioca (manipueira) é também bastante eficiente para controle da lagarta. Em suma, basta misturar uma parte do suco leitoso com uma parte de água, e acrescentar mais 1% de açúcar. As aplicações precisam ser feitas a cada 14 dias. 

Por fim, o óleo de Nim, que você encontra em casas de produtos naturais, também é um ótimo agente de combate à lagarta do maracujá, especialmente em produções caseiras.

Qual veneno é bom para matar lagarta?

Vale destacar que o Forth Mata Lagarta é um inseticida muito eficiente para o combate a infestação de lagartas em plantas, hortas, jardins e também pomares. 

Uma vez que ele é composto por uma substância chamada de deltametrina, que age através de contato e ingestão. Assim, eliminando as lagartas indesejadas, apresentando tempo esperado de ação de cerca de em 24 horas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse