segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 23:58:30
Portal Útil

Você sabe o que é um artigo científico? Se você é acadêmico, de qualquer área, já deve ter ouvido falar nesse termo. Afinal, esse é um dos documentos mais importantes para a ciência, além de ser base para publicações em revistas científicas e referência para outras pesquisas. 

Recentemente, na área médica, eles se tornaram essenciais para os cursos de cannabis medicinal, pois trazem estudos e testes inovadores e atualizados.

Mas se você tem dúvidas sobre o assunto, este post pode ser muito útil. A seguir, confira todos os detalhes necessários!

O que este artigo aborda:

O que é um artigo científico?

Um artigo científico apresenta resultados de pesquisas escritas por pesquisadores e cientistas. Eles são geralmente considerados fontes primárias e são escritos para outros pesquisadores.

Os artigos mais recentes trazem trabalhos mais atuais na área. Eles são frutos de intenso trabalho e trazem detalhes precisos do estudo, um resumo e seus resultados. 

O que é um artigo científico

Segundo as normas da ABNT, o artigo científico deve seguir a seguinte estrutura: 

  • resumo: um resumo do artigo;
  • introdução: as informações básicas, com citações de artigos publicados anteriormente. Esta seção também indicará o problema ou a questão abordada no artigo;
  • Métodos: os detalhes técnicos sobre como o experimento foi realizado ou projetado;
  • Resultados: a apresentação dos dados gerados pelo experimento;
  • Discussão: as conclusões do autor, extraídas dos dados gerados através do experimento. Esta é a interpretação e avaliação dos resultados;
  • Conclusões: os resultados no contexto do campo;
  • Referências: os documentos referenciados pelo autor. Esta seção pode ser um bom lugar para procurar mais fontes sobre um tópico.

Assim que o texto é finalizado, ele pode ser enviado para publicação em periódicoscientíficos da área

Qual a importância do artigo científico na área médica?

Um artigo científico é importante porque é usado em diversas áreas do conhecimento. Ele é a maneira que os pesquisadores têm de exibir os processos de toda a pesquisa, como trabalho e resultados, trazendo novas fontes e descobertas que envolvem o assunto. 

Acontece que, na Medicina, ele ganha um destaque ainda maior, pois apresenta os avanços na ciência. Um exemplo disso, são os estudos relacionados ao uso da cannabis medicinal no tratamento de algumas doenças, como epilepsia,  demências e dores crônicas e neuropáticas. 

Portanto, além de ser útil durante a faculdade, o artigo científico é o meio oficial para a apresentação de estudos e conclusões sobre testes de medicamentos e tratamentos. Ele é fundamental para a disseminação do conhecimento e aperfeiçoamento do trabalho.

Além disso, o artigo científico vai te ajudar a construir um bom Currículo Lattes. Muitos processos seletivos valorizam a presença de artigos publicados. 

Agora, você pode estar pensando que produzir esse tipo de texto acadêmico é difícil. Mas com as dicas que daremos logo abaixo, é possível redigi-lo de maneira simples e prática. 

Como produzir um artigo científico?

Para produzir um artigo científico, o primeiro passo é organizar a sua rotina de estudos. Afinal, para fazer um texto bem feito e que consiga ser publicado, é necessário seguir algumas etapas e estabelecer esse ritual vai te ajudar no momento da escrita. 

Veja esse passo a passo que preparamos: 

1. Escolha um tema relevante e atual 

Primeiramente, é essencial que você escolha um tema que seja relevante a atual. ele deve gerar curiosidade sobre o que você está trazendo de novo para a área. 

Além disso, o assunto deve ser útil não só para a comunidade acadêmica, como para a sociedade. Você pode solicitar ajuda do seu professor para construir essa ideia. 

2. Defina o tipo de artigo científico que escreverá

Como há três tipos de artigo científico, defina qual se encaixa melhor no seu objetivo. São eles:

  • relato de pesquisa: em que o pesquisador vai relatar os procedimentos e expor o que tiver encontrado;
  • relato de experiência: em que o pesquisador mostra um procedimento, uma atividade, ou vivência;
  • revisão da literatura: em que o pesquisador vai realizar uma pesquisa de um texto que já está pronto. 

3. Reúna as referências necessárias 

Tenha em mãos todas as referências necessárias e leia bastante. Nessa etapa, é necessário reunir tudo o que já foi escrito pelo tema que você escolheu. Você pode contar com o auxílio de um professor.

Fazer fichamento é uma estratégia que ajuda muito. E não se esqueça que, nessa etapa, é de extrema importância se basear em fontes confiáveis, como banco de dados nacionais e internacionais.

4. Estude sobre normas da ABNT

Para escrever um artigo científico, é necessário conhecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), já que o texto precisa ser padronizado e formatado seguindo as suas orientações.

5. Escreva com clareza 

De nada adianta você construir um artigo científico com ideias inovadoras e com referências importantes se o conteúdo não for claro. Todos precisam entender suas descobertas, incluindo quem tem pouco conhecimento.

6. Deixe o título por último

Deixar para escolher o título do seu trabalho por último é uma boa prática. Assim, você confere melhor o que foi abordado ao longo do texto e pode criar um texto capaz de sintetizar tudo.

7. Faça um rascunho sobre ideias e pontos importantes

Sempre anote as ideias que surgirem e pontos importantes que você usará no seu trabalho. Isso porque, em meio a tantas ideias e conteúdos, pode ser que você esqueça de incluir algo no seu texto. 

8. Seja ético e responsável

Ao fazer o seu artigo, não copie o texto de outros autores. Seja ético e responsável e não cometa plágio.

9. Revise diversas vezes

Depois que você finalizar o artigo, revise o seu texto várias vezes para conferir se há algum erro de português e se as regras da ABNT estão sendo seguidas.

É aconselhável, ainda, que outra pessoa faça uma revisão do seu texto. Se for um professor da área, a revisão será ainda mais criteriosa.  

10. Escolha onde publicar seu artigo

Por fim, pense onde publicar o seu artigo. Pesquise por revistas científicas da área e veja a pontuação de cada uma. Dessa forma, é possível saber qual será mais relevante para o seu trabalho. 

Conclusão

Agora que você conseguiu tirar suas dúvidas sobre o que é um artigo e aprendeu a escrevê-lo, lembre-se de que ele pode enriquecer seu currículo. O mercado valoriza profissionais que se dedicam à ciência.

Além disso, essa é uma forma de contribuir com a sociedade, estudando sobre temas relevantes. E, claro, em sua rotina acadêmica, é sempre bom ler artigos e ficar atualizado com novas técnicas, abordagens e medicamentos.

O conteúdo "O que é um artigo científico?" foi feito por Redação Portal Útil e distribuído por Portal Útil na categoria Educação em .

Redação Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Estratégia de marketing para empresas: 11 dicas práticas

Estratégia de marketing para empresas: 11 dicas práticas

Ganhar dinheiro com blog: 6 formas lucrativas

Ganhar dinheiro com blog: 6 formas lucrativas

Ferramentas para empreendedores: 5 principais e gratuitas

Ferramentas para empreendedores: 5 principais e gratuitas

Como ver conta privada no Instagram?

Como ver conta privada no Instagram?

Como personalizar material escolar?

Como personalizar material escolar?

Onde é Milão? Conheça a capital da moda

Onde é Milão? Conheça a capital da moda