segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 22:09:53
Portal Útil

Sem dúvidas, o Google é o buscador mais popular de todos os tempos. Cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas todos os dias no site, de acordo com dados do Internet Live Stats.

Por isso, cada vez mais empresas investem no meio digital, com conteúdos de qualidade, páginas bem estruturadas e anúncios no Google, que têm o poder de colocar a página desejada nas primeiras posições de pesquisa dentro do buscador.

Mas o que é Google Ads e como essa estratégia funciona? Acompanhe para saber mais e descubra porque você deveria investir hoje mesmo nessa iniciativa. 

O que este artigo aborda:

O que é Google Ads?

Existem algumas formas de melhorar o posicionamento de uma página dentro do Google.

Podemos utilizar, por exemplo, as diretrizes de SEO, que visam otimizar o conteúdo para que os robôs do Google o identifiquem e possam fazer o ranqueamento deste site corretamente.

Por que anunciar no Google Ads

Quanto mais adequada às regras do Search Engine Optimization estiver uma página – seguindo critérios de usabilidade, qualidade e forma do conteúdo, uso de palavras chave, entre outros – melhor posicionada ela estará. 

Entretanto, podemos perceber que algumas páginas ainda aparecem em posição privilegiada quando realizamos uma busca, aparecendo antes dos resultados principais, sinalizadas com o selo de “Anúncio” no canto superior esquerdo. 

Esses são os Google Ads, funcionalidade oferecida pela plataforma que permite impactar consumidores de forma segmentada, de acordo com suas buscas, colocando sua  página em evidência para quem possa ter interesse nela. 

É muito fácil perceber o quanto esses anúncios aparecem para nós todos os dias.

Ao buscar um termo simples, como “comprar sapato”, por exemplo, o Google já mostra anúncios de sites especializados nesse tipo de venda e que podem ser relevantes para o consumidor.

E, como nossa tendência é sempre clicar nos primeiros resultados, somos diretamente impactados por essa estratégia.

Isso pode ser comprovado quando analisamos os dados relativos ao resultado dos Google Ads, que têm cerca de 6 bilhões de visualizações de anúncios por dia, segundo dados do próprio buscador.

Assim, podemos perceber o tamanho da importância dos anúncios no Google para empresas que desejam atingir mais clientes e alavancar os negócios de forma simples, rápida e ao mesmo tempo muito efetiva.

Como fazer um anúncio no Google?

Qualquer empresa pode criar um Google Ad, basta seguir alguns passos simples. 

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o pagamento para a plataforma, que segue a métrica pay per click (PPC), ou pagar por clique, em tradução livre. 

A página anunciada sempre fica fixa nos primeiros resultados do Google, chamando mais atenção dos usuários. Conforme o site recebe visitas, um valor deve ser pago à plataforma.

Existem três formas de precificação e o anunciante pode escolher o que melhor se encaixa em seu orçamento. 

Na opção CPC (custo por clique), você deve comprar uma palavra-chave, que será a responsável por guiar o usuário ao anúncio e ao site. Toda vez que a página for acessada, um valor pré-determinado é cobrado pelo buscador. 

Há também o CPM (custo por mil), em que o valor a ser pago é fechado a cada mil acessos, ideal para sites em que o fluxo de usuários diários é alto. 

Por fim, também é possível optar pelo CPA, ou custo por aquisição, em que é estabelecido um objetivo de acessos e o valor é pago apenas após a meta ser atingida. 

Tal estratégia, no entanto, tem preço mais elevado do que as duas primeiras e não pode ser utilizada por todos.

Essa restrição ocorre porque, antes de liberar o CPA, o Google analisa algumas métricas, como histórico de conversões, quantidade de clicks, entre outros, e nem todos os sites se encaixam nos parâmetros exigidos. 

Como criar um bom anúncio?

Para criar anúncios eficientes, é preciso compreender comportamentos do público-alvo, que podem ser estudados a partir dos termos e/ou palavras-chave mais pesquisados quando tratamos de determinado assunto. 

Por isso, utiliza-se a ferramenta Google Adwords, que permite realizar essa pesquisa e mineração das melhores palavras-chave, proporcionando a criação de anúncios eficientes. 

Se você deseja um bom resultado, não esqueça também de pensar na estrutura do anúncio, ou seja, na forma e no conteúdo que serão apresentados para os consumidores em potencial. 

É preciso ser convincente e chamar a atenção na medida certa, de forma envolvente e que, ao mesmo tempo, não seja pedante, para não afastar os consumidores em vez de conquistá-los. 

Títulos instigantes, texto claro e objetivo, e uso correto de palavras que ajudem a disparar gatilhos mentais que levam à compra ou contratação do serviço oferecido são ótimas dicas na hora da criação do anúncio.  

Embora a criação de Google Ads seja simples, para seguir todas essas recomendações e atingir os objetivos propostos, o ideal é contratar uma agência especializada em marketing digital para criar os melhores anúncios e conteúdos para sua marca. 

Assim, além de não precisar se preocupar com a criação de peças adequadas, você tem certeza de realizar um bom investimento, com retorno garantido e qualidade profissional, o que faz toda a diferença no resultado final das ações.

O conteúdo "Por que anunciar no Google Ads?" foi feito por Lucas Ferraz e distribuído por Portal Útil na categoria Marketing em .

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Como fazer marketing para revendedores

Como fazer marketing para revendedores

Como aumentar o engajamento no Instagram? Aprenda

Como aumentar o engajamento no Instagram? Aprenda

Marketing digital para corretores de imóveis

Marketing digital para corretores de imóveis

Aumentar vendas de e-commerce

Aumentar vendas de e-commerce

Estratégias de Inbound Marketing: 9 exemplos

Estratégias de Inbound Marketing: 9 exemplos

O que colocar na caixa de perguntas do Instagram? 15 ideias

O que colocar na caixa de perguntas do Instagram? 15 ideias