sexta-feira, 20 de maio de 2022 - 20/05/2022 17:20:18
Portal Útil

Publicado por Camila Santos em 09/05/2022 às 23:55.

Você já pensou em como ganhar dinheiro de forma autônoma no Brasil?

Primeiramente, a sustentabilidade é algo que está em pauta há alguns anos, isto porque as pessoas tem entendido que é preciso cuidar do meio ambiente e também do próprio ser humano.

O objetivo da sustentabilidade é preservar nosso planeta e fazer dele um lugar melhor pra se viver, assim como cuidar para que as pessoas vivam melhor e de forma mais saudável.

Mas, engana-se quem acha que sustentabilidade tem a ver com economia de papel ou abolir copos plásticos, pois, esse conceito vai mais além.

Uma empresa que prima pelo sustentável está ligada em tudo aquilo que preserva a natureza, inclusive a vida das pessoas.

Como ganhar dinheiro de forma autônoma e sustentável

Portanto, incentivar as pessoas a ter uma vida saudável também é ser uma empresa sustentável.

Há muitos consumidores que praticam a ideologia da sustentabilidade e pagam para consumir produtos sustentáveis e de empresas preocupadas com isso.

Por isso, saiba que mesmo o pequeno empreendedor possui a sua frente um mercado com grandes oportunidades.

Então, independente da sua área de atuação, é essencial investir em publicidade sustentável.

Veja quatro ideias do Portal Útil que podem ajudar aqueles que desejam saber como ganhar renda extra com uma atividade sustentável.

O que este artigo aborda:

3 dicas de como ganhar dinheiro de forma autônoma e sustentável

Alguns setores da economia tem se aberto mais para as questões sustentáveis, principalmente por terem enxergado um grande potencial de vendas.

1. Alimentação saudável

As pessoas tem se preocupado cada vez mais em manter uma vida saudável, dentro disso, encaixa-se a alimentação saudável.

Isso porque os especialistas têm orientado sobre os riscos de ter uma alimentação desregrada e manter-se sedentário.

Por isso, incentiva-se a sociedade a viver de forma mais saudável.

Tudo isso abriu as portas para o desenvolvimento do plantio e comércio de alimentos orgânicos, isto é, livres da ação de agrotóxicos, pesticidas e componentes químicos.

Além da oportunidade de pequenos produtores investirem no plantio, também há oportunidades na venda para o consumidor final e até mesmo de abertura de restaurantes com o objetivo de fornecer comida saudável a esses clientes.

2. Venda de produtos veganos

O veganismo tem ganhado cada vez mais adeptos.

Para aqueles que ainda não conhecem, a ideologia vegan é mais que o não consumo de produtos de origem ou com componentes de origem animal.

O veganismo busca que os animais sejam livres, portanto, eles também não consomem de qualquer empresa que explore a atividade animal de alguma forma.

Isso quer dizer que as pessoas veganas não vão até jardins zoológicos, não usam cosméticos que possuem componentes de origem animal ou fazem testes em animais, não usam roupas com componentes de origem animal, etc.

A ideologia vegana preza que os animais convivam no mundo com os seres humanos de forma livre, sem sofrerem quaisquer tipos de maus-tratos ou exploração.

Esse estilo de vida está em ascensão, sendo assim, algumas empresas tem enxergado esse buraco no mercado e voltado os seus produtos para esse tipo de consumidor.

O setor de alimentação e da beleza são os que mais apresentam um grande potencial.

Afinal, o público feminino tem procurado cosméticos que sejam veganos, isso porque essa indústria é a que mais usa componentes de origem animal.

Além disso, os pequenos produtores tem invadido esse ramo e fazem as produções de forma caseira e vendem em seus sites ou nas redes sociais.

Como ganhar dinheiro de forma autônoma com produtos veganos

Para entrar nesse mundo dos cosméticos basta o empreendedor fazer um curso livre nessa área.

Há varias opções no mercado, assim será possível aprender a manipular quimicamente os elementos e fazer xampus, cremes, sabonetes e até pastas de dente naturais.

Na área da alimentação é ainda mais fácil, pois, basta o empreendedor buscar receitas com alimentos de origem vegetal e aprimorá-las.

3. Compostagem

Ainda falando sobre lixo, é essencial que as pessoas saibam que o lixo pode ser reaproveitado e assim usado na natureza de maneira sustentável.

A reciclagem do lixo reciclável é uma realidade que tem se consolidado, mas você sabia que é possível reaproveitar o lixo orgânico?

Ou seja, reaproveitar as sobras de material vegetal ou animal.

Isso é possível por meio da compostagem.

A compostagem é um processo simples que transforma esse material orgânico em adubo para ser usado em plantas.

Muitas pessoas podem achar que esse trabalho só pode ser feito por empresas, só que não.

Como ganhar dinheiro de forma autônoma com compostagem

Com os equipamentos e materiais corretos é possível fazer esse material e revendê-lo.

Basta uma pesquisa rápida pela internet e o usuário encontra uma série de receitas simples de como fazer a compostagem.

Para realizar o processo é preciso ter uma composteira domiciliar, ela custa em média de R$200 a R$300,00.

Caso a pessoa queira ajudar a ter um mundo melhor e pense de uma forma mais ampla, ela pode recolher todo o lixo orgânico da comunidade onde está inserida, fazer todo o processo de compostagem e assim revender um adubo natural e grande qualidade.

Esse material pode ser vendido para os moradores da região ou até mesmo para os pequenos produtores de alimentos orgânicos para que adubem as hortas e plantações de forma natural.

Além da venda do próprio material de adubo, o cliente ainda pode revender essas composteiras para outras pessoas interessadas em fazer a compostagem.

4. Como ganhar dinheiro de forma autônoma com revenda de bens sustentáveis

Segundo pesquisas, quase 5% do lixo plástico produzido em todo o mundo vêm dos canudos plásticos.

Além de ser um material que demora milhares de anos para se decompor, os canudos são responsáveis pela morte de centenas de vidas marinhas.

Por isso, muitos países e muitas empresas no ramo da alimentação aboliram os canudos de plásticos e passaram a usar canudos feitos de material alternativo.

Por exemplo, canudos de papel ou de aço inox.

Os canudos de aço inox são os melhores, pois, eles não geram lixo e o cliente os leva e usa diversas vezes por onde for.

Portanto, é uma ótima oportunidade de atrair aqueles clientes que possuem uma consciência ambiental e se preocupam com a sustentabilidade.

Para aqueles que possuem interesse na área, há alguns produtores que trabalham apenas com esses produtos sustentáveis e recrutam pessoas e empresas para revendê-los no mercado.

Além dos canudos, podem ser vendidas ecobags, composteiras, copos reutilizáveis, talheres de bambu, sacos reutilizáveis e muitos outros produtos sustentáveis.

Conclusão

Em suma, a sustentabilidade tem sido a preocupação de muitas pessoas.

E além de fazer bem ao planeta, atividades sustentáveis pode ser uma excelente fonte de renda.

Por isso, se você é daquelas pessoas que se preocupam com a saúde das pessoas e do planeta, essa pode ser uma excelente forma de como ganhar dinheiro de forma autônoma e sustentável e fazer uma contribuição para que tornemos o mundo um lugar melhor para se viver.

Camila Santos

Mãe da Clara, carioca e viajante. Fundadora e diretora criativa da Seja CEO e do Sempre Fui Geek. Apaixonada por livros, música, natureza e por criar narrativas inesquecíveis.

1

Pode ser do seu interesse

Renda extra na internet: 5 formas fáceis

Renda extra na internet: 5 formas fáceis

Como empreender na área da saúde

Como empreender na área da saúde

Ganhar dinheiro com blog: 6 formas lucrativas

Ganhar dinheiro com blog: 6 formas lucrativas

Dicas para vender doces gourmet

Dicas para vender doces gourmet

Como se tornar blogueira de viagem? Entenda

Como se tornar blogueira de viagem? Entenda

Como ganhar dinheiro vendendo artesanato pela internet?

Como ganhar dinheiro vendendo artesanato pela internet?