terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 21:58:26
Portal Útil

O ESP32 é provavelmente o tipo mais conhecido entre as placas da família ESP, que tem a mesma premissa que as já tradicionais placas Arduino. Ou seja, são ideais para quem começou agora a desenvolver seus projetos, e precisa de um mecanismo que ofereça funções sólidas, porém, simples e não muito complexas.

Os microcontroladores ESP tem uma vantagem em relação ao Arduino: eles fazem conexões wi-fi, coisa que podemos até conseguir programar um Arduino para fazer, mas somente quando combinados com outros componentes.

Enfim, se você quer conhecer os microcontroladores ESP e saber qual a melhor opção entre o ESP32 e o ESP8266, venha conferir conosco!

O que este artigo aborda:

O que é o ESP32 e como surgiu?

Os ESP são produtos da empresa Espressif, de origem chinesa, que são dedicados a facilitar a vida de quem começou a desenvolver projetos recentemente. São as chamadas “placas de desenvolvimento” que auxiliam com ferramentas simples, mas bastante versáteis os primeiros passos de uma criação que pode se tornar muito mais complexa.

O ponto forte das ESP é sua conexão wi-fi, que permite assim realizar uma série de projetos que um arduino, concorrente mais tradicional, não poderia fazer.

ESP32 vs ESP8266

Em 2014, quando a empresa lançou seu projeto, contava apenas com o ESP8266, mas logo em 2016, a empresa lançou o seu ESP32.

O ESP32 como evolução do ESP8266

Como dissemos, o ESP8266 veio antes do ESP32, logo, podemos considerar o ESP32 como uma evolução do seu predecessor.

Mas isso não faz do ESP8266 um objeto necessariamente rudimentar. Ele ainda é uma alternativa muito viável, por ter conexão wi-fi, poder ser programado pelo IDE Arduino do seu concorrente e com um custo baixíssimo de energia, o que faz dele muito útil em alguns projetos.

Diferença entre ESP32 e ESP8266

Mas não podemos negar que o ESP32 é de fato superior ao ESP8266, porque além de realizar praticamente tudo o que o predecessor realiza, como wi-fi, ser programado com IDE Arduino, etc., o ESP32 também tem mais capacidade de processamento, maior memória para executar suas tarefas, sensor de temperatura e tecnologia Bluetooth.

Placa de desenvolvimento e tipos de Módulo ESP32

As chamadas placas de desenvolvimento são o modo mais adequado e simples de utilizar o ESP32. Ambos, em conjunto, trazem inúmeras ferramentas para os seus projetos. Vamos conhecer alguns módulos do ESP32 abaixo:

Módulo Wi-Fi ESP32 Bluetooth

O mais simples de todos, porém, ainda bastante útil e com certeza o melhor para quem começou agora. Pode ser programado com Arduino IDE e conta com regulador de tensão.

Módulo Wi-Fi ESP32 Bluetooth TTGO Mini

Ideal para ser utilizado em projetos portáteis, esse módulo se destaca pelo seu tamanho menor e por ser mais prático.

Módulo Wi-Fi ESP32 com suporte de bateria

Esse módulo é um dos mais completos e, apesar de não ser muito grande, tem funções bastante interessantes como botão de liga e desliga e suporte para ser acoplado em algumas baterias.

Módulo Wi-Fi ESP32 LoRa SX1276 com OLED

Esse módulo conta com a tecnologia LoRa, que permite que ele se comunique com aparelhos a até 4 km de distância em áreas urbanas (pode chegar a 9 km de distância em áreas rurais) e faz tudo isso com um consumo energético moderado, mas também tem suporte para bateria e até painéis solares.

Módulo Wi-Fi ESP32 com Câmera e Display OLED

Ideal para protótipos relacionados a área de monitoramento e segurança. Esse módulo vem com câmera, display, sensor de presença e suporta cartões SD.

Esses são os diferentes módulos do ESP32, que mostram o potencial que esse microcontrolador tem para agregar seus projetos. Não deixe de conferir esse dispositivo!

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

Como saber se um e mail é verdadeiro ou falso?

Como saber se um e mail é verdadeiro ou falso?

Reconhecimento facial: como funciona e quais suas aplicações

Reconhecimento facial: como funciona e quais suas aplicações

Celulares Huawei são bons? Confira

Celulares Huawei são bons? Confira

Plataformas de streaming mais famosas

Plataformas de streaming mais famosas

Melhor controle parental para monitorar os filhos

Melhor controle parental para monitorar os filhos

Qual VPN mais seguro?

Qual VPN mais seguro?