quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 18/08/2022 00:51:26
Portal Útil

Sabemos que os óculos são essenciais para que as pessoas tenham algum tipo de problema na visão e devem ser usados todos os dias, então é muito importante que eles estejam sempre em boas condições, ou seja, sem manchas ou riscos, isso vai ajudar a pessoa a enxergar melhor. 

E é justamente por ter que usá-lo todos os dias, que os óculos ficam mais expostos a ter arranhões e podem incomodar bastante quem irá fazer o uso, então a principal dúvida de quem usa óculos, é se é possível tirar arranhões das lentes do óculos de grau. Porém, a resposta vai depender do tipo de arranhão que está presente na lente, isso porque alguns tipos de riscos podem ser retirados com alguns truques caseiros ou por ser também com a ajuda de um profissional, levando seu óculos até uma ótica especializada. 

Mas, devemos ressaltar que riscos mais profundos não podem ser retirados da lente do óculos, somente os mais superficiais, e é por isso que você deve observar muito bem o tamanho e profundidade do arranhão para saber se é possível ou não retirá-lo.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é o material de que a lente foi fabricada, antes de usar qualquer produto caseiro, isso porque o uso deliberado desses produtos pode danificar a lente do óculos feminino ou masculino.

Ter a lente do óculos pode atrapalhar, especialmente se elas estão bem no centro da lente, então, se você está sofrendo com arranhões ou manchas na sua lente de grau veja abaixo algumas dicas de como retirá-los para conseguir ter uma visão.

Como tirar arranhões dos óculos

O que este artigo aborda:

Use pano de microfibra

Os panos de tecido de microfibra são um dos mais macios que existem e por esse motivo são perfeitos para tirar arranhões e manchas da lente de óculos de grau. E por coincidência os paninhos de microfibra são conhecidos por serem mágicos, no qual são ótimos aliados para retirar quase que completamente qualquer tipo de sujeira.

Para conseguir retirar as manchas, sujeiras e arranhões superficiais, basta esfregar o pano sobre a lente do óculos de grau, repita o processo até que as imperfeições saiam completamente. E pode fazer o mesmo toda vez que sentir necessidade. 

Cera para veículos

As ceras para veículos também podem funcionar, ela vai agir preenchendo os pequenos espaços feitos pelos arranhões, dessa forma eles vão “desaparecer”, fazendo com que eles fiquem bem mais discretos. Mas é importante ressaltar que é necessário usar o mínimo possível do produto, já que o excesso dele pode mais atrapalhar que ajudar. 

Então, para usar a cera no óculos de grau, você só precisa pegar uma pequena porção do produto e ir aplicando na lente fazendo movimentos circulares. Para finalizar, você pode usar uma flanela bem macia para fazer o polimento e depois enxágue em água corrente. 

Bicarbonato de sódio

Para quem não sabe, o bicarbonato é um excelente aliado, não só na cozinha, mas também pode ajudar em diferentes receitinhas caseiras, que são bem eficientes por sinal. O que muitos não sabem é que o bicarbonato de sódio também pode ser usado para retirar sujeiras da lente do óculos. 

Na limpeza da lente é preciso fazer uma pequena mistura de bicarbonato de sódio com água, a misturinha deve ficar com um aspecto de pasta, na aplicação faça movimentos bem leves e para finalizar, é preciso enxaguar a peça com água em temperatura ambiente, para polir use um pano de microfibra.

Limpa lentes

Esse produto foi desenvolvido justamente para retirar sujeiras, manchas ou arranhões de lentes. O limpa lente pode ser usado tranquilamente, pois não há nenhuma contra-indicação, ou seja, não vai danificá-las. O produto pode ser encontrado, em um pequeno frasco em spray vendidos em óticas, e seu preço varia entre R$10 e R$20 reais.

O limpa lentes tem uma ação parecida com o pano de microfibra, fazendo quase toda a remoção de sujeiras e manchas. 

Limpadores de telas

Os limpadores de tela, são recomendados para a limpeza de telas mais delicadas, como telas de celular, televisão, tablet, entre outros. Por esse motivo também são ideias para limpar a lente, o produto só deve ser usado para retirar sujeiras mais complicadas de sair, isso porque o uso indiscriminado, pode ocasionar problemas para sua lente.

O limpa tela pode ser usado para fazer a limpeza de lentes de vidro, já que são bem parecidas com display mais sensíveis, a aplicação deve ser feita com um pano de microfibra para não causar mais nenhum dano a sua lente.

Creme dental

O creme dental além de ser um produto bem barato, todo mundo tem em casa, elas podem ser uma boa aliada na hora de retirar sujeiras e arranhões da lente, porém a pasta não pode ser abrasiva nem em gel. 

Para fazer uma boa aplicação, coloque um pouco do produto na lente e faça movimentos circulares com a ajuda de uma flanela macia. Por fim, faça o enxágue das lentes com água corrente e em temperatura ambiente.  

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

O que fazer para ter renda extra?

O que fazer para ter renda extra?

Filmes educativos para assistir com os filhos

Filmes educativos para assistir com os filhos

Presente para o dia dos pais: 16 ideias criativas incríveis

Presente para o dia dos pais: 16 ideias criativas incríveis

Aprender a tocar violão em casa: dicas e metodologias

Aprender a tocar violão em casa: dicas e metodologias

Como acalmar um bebê? Veja 5 formas

Como acalmar um bebê? Veja 5 formas

Investimento no Tesouro Direto: saiba tudo a respeito

Investimento no Tesouro Direto: saiba tudo a respeito