quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 18/08/2022 07:17:56
Portal Útil

Quando se fala em processo seletivo para ingresso em universidades públicas e privadas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocupa atualmente o centro das atenções.

Estudantes de baixa renda também podem participar de bolsas concedidas pelo governo ou programas de financiamento a juros baixos por meio de notas do Enem.

Se você por um acaso já ouvir falar sobre a prova do Enem, porém ainda não sabe por que ele existe e sobre como ele funciona, você poderá tirar as suas dúvidas aqui. Aproveite esta oportunidade para descobrir quais oportunidades poderão abrir para você depois que fazer a prova do ENEM.

O que este artigo aborda:

O que é Enem?

Destacamos que o ENEM é uma prova anual, ela é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio dentro das escolas no Brasil. O exame consiste em média de 180 questões e mais uma redação.

Logo, o Enem é uma excelente oportunidade para os participantes avaliarem sua formação e verem onde precisam melhorar.

Quando pode fazer ENEM

Quem pode fazer o teste?

O Enem tem o objetivo de avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio e programas de educação de adolescentes e adultos (EJA). No entanto, qualquer pessoa pode participar do Enem. Isso vale para quem ainda está no ensino médio, mas também para quem já está na faculdade ou até mesmo na pós-graduação.

Para os cursos online, uma das principais características da prova Enem tende a ser a democracia. Como, por exemplo, será a forma como são tratados todos os alunos que precisam de assistência especial no objetivo de curar a prova. Durante a prova, há pessoas com deficiência auditiva, que terão o direito de usar um intérprete de Língua Brasileira de Sinais com o objetivo de fazer a prova.

Estudantes internados, idosos, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais, pacientes autistas, etc. Eles também têm suporte extra para fazer o exame com tranquilidade. Circunstâncias especiais podem ser notificadas no momento do registro.

Como está a redação do Enem?

Para as provas de redação, o Enem traz diversos textos básicos e uma situação-problema, que o aluno deverá estar relacionada a uma questão política, social ou cultural. Por exemplo, na edição mais recente, o Enem colocou em pauta a invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.

Em sua dissertação, você deve considerar o tema proposto e escrever um ensaio argumentativo. Ou seja, neste artigo, você deve apresentar seu ponto de vista e usar explicações e argumentos com o objetivo de convencer seu ponto de vista.

As redações deverão ter no máximo 30 linhas.

Quando pode fazer ENEM?

As classificações do Enem utilizam cálculos complexos que vão muito além de somar as perguntas certas. Trata-se de um modelo denominado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Que levará sempre em consideração a dificuldade de cada questão e a coerência dos participantes em relação ao conjunto de testes. Como se o problema fosse? Dificuldade diferente? O TRI ajuda a determinar até onde um candidato pode passar.

Enem impresso e o Enem digital

A grande diferença entre as duas formas é o formato do teste. No Enem Impresso, os candidatos farão a prova em papel impresso e, no Enem Digital, a prova será feita em uma plataforma digital que foi desenvolvida pelo Inep.

De acordo com um anúncio recente, das duas modalidades de exame, apenas a redação deve ser feita na forma impressa.

Como se preparar para o exame?

Podemos destacar que agora você já entende sobre como funciona o Enem, precisa focar no aprendizado! Afinal, este teste pode determinar o seu futuro. Para isso, dentro do mercado há diversos Cursos Online Grátis que tem o objetivo de preparar os participantes para a realização da prova.

1. Plano de estudos do Enem

Desenvolvido em colaboração com o cursos online, os planos de ensino estudos tem uma periodicidade mensal, de segunda a sexta-feira, onde se estuda uma disciplina por dia. Lá, você pode acessar dicas de estudos, como estudar e escrever e dominar todas as matérias que podem aparecer na prova.

2. Guia de escrita do inimigo

O Guia de Redação do Enem também é 100% gratuito e vai te ensinar tudo o que você precisa para escrever bem.

Além de aprender a escrever uma redação argumentativa, você também pode conferir critérios de correção, exemplos de redação e dicas de especialistas no assunto!

3. Manual

O Manual do Enem é uma plataforma de aprendizado que disponibiliza todo o conteúdo que pode ser cobrado no Enem. Junto com vídeos, imagens, texto existem exercícios para testar seus conhecimentos.

Confira alguns conteúdos: português, redação, filosofia, física, história, inglês, espanhol, matemática, química, geologia, sociologia e fisiologia.

Onde são usadas as notas do Enem?

Podemos destacar que o ENEM é o maior vestibular dentro do Brasil, ou seja, tem como objetivo ajudar a ampliar o acesso ao ensino superior. Com isso, as notas do Enem podem ser utilizadas em programas governamentais, que são:

  • Sistema de Escolha Única (Sisu): Destinado a selecionar alunos para universidades e instituições federais e estaduais;
  • Programa Universidade para Todos (Prouni): Alunos que optam por bolsas de 50% e 100% para faculdades, centros universitários ou universidades particulares;
  • Fundos de Assistência Financeira Estudantil (FIES): selecionam alunos para faculdades privadas e públicas por meio de auxílio parcial ou integral.

Para saber mais sobre quando pode fazer ENEM, veja o vídeo do canal Denise Toledo.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Como fazer intercâmbio para aprender inglês

Como fazer intercâmbio para aprender inglês

O que é GMAT e como se preparar para a prova

O que é GMAT e como se preparar para a prova

Realçador de sabor umami

Realçador de sabor umami

Escada para eletricista: quais os melhores tipos

Escada para eletricista: quais os melhores tipos

Banco de couro para carros: tipos e vantagens

Banco de couro para carros: tipos e vantagens

Melhor controle parental para monitorar os filhos

Melhor controle parental para monitorar os filhos