Portal Útil

Quem mora em uma região com inverno mais rigoroso pode se beneficiar ao planejar a decoração para jardim de inverno. Afinal, esse espaço tende a ser muito bonito, colorido e ótimo para qualquer pessoa que queira contar com um jardim no interior de sua residência.

Normalmente, o jardim de inverno é instalado na sala ou em algum outro cômodo que receba bastante incidência de luz natural. Ou seja, nada impede que o seu jardim agregue beleza e uma atmosfera ainda mais leve para qualquer outro espaço, como a entrada ou um quarto.

Além de ser um elemento muito bonito, a vegetação também acaba por conceder um toque diferenciado e uma sensação única de vida e natureza para a sua residência. Portanto, montar a decoração para jardim de inverno em casa, com tonalidades vivas e diversos tons de verde, tem tudo para tornar a sua casa ainda mais animada e agradável.

Quer saber como criar o seu próprio jardim de inverno agora mesmo? Então, leia as próximas linhas recheadas de orientações para esclarecer todos os seus questionamentos e lhe premiar com um magnífico jardim!

O que este artigo aborda:

Decoração para jardim de inverno
Decoração para jardim de inverno
Pin It

Ideias para a decoração do seu Jardim de Inverno

Basicamente, o jardim de inverno é um tipo de estufa ligado a uma residência que pode ser utilizado como espaço para ventilação e para iluminação. Além de fazer com que o espaço fique muito mais atraente e ligado à natureza, o jardim ganhou esse nome porque segue muito vivo mesmo na época mais fria do ano.

Vale salientar que o termo ‘jardim de inverno’ apareceu no continente europeu, no decorrer de uma época do ano em que os jardins abertos se deterioraram por causa das baixas temperaturas e/ou falta de sol. O ambiente também é chamado de ‘jardim interno’.

Móveis aconchegantes

Sofás, cadeiras, banquinhos e poltronas podem oferecer um espaço bem agradável para apreciar o seu jardim de inverno. Além de aumentar o charme local, esses itens são altamente aconchegantes.

Estante de livros

Se você vai montar a decoração para jardim de inverno com sofá ou banquinhos, que tal colocar um estante de livros se couber? Afinal, essa atividade combina muito com essa época do ano e tem até mesmo uma música conhecidíssima para embalar a atividade: ‘um dia frio, um bom lugar para ler um livro…’

Madeiras e pedras

Uma decoração para jardim de inverno com temática rústica? As madeiras e pedras contribuem para dar esse charme muito mais tradicional e rústico para o seu espaço favorito. E, definitivamente, a decoração faz toda a diferença. Só tenha cuidado para que os itens sejam resistentes à umidade e ao calor!

Tijolos

Caso a sua intenção seja dar um aspecto mais moderno e sofisticado para o seu jardim interno, a melhor alternativa é adotar tijolos e até itens de concreto aparente. Sendo assim, não deixe de escolher algumas plantas que também combinem com esse aspecto.

Quais as plantas funcionam melhor no inverno?

Primeiramente, você não pode considerar somente a beleza das plantas para a montagem do seu jardim de inverno. É essencial selecionar os tipos que melhor se ajustam às dimensões do espaço e também à intensidade da luminosidade que o local deve receber durante o dia.

Afinal, uma planta que precisa de muito espaço para crescer não conseguirá se desenvolver em uma área muito pequena e apertada. Portanto, essa é uma lista dez 10 plantas que podem embelezar ainda mais a decoração para jardim de inverno:

  • Espada de São Jorge;
  • Lírios da Paz;
  • Begônia;
  • Antúrio;
  • Palmeira Ráfis;
  • Licuara;
  • Suculentas
  • Chifre de veado;
  • Babosa de pau;
  • Jiboia;

Iluminação externa para jardim de inverno

Outro fator essencial para o sucesso da decoração para jardim de inverno é o cuidado com a iluminação, uma vez que dará ainda mais sofisticação e leveza, dependendo das suas opções.

Uma boa sugestão é conferir os lugares disponíveis com boa luminosidade natural e apontar as áreas em que será instalada iluminação artificial que aprimorará ainda mais o seu espaço.

Mas, nada supera a necessidade de priorizar a luz natural. Isso quer dizer que você nem pode cogitar colocar o seu jardim interno em um lugar que não seja alcançado pela luz do sol.

Avalie com muito cuidado a arquitetura de sua residência e selecione o local de maior incidência de luz solar, de maneira a tornar o jardim um verdadeiro refúgio no seu lar. Isso porque a luz do sol é a responsável por assegurar essa sensação de natureza por perto, bem como por ajuda no crescimento das plantas.

E a iluminação artificial do seu jardim? A melhor alternativa é não acender o espaço totalmente. Basta usar somente alguns pontos de luz para valorizar todas as plantas, rendendo um clima especial, que apenas esses ambientes internos conseguem propiciar!

Experimente as lindas luminárias pendentes, arandelas ou luz focal em pontos estratégicos do seu jardim. 

Escolha o local perfeito para o seu Jardim de Inverno

No momento de criar a sua decoração para jardim de inverno, você tem toda a liberdade para decidir na horizontal ou vertical, com muita variedade de plantas e flores ou algo mais contido. No entanto, a incidência do sol pode ser determinante para encontrar o lugar perfeito.

Mas, é importante citar que há espaços nas varandas, embaixo das escadas e outras áreas que não são devidamente ocupadas na sua residência que podem render um excelente jardim interno.

O mesmo pensamento vale para a ideia de fazer um jardim pequenino dentro da sala. Pegue aquele cantinho mais reservado para trazer a natureza para perto, mas sem abrir mão da luz direta do sol.

Conclusão

Definitivamente, a decoração para jardim de inverno demanda um pouco de criatividade e atenção ao encontrar um lugar banhado pela luz do sol e que seja protegido das intempéries da natureza na sua propriedade. 

Mas, nada impede que você aposte em um jardim suspenso ou em uma proporção menor do que pensado inicialmente. 

Afinal, tudo vale a pena para trazer aqueles elementos naturais e vivos para mais perto do seu lar!

Para saber mais sobre decoração para jardim de inverno, veja o vídeo do canal Dicas Decor com Mariana Cabral.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária e empresária, Isabella Moretti compartilha inspirações e referências sobre decoração, arquitetura, plantas, projetos de DIY e ideias para festas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse