Portal Útil

As plantas aromáticas são ideais para dar aroma e frescor ao ambiente. Nesta oportunidade, dizemos-lhe quais são as espécies que pode cultivar facilmente.

Cultivar plantas aromáticas dentro de casa não é uma tarefa difícil. De fato, existe uma grande variedade de espécies que se adaptam facilmente a essas condições ambientais.

O melhor é que alguns deles podem ser usados ​​na culinária ou medicinalmente. Outros, por sua vez, acrescentam beleza aos espaços. Quais são os melhores?

Entre os mais conhecidos podemos citar o alecrim, o manjericão, a folha de louro e a hortelã. No entanto, a lista é muito mais ampla.

Nesta oportunidade detalhamos 6 opções, suas características e algumas dicas para seus cuidados. Continue lendo!

O que este artigo aborda:

Plantas aromáticas para jardim
Plantas aromáticas para jardim
Pin It

6 plantas aromáticas para jardim

As plantas aromáticas são conhecidas, em grande medida, pelo seu valor medicinal. Especificamente, são uma fonte de óleos essenciais cujo sabor e fragrância são utilizados para fins terapêuticos, culinários e cosméticos.

1. Cebolinha

A cebolinha é uma das plantas aromáticas mais recomendadas para crescer dentro de casa.

Destaca-se pelo seu sabor particular a cebola, embora o seu aroma seja mais suave. É uma fonte de vitamina C, proteínas solúveis e antioxidantes.

A nível culinário, recomenda-se temperar peixes, carnes e sopas. Também pode ser incorporado em saladas e receitas de vegetais.

Sua manutenção não é complicada. Requer pouco sol, cerca de duas horas de luz direta são suficientes – e se adapta facilmente às condições internas.

2. Endro

Se existe uma planta aromática interessante e adequada para a cozinha, é o endro. Seja fresco ou seco, é ideal para dar sabor e aroma a saladas, molhos e peixes, entre outras preparações.

Somado a isso, destaca-se por suas propriedades medicinais. A Planta possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas, carminativas, estimulantes e estomacais.

Quanto ao seu cuidado, requer luz direta. Por isso, ao plantá-lo dentro de casa, o ideal é colocá-lo próximo a uma janela ou outra fonte de luz.

Sua irrigação deve ser moderada e o substrato deve ter um bom sistema de drenagem.

3. Lavanda

Uma das plantas aromáticas favoritas para colocar dentro de casa é a lavanda. O seu aroma é relaxante e dá uma sensação de frescura. Na verdade, acredita-se que ajuda a repelir insetos, como mosquitos e mosquitos.

O que está comprovado é que contém óleos voláteis que ajudam a acalmar o estresse e a ansiedade.

Ao cultivar esta planta, considere que o vaso deve ter um bom sistema de drenagem. A lavanda é bastante sensível ao excesso de água.

4. Coentro

O coentro é como um alimento funcional com propriedades promissoras para o bem-estar.

Isso, em referência ao seu teor de compostos bioativos com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, neuroprotetores e ansiolíticos, entre outros.

Especificamente, é uma das plantas aromáticas mais utilizadas na cozinha. Seu aroma é forte, assim como seu sabor. Acompanha muito bem carnes, sopas, saladas, legumes e peixes.

O cultivo interno é relativamente fácil. Basta introduzir uma mistura de turfa e areia em uma panela com um bom sistema de drenagem.

Não é necessário regá-lo regularmente. Você tem que esperar até que a terra esteja seca.

Quanto à luz, requer cerca de 4 ou 5 horas de sol diariamente. Por isso, o ideal é tê-lo perto de uma janela.

5. Alecrim

O alecrim é uma das plantas aromáticas valorizadas pelas suas propriedades medicinais.

Além disso, é ideal para jardins dentro de casa. Seus galhos são usados ​​para dar sabor a sopas, ensopados, receitas com legumes e carnes.

Requer mais cuidados do que outras espécies. Para ser mais exato, precisa de 5 a 6 horas de luz direta.

Sua rega deve ser moderada, pois o excesso de umidade apodrece suas raízes. Mesmo assim, não é bom deixar o substrato secar completamente.

6. Tomilho

Para além das suas propriedades aromáticas e culinárias, o tomilho destaca-se pelas suas contribuições para a saúde

Por outro lado, é um ingrediente muito versátil, pois acrescenta sabor e aroma a pratos com carnes, ensopados, legumes e sopas.

No que diz respeito ao seu cuidado, requer luz solar direta e correntes de ar. Em espaços interiores, deve ser mantido junto às janelas para garantir estas condições.

Como outras plantas, é essencial garantir uma boa drenagem, bem como um bom substrato e húmus. Os vasos de barro são a melhor opção para promover o seu crescimento saudável.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse