terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 21:28:54
Portal Útil

As plantas aromáticas são ideais para dar aroma e frescor ao ambiente. Nesta oportunidade, dizemos-lhe quais são as espécies que pode cultivar facilmente.

Cultivar plantas aromáticas dentro de casa não é uma tarefa difícil. De fato, existe uma grande variedade de espécies que se adaptam facilmente a essas condições ambientais.

O melhor é que alguns deles podem ser usados ​​na culinária ou medicinalmente. Outros, por sua vez, acrescentam beleza aos espaços. Quais são os melhores?

Entre os mais conhecidos podemos citar o alecrim, o manjericão, a folha de louro e a hortelã. No entanto, a lista é muito mais ampla.

Nesta oportunidade detalhamos 6 opções, suas características e algumas dicas para seus cuidados. Continue lendo!

Plantas aromáticas para jardim

O que este artigo aborda:

6 plantas aromáticas para jardim

As plantas aromáticas são conhecidas, em grande medida, pelo seu valor medicinal. Especificamente, são uma fonte de óleos essenciais cujo sabor e fragrância são utilizados para fins terapêuticos, culinários e cosméticos.

1. Cebolinha

A cebolinha é uma das plantas aromáticas mais recomendadas para crescer dentro de casa.

Destaca-se pelo seu sabor particular a cebola, embora o seu aroma seja mais suave. É uma fonte de vitamina C, proteínas solúveis e antioxidantes.

A nível culinário, recomenda-se temperar peixes, carnes e sopas. Também pode ser incorporado em saladas e receitas de vegetais.

Sua manutenção não é complicada. Requer pouco sol, cerca de duas horas de luz direta são suficientes – e se adapta facilmente às condições internas.

2. Endro

Se existe uma planta aromática interessante e adequada para a cozinha, é o endro. Seja fresco ou seco, é ideal para dar sabor e aroma a saladas, molhos e peixes, entre outras preparações.

Somado a isso, destaca-se por suas propriedades medicinais. A Planta possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas, carminativas, estimulantes e estomacais.

Quanto ao seu cuidado, requer luz direta. Por isso, ao plantá-lo dentro de casa, o ideal é colocá-lo próximo a uma janela ou outra fonte de luz.

Sua irrigação deve ser moderada e o substrato deve ter um bom sistema de drenagem.

3. Lavanda

Uma das plantas aromáticas favoritas para colocar dentro de casa é a lavanda. O seu aroma é relaxante e dá uma sensação de frescura. Na verdade, acredita-se que ajuda a repelir insetos, como mosquitos e mosquitos.

O que está comprovado é que contém óleos voláteis que ajudam a acalmar o estresse e a ansiedade.

Ao cultivar esta planta, considere que o vaso deve ter um bom sistema de drenagem. A lavanda é bastante sensível ao excesso de água.

4. Coentro

O coentro é como um alimento funcional com propriedades promissoras para o bem-estar.

Isso, em referência ao seu teor de compostos bioativos com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, neuroprotetores e ansiolíticos, entre outros.

Especificamente, é uma das plantas aromáticas mais utilizadas na cozinha. Seu aroma é forte, assim como seu sabor. Acompanha muito bem carnes, sopas, saladas, legumes e peixes.

O cultivo interno é relativamente fácil. Basta introduzir uma mistura de turfa e areia em uma panela com um bom sistema de drenagem.

Não é necessário regá-lo regularmente. Você tem que esperar até que a terra esteja seca.

Quanto à luz, requer cerca de 4 ou 5 horas de sol diariamente. Por isso, o ideal é tê-lo perto de uma janela.

5. Alecrim

O alecrim é uma das plantas aromáticas valorizadas pelas suas propriedades medicinais.

Além disso, é ideal para jardins dentro de casa. Seus galhos são usados ​​para dar sabor a sopas, ensopados, receitas com legumes e carnes.

Requer mais cuidados do que outras espécies. Para ser mais exato, precisa de 5 a 6 horas de luz direta.

Sua rega deve ser moderada, pois o excesso de umidade apodrece suas raízes. Mesmo assim, não é bom deixar o substrato secar completamente.

6. Tomilho

Para além das suas propriedades aromáticas e culinárias, o tomilho destaca-se pelas suas contribuições para a saúde

Por outro lado, é um ingrediente muito versátil, pois acrescenta sabor e aroma a pratos com carnes, ensopados, legumes e sopas.

No que diz respeito ao seu cuidado, requer luz solar direta e correntes de ar. Em espaços interiores, deve ser mantido junto às janelas para garantir estas condições.

Como outras plantas, é essencial garantir uma boa drenagem, bem como um bom substrato e húmus. Os vasos de barro são a melhor opção para promover o seu crescimento saudável.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Estilos de pisos para casas

Estilos de pisos para casas

Principais causas de incêndios em residências

Principais causas de incêndios em residências

Como fazer horta em casa? 9 dicas de profissionais

Como fazer horta em casa? 9 dicas de profissionais

Como limpar janela com tela de proteção?

Como limpar janela com tela de proteção?

Como organizar armário de cozinha? Aprenda

Como organizar armário de cozinha? Aprenda

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada