terça-feira, 5 de julho de 2022 - 05/07/2022 00:16:27
Portal Útil

Vai comprar um carro e não sabe se vale a pena investir no banco de couro? Muita gente tem essa dúvida, não é mesmo? Afinal, estamos falando de um item premium, capaz de valorizar o automóvel.

Nessa hora, além de fazer um comparativo de carros, é válido entender mais sobre os diferenciais desse adicional. Será que o benefício é apenas estético ou há mais vantagens em fazer esse investimento?

Se você está indeciso, está no lugar certo! Isso porque, vamos falar sobre todas as diferenças de bancos de couro e suas nuances? Boa leitura!

O que este artigo aborda:

Quais os tipos de banco de couro para carros?

Em resumo, podemos dizer que existem três tipos de banco de couro automotivo. As opções são:

  • couro natural;
  • couro sintético;
  • couro ecológico.

As diferenças entre eles são sutis de serem notadas, mas cada um tem suas próprias características e diferenciais. Mas vale dizer que todos podem deixar o carro mais sofisticado, confortável e moderno. Quer saber a diferença entre eles? Continue a leitura!

Banco de couro para carros

Banco de couro animal

O banco de couro animal é feito a partir de peles de animais. A vantagem na escolha por este tipo de material, além da elegância e o ar moderno para o automóvel, é sua fácil higienização.

Isso porque o couro animal não absorve líquidos quando algo é derramado diretamente em sua superfície. Tal eficácia impede o crescimento de micro-organismos nocivos para a saúde, como ácaros e fungos.

Outro quesito em destaque é a agradável sensação ao toque, que parece deslizar em razão da maciez do tecido. 

Banco de couro sintético e ecológico

Enquanto o couro legítimo é feito a partir de peles de animais, peças sintéticas são feitas a partir de compostos químicos e é uma alternativa sustentável.

Existe também o couro ecológico, que passa pelo mesmo processo, mas é produzido a partir da seringueira, o que o torna ainda mais sustentável.

A diferença prática do couro sintético para o legítimo, além da aparência mais “brilhosa” do segundo, está no toque. Se o couro sintético for dobrado com muita força, ele não apresenta rugas como o couro animal.

No entanto, tecidos sintéticos de baixa qualidade podem dar uma aparência grosseira ao veículo e também ser pouco agradável ao toque.

Quais são as vantagens do banco de couro para carros?

Como supracitado, o banco de couro é o ideal para quem busca sofisticação, elegância e conforto.

Enquanto automóveis com bancos de couro revestido trazem todas essas sutilezas marcantes, aqueles de tecido acumulam mais sujeira e são menos agradáveis ao toque.

Com o tempo, o banco feito de tecido, pode desenvolver mofo se não for extremamente bem cuidado e limpo com alta regularidade. Isso porque o banco com tecido não é impermeável, então toda sujeira que for derramada exigirá um trabalho dobrado para que o veículo não fique inteiramente impregnado.

Mais conforto

Tanto o couro legítimo quanto o couro sintético trazem conforto superior, se comparado ao tecido de revestimento do carro.

Isso porque eles fazem o corpo “deslizar” no banco. Já reparou que, eventualmente, em um carro com banco revestido de tecido, a roupa parece grudar no automóvel? O banco de couro garante essa vantagem.

Mais sofisticação

Como não acumula sujeira com facilidade, o banco de couro aparentará estar sempre limpo e sem manchas, o que o torna mais agradável aos olhos.

Além dessa vantagem, o requinte e a beleza natural deste material se destaca aos olhos, deixando o veículo com um ar moderno e elegante.

Fácil higienização

Em razão do couro legítimo não absorver nenhum tipo de sujeira, apenas os cuidados básicos com a sua higienização são suficientes para manter o interior do carro sempre limpo.

Valorização do automóvel

Primeiramente, é importante ressaltar que o banco de couro conta como item de valorização caso você deseje, em algum momento, vender o seu automóvel.

Como o banco de tecido acumula muita sujeira ele fica exposto a eventuais manchas de sujeira e outros entraves, o que desvaloriza o carro na hora de revendê-lo.

Como limpar e hidratar o banco de couro do carro?

A dica para manter seu banco de couro sempre limpo é usar produtos específicos para a higienização do carro. Ou seja, que higienizam sem danificar o material.

Agora, se chegou a vez de hidratar o couro do carro, o ideal também é utilizar algum hidratante específico para o material. Lembre-se de sempre dar preferência ao hidratante líquido, que garante maior e melhor absorção do produto.

Porém, a maior dica é seguir o manual de uso. Sempre que for fazer algum tipo de manutenção no seu banco de couro, fique atento às orientações do fabricante e tenha cuidado com as receitas caseiras.

Conclusão

Por fim, a conclusão é que o banco de couro é recomendável para todos aqueles que desejam andar lado a lado com a sofisticação, modernidade e conforto. Então, vale muito a pena fazer este investimento. 

Enquanto os bancos de tecidos naturais são difíceis de serem preservados e higienizados, os de couro são muito mais práticos e duradouros. Portanto, estamos falando de vantagens que vão além da beleza.

O conteúdo "Banco de couro para carros: tipos e vantagens" foi feito por Redação Portal Útil e distribuído por Portal Útil na categoria Automotivo em .

Redação Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Armazenamento de carne: como fazer da forma correta

Armazenamento de carne: como fazer da forma correta

Qual o melhor vaso sanitário que não entope?

Qual o melhor vaso sanitário que não entope?

Como decorar a casa com plantas?

Como decorar a casa com plantas?

Qual ramo empreender?

Qual ramo empreender?

Produto para crescer barba funciona? Entenda

Produto para crescer barba funciona? Entenda

Suplementos proteicos para ganhar massa muscular

Suplementos proteicos para ganhar massa muscular