Portal Útil

Afinal, você quer aprender como plantar batata inglesa? Antes de mais nada, saiba que o cultivo de batatas, que nós amamos consumir como purê, assadas ou fritas, possui vários segredos. 

O que este artigo aborda:

Como plantar batata inglesa
Como plantar batata inglesa
Pin It

Como plantar batata inglesa?

Primeiramente, mais conhecida como batata-inglesa (Solanum tuberosum), esse tubérculo é originário da América do Sul. No entanto, a planta prefere o clima seco e bem frio. Uma vez que é nativa da região dos Andes, esse tubérculo prospera nas temperaturas baixas. 

Ainda que seja muito assimilada com a batata-doce (Ipomoea batatas), o cultivo da batata-inglesa é bastante diferente. Uma vez que, enquanto a batata-doce pode ficar na água para criar ramas, a batata-inglesa quase sempre apodrece quando é utilizado o mesmo processo. 

Nesse caso, mesmo que brote alguns galhinhos, você não vai ter batatas se usar somente as ramas no plantio.

1. Utilize uma batata semente

Sendo assim, para conseguir cultivar a planta e ter batatinhas para colher, é necessário usar uma batata! Isso porque a técnica que você usará é a mesma utilizada por produtores profissionais e envolve escolher tubérculos menores, também chamados de “batata semente”. 

Ou seja, separe algumas e as deixe escondidas dentro de um local escuro e seco. Em apenas algumas semanas, os ramos começam a aparecer na batata. Por sua vez, as batatas orgânicas costumam apresentar um melhor resultado quando utilizadas como batatas-sementes. 

Agora, caso você use uma batata grande, é possível separar em partes menores, cortando em pedaços. Dessa maneira, descarte as partes mais moles e, especialmente, as que começaram a mofar ou então apodrecer.

2. Canela em pó evita o apodrecimento da batata

Por fim, se você conseguiu brotos em uma batata grande e a cortou em pedaços menores, antes de plantá-los, deixe cada pedaço em um local seco para que eles não apodreçam. Nesse caso, use canela em pó para cobrir as áreas cortadas da batata. 

Isso porque esse é um truque muito conhecido de quem mexe com plantas, pois a canela é um poderoso fungicida e bactericida natural. Outra dica muito válida é fazer diversas batatas-sementes. 

Já que em nosso clima úmido e quente, um ou outro pedaço podem acabar apodrecendo antes mesmo de estarem prontos para o plantio. Ainda que eles estejam sendo cuidados e usados com canela.

3. Batata prefere bastante sol e clima seco

Em suma, como o tubérculo é um recurso da planta para armazenar nutrientes e água, a batata não se dá bem com solo úmido. Portanto, se na sua região costuma chover em alguns períodos, busque cultivar batatas fora dessa época. 

Afinal, uma temporada mais seca, na qual você controla a rega, é muito mais garantido de ter resultados do que nas temporadas chuvosas. 

Bem como quanto mais sol, melhor. No entanto, não confunda luz solar com calor. Sendo assim, é desse tipo de clima que a batata gosta: muita luz solar, com frio e clima seco.

Como colher batata inglesa?

Por fim, saiba que as batatas levam cerca de seis meses para se desenvolverem, entre o plantio e a colheita. Portanto, anote o dia em que você enterrou as sementes-batatas, para realizar a colheita na data certa. 

Assim, quando chegar o grande dia, você deve arrancar toda a planta para colher as batatas da maneira correta. Além disso, o processo para tirar as batatas do solo é muito próximo da batata-doce. 

Uma vez que a colheita ocorre cerca de três meses após o plantio e precisa ser feita quando as hastes da planta estiverem totalmente secas e os tubérculos bem firmes. Por sua vez, isso acontece aproximadamente 15 dias após a morte da parte aérea do seu pé de batata.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse