terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:54:55
Portal Útil

Todo mundo que começa uma empresa busca basicamente as mesmas coisas. A pessoa quer reconhecimento por seu produto ou serviço, quer ver seu negócio crescer cada vez mais, se tornar gigante, talvez abrir mais filiais, e claro: ter lucro.

Essa última parte, talvez seja a mais importante, já que é ela que mantém seu negócio vivo para poder seguir crescendo. Temos que ter em mente que se uma empresa não lucra, ela não paga as contas e consequentemente acaba fechando as portas.

Mas nem todo mundo que tem uma empresa, sobretudo os novatos, sabem entender perfeitamente como o lucro da empresa funciona. É um cenário bem normal um empresário de uma empresa jovem ver dinheiro entrando e considerar aquilo o lucro, sem levar em consideração todos os gastos que eles obrigatoriamente vão precisar ter.

Sabemos que nenhuma operação é de graça, e não importa qual seja o seu produto ou serviço, ele vai ter um custo para ser feito. E o dinheiro para cobrir esse custo vem também do valor que é pago pelo serviço.

Isso significa que não é porque aquele dinheiro entrou na sua conta pelo seu serviço ou produto que aquele é o valor do seu lucro.

Qual a margem de lucro ideal para comércio

Dito isso, sabemos que muitas pessoas devem ter dificuldades em calcular a margem de lucro de uma empresa, e muitos isso está ligado à falta de entendimento sobre como o lucro funciona ou como o cálculo é feito. E em um país onde 30% das MEIs fecham em até 5 anos, muito por má administração, é preciso estar sempre estudando.

Mas estamos aqui hoje justamente para falar desse assunto. Hoje vamos ajudar você na missão de tentar entender melhor esse assunto.

O que este artigo aborda:

O que é exatamente o lucro?

Vamos começar então falando sobre a diferença entre lucro e faturamento. as duas coisas são bem diferentes e saber a diferença entre elas é fundamental para que você entenda se a sua empresa realmente está ganhando dinheiro.

Isso é importante porque existem empresas que trabalham com itens ou serviços de alto valor, então pode ser que entre altos valores na conta por um serviço prestado, e isso pode dar a impressão de que o lucro está alto, quando, na verdade, é apenas o faturamento.

Pense o seguinte, o faturamento é o dinheiro que você recebe por um serviço prestado ou produto vendido. Porém, esse serviço ou produto gerou um gasto para você. Então você tem o valor de produção e também tem o faturamento.

O lucro é justamente o valor que sobra quando você subtrai o custo de produção do faturamento. Vamos supor que você tenha vendido algo por 100 reais, e para você poder produzir e entregar este item para o comprador, você tenha gasto 40 reais. Então você faz uma simples conta de 40 – 100 e o resultado final é 60, o seu lucro.

Nesse exemplo, notamos que:

  • 100 reais foi o valor faturado
  • 40 reais foi o custo de produção
  • 60 reais foi o lucro final

E dessa forma vemos que o lucro é consideravelmente menor que o valor faturado, e por isso, a necessidade de atenção.

Mas, e a margem de lucro?

Demos um exemplo simples da venda de um único produto, mas para calcular o valor a margem do lucro, temos que levar em consideração mais do que isso.

Existem empresários que preferem terceirizar, e deixar empresas como a Bitis Sistema de Gestão Online cuidar disso, e dessa forma ele só vai ser informado sempre que quiser sobre o lucro de sua empresa, seja de forma semanal, mensal ou anual.

Mas se você quer ter mais controle sobre seu negócio, saiba que não é difícil fazer o cálculo de forma mais ampla.

Pense que para saber a margem de lucro mensal do seu negócio, você só precisa levar o exemplo que já demos a algo mais amplo. Ao invés de levar em conta uma venda, leve em conta a média de vendas que você tem no mês, e ao invés de levar em conta os gastos de um produto, leve em consideração o valor gasto para produzir o que você vende em um mês.

Vamos supor que você tenha chegado ao seguinte resultado:

  1. Você arrecada em média, 50 mil reais em vendas todo o mês
  2. Você gasta com a produção, 30 mil reais
  3. Sendo assim o seu lucro foi de 20 mil reais

Com esse resultado, tudo o que você precisa fazer é dividir o seu lucro pelo seu faturamento, e em seguida multiplicar por 100.

No nosso exemplo seria 20.000/50.000 = 0.4 x 100 = 40.

Dessa forma, nesse exemplo a margem de lucro foi de 40%. E com esse resultado você pode entender como anda a sua empresa, pode planejar o futuro baseado em crescer ainda mais e melhorar caso as coisas não estejam da forma que você gostaria.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Risco e retorno de investimento financeiro

Risco e retorno de investimento financeiro

Investir em dólar vale a pena? Entenda

Investir em dólar vale a pena? Entenda

VGBL progressivo ou regressivo: como declarar no imposto de renda

VGBL progressivo ou regressivo: como declarar no imposto de renda

Como abrir uma conta corrente internacional?

Como abrir uma conta corrente internacional?

Custos variáveis de uma empresa de TI

Custos variáveis de uma empresa de TI

O que é PLR? Entenda tudo sobre participação nos lucros e resultados

O que é PLR? Entenda tudo sobre participação nos lucros e resultados