segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 23:50:39
Portal Útil

Está procurando coisas para fazer em BH? Saiba que não é uma coisa muito difícil de encontrar, lá você pode encontrar boas opções para passear. Ótimos museus, restaurantes e pontos turísticos que você deve conhecer em BH.

Existem diversos programas que podem ser feitos na região, inclusive uma tatuagem em BH.

Então, se você está em busca de coisas para fazer em BH, preparamos um artigo especial, com as melhores dicas de locais, pontos turísticos e cidades que você deve visitar em BH. Belo Horizonte é uma excelente alternativa para viagens curtas e feriados. 

A lista de locais e pontos turísticos em BH está completa. Venha ver!

O que este artigo aborda:

7 coisas para fazer em BH (Belo Horizonte)

Se você está de férias e está querendo uma viagem para Belo Horizonte, mas não sabe o que fazer lá, não se preocupe, pois, nós separamos uma lista completa dos melhores passeios, locais e coisas para fazer em BH que você tem que ler.

Coisas para fazer em BH

1. Praça da liberdade

Para começar a lista de coisas para fazer em BH vamos começar com a Praça da Liberdade, um dos pontos mais famosos de BH. Essa praça iniciou a construção no ano de 1895 e foi mudando ao longo dos anos, de acordo com governante que decidiam um novo estilo arquitetônico a essa praça.

A Praça da Liberdade é única, com a sua arquitetura eclética e jardins que fazem parte de toda a praça. Todo a arquitetura inspirada no Palácio de Versalhes, que é o que chama atenção de todos em BH e de turistas que amam esses tipos de locais. Além disso, a praça está rodeada de museus e centros de culturas.

2. Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau

A visita ao Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau é uma das coisas para fazer em BH que você não deve perder de maneira alguma! Ele é o famoso prédio rosa em torno da Praça da Liberdade, a sua beleza interior e exterior chama bastante atenção de muitos visitantes. 

O Museu é o Antigo edifício da Secretaria de Educação do Estado, guardando acervos interativos com relação à história da mineração do estado, além de exposições variadas de forma temporária. 

Esse museu se encontra na Praça da Liberdade, funcionando da terça-feira ao domingo, das 12h às 18h, e nas quintas das 12h até as 22h. Somente na última terça-feira do mês que o Museu é aberto até às 17h. Além disso, a entrada ao MM Gerdau é gratuita. 

3. Memorial Minas Vale

Outro museu com entrada grátis é o Memorial Minas Vale, faz parte do Circuito Cultura Praça Liberdade, núemro: 640. Ele funciona da terça ao domingo, entre as 10h até as 17h30. No entanto, na quinta se encontra aberto até às 21h30 e nos domingos até as 15h30. 

No Memorial Minas Vale é onde tem a história dos grandes nomes de Minas Gerais e um pouco da história do estado, sendo exposta de maneira criativa em três pavimentos. 

4. Centro Cultural Banco do Brasil de BH

O Banco do Brasil tem seus próprios centros de culturas em determinadas regiões do Brasil, como é o caso de BH, bem como SP e RJ. O Centro Cultural Banco do Brasil de BH (CCBB-BH) é bastante interessante e vale a pena ser visitado.

Assim, o Centro Cultural do Banco do Brasil é o que trai a atenção dos visitantes em BH, isso devido à sua arquitetura e seu tamanho. Isso porque quanto maior o espaço, melhor será uma programação nesse local, exposições incríveis sem limitação ao espaço. 

A programação do Centro Cultural do Banco do Brasil de BH é incrível! Além de contar com um restaurante belíssimo, como o Café com Letras, e a Livraria da Praça no térreo do prédio.

O melhor do Centro Cultural do Banco do Brasil de BH é o horário de funcionamento, já que é aberto em uma segunda-feira, somente nas terças é fechado. É uma ótima alternativa de visita, considerando que os outros museus só abrem nas terças. 

O CCBB-BH encontra-se na Praça da Liberdade, número 450, com horários de funcionamento de quarta a segunda, das 10h às 22h. Com entrada gratuita no prédio e nas exposições. 

5. Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG é um dos locais bastante interessante que vale a pena visitar. É um espaço com exposições sobre a evolução de nossa relação a respeito do mundo e como o compreendemos a sua existência.

Nesse espaço acontecem diversas atividades interativas com sessões de projeções e, o mais interessante, observar o céu, isso em determinadas datas do ano. O Espaço do Conhecimento UFMG se encontra na Praça da Liberdade, número 700.

Em relação ao horário de funcionamento, ele funciona das terças aos domingos, das 10h às 17h. No sábado o horário vai até às 21h. Vale lembrar que as exposições e terraço astronômico as entradas são gratuitas, enquanto o planetário custa R$ 6 a entrada inteira, e a meia-entrada R$ 3. 

6. Mercado Central

Uma das melhores coisas para fazer em BH é uma visita ao Mercado Central, é uma excelente oportunidade para experimentar e fazer compras de algumas delícias de Minas Gerais, como os famosos queijos, doces e as cachaças da região.

O que chama a atenção desse local são os clássicos bares, já que BH é bastante conhecida pela capital com ótimos botecos. Dessa forma, para quem gosta de experimentar bebidas e cachaças, além de um bom petisco, começar o dia no Mercado Central é uma excelente opção.

O Mercado Central se encontra na Avenida Augusto de Lima, número 744. Ele funciona na segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado das 7h às 18h. Nos domingos e feriados o horário muda, somente de 7h às 13h.

7. Lagoa da Pampulha

Um ótimo programa para um final de semana e coisas para fazer em BH é uma caminhada ou pedala na Lagoa de Pampulha. Você pode apreciar todas as belezas tanto com vista do lago, bem como o projeto arquitetônico por Oscar Niemeyer.

Além disso, você pode curtir todas as atrações que tem em volta da Lagoa da Pampulha, de museus aos parques de diversões, o que você desejar, é possível encontrar como diversão em Belo Horizonte.

O conteúdo "7 coisas para fazer em BH" foi feito por Luana Lopo e distribuído por Portal Útil na categoria Turismo em .

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

1

Pode ser do seu interesse

Como arrumar mala para viagem para praia

Como arrumar mala para viagem para praia

Tomadas industriais: saiba tudo a respeito

Tomadas industriais: saiba tudo a respeito

Como usar calça masculina? Entenda

Como usar calça masculina? Entenda

Como tirar ferrugem? Entenda

Como tirar ferrugem? Entenda

Chá verde: o que é, seus benefícios e contra indicações

Chá verde: o que é, seus benefícios e contra indicações

Aprender a tocar violão em casa: dicas e metodologias

Aprender a tocar violão em casa: dicas e metodologias