Portal Útil

Se você mora em um apartamento que não é muito iluminado, precisa conhecer quais plantas gostam de sombra para cultivar sem problemas. Afinal, algumas espécies realmente preferem essas condições de luminosidade, típicas de ambientes internos. 

Cultivar plantas dentro de casa deixa o seu ambiente mais aconchegante e harmonioso. Mas, por estarem dentro de casa, é importante escolher plantas que não precisam de sol pleno, isso porque a chance delas se desenvolverem bem é maior. 

As plantas de sombra são perfeitas para decorações internas e compõem lindos ambientes quando são combinadas com a decoração e recebem o tratamento que precisam. 

O que este artigo aborda:

Quais plantas gostam de sombra
Quais plantas gostam de sombra
Pin It

Plantas gostam de sombra?

O termo está relacionado às plantas que não precisam de luz direta do sol ou do calor emanado por ela em nenhum momento do dia. Também existem as plantas que precisam de pouca luz e calor, que são conhecidas como plantas meia-sombra. 

As plantas de sombra normalmente não podem ser expostas à luz direta do sol, enquanto as plantas meia sombra podem receber essa luz direta de vez em quando, sem exageros. 

Em geral, todas as plantas necessitam de luz para crescer e se desenvolver. A ausência de luminosidade natural prejudica a fotossíntese, processo fundamental para o crescimento. Portanto, até mesmo as plantas que gostam de sombra ou meia sombra precisam de luz. 

Quer descobrir quais plantas gostam de sombra? Continue a leitura deste artigo!

Quais plantas gostam de sombra?

As plantas de sombra são ideais para se ter dentro de casa, principalmente se você possui uma rotina mais agitada.

Existem algumas espécies de plantas que gostam de sombra e umidade, o que pode ser melhor em locais mais fechados da casa, como o banheiro por exemplo. Outras, por sua vez, gostam de uma circulação de ar maior, mas não precisam de luz do sol direta ou calor, por isso podem ser usadas em áreas de serviço, salas, quartos e escritórios.

Para a cozinha, o ideal é encontrar plantas que sobrevivem bem em ambientes mais quentes e abafados. Aliás, você pode começar sua própria horta em casa com temperos para, além de decorar o ambiente, garantir um estilo de vida mais sustentável para sua família.

Antes de escolher qual é a planta ideal para sua residência, pesquise mais sobre cada espécie para saber quais cuidados elas precisam. 

Conheça 6 espécies de plantas que gostam de sombra ou meia sombra na listagem a seguir:

1. Camedorea-elegante 

Possui folhas verdes e é uma planta realmente elegante, que agrega beleza a qualquer espaço Ela não pode ser exposta à luz direta do sol, caso isso aconteça, suas folhas ficam amareladas e secas.

A Camedorea precisa de espaço para desenvolver seus galhos e de um vaso de plantas grande para que suas raízes possam se espalhar. 

2. Costela de adão

A costela de adão é uma planta linda, que chama bastante atenção com suas folhas largas e vazadas. Ela precisa estar com o solo sempre úmido e requer um vaso grande para poder crescer.

3. Árvore da felicidade

A espécie possui macho e fêmea, com características distintas.

Para saber como cuidar da árvore da felicidade, é só entender que ela é uma planta que gosta de meia-sombra e precisa de espaço lateral para se desenvolver.

Essa planta necessita de um vaso grande, iluminação parcial e sem presença direta do sol. A rega precisa ser realizada entre 2 e 3 vezes por semana e as podas são mensais.

Pelo fato do seu caule não ser tão resistente, a planta tem crescimento considerável em altura. Uma dica extra é colocar um apoio que ajude o caule a não se quebrar. 

4. Jiboia

É uma planta tropical pendente e que precisa estar em locais altos. Suas folhas possuem tons brancos e cinzas. Não pode receber luz direta do sol, mas não se incomoda com claridade e calor. Ela precisa de um solo úmido e adubado para crescer forte e bonita. 

5. Peperômia

É uma planta tropical pendente, que precisa de poucos cuidados e desperta em você seu lado romântico, já que suas folhas tem formato de coração. Mantenha sempre a terra adubada e o solo úmido, além de deixá-la a uma distância de pelo menos 1m do chão. Não é tóxica, então pode ser usada em casas com pets e crianças. 

6. Samambaia

Muito comum em apartamentos, a samambaia é famosa por possuir diferentes tipos. É nativa de florestas tropicais e não pode receber luz solar direta, mas gosta de ambientes mais quentes. O solo não pode ficar seco.

7. Lírio-da-paz

Para aprender como cuidar do lírio da paz, você deve reconhecer as necessidades da espécie. Em suma, esta planta consegue sobreviver em ambientes internos, desde que receba pelo menos 2 horas de luz solar indireta por dia.

É incrível como existem espécies de plantas tão diferentes que são de fácil manuseio e que podem melhorar o visual dos ambientes, apenas sendo adicionadas a eles. 

Então, escolha o vasinho de sua preferência e a plantinha que mais combina contigo. Depois, realize os cuidados necessários com rega, luz e solo, para que a mesma possa permanecer bonita. 

Preste atenção ao seu apartamento e analise qual planta vai ficar melhor nele, observando o gosto das verdinhas pelo sol, vento e umidade. 

Se a sua rotina for mais corrida durante o dia, opte por plantas que não precisam de tantas regas, pois elas são mais fáceis de cuidar.  

Para aprender a cuidar de plantas de sombra e meia-sombra da melhor forma possível, veja o vídeo do canal Casa de Verdade.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária e empresária, Isabella Moretti compartilha inspirações e referências sobre decoração, arquitetura, plantas, projetos de DIY e ideias para festas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse