quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 18/08/2022 07:11:57
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A saúde mental tem se tornado cada vez mais um assunto importante na vida das pessoas. Com o avanço da ciência nesse assunto, e a conscientização da importância de lidar com a saúde da mente, estamos avançando e aprendendo a lidar com o que sentimos

 E para seguirmos evoluindo, precisamos cada vez mais entender todos os problemas que a nossa mente pode ter durante nossas vidas. 

A pouco tempo atrás, não sabíamos exatamente o que era esquizofrenia, por exemplo. Existem muitos casos de esquizofrenia que ao longo da história foram considerados coisas como possessões demoníacas ou simplesmente uma demência intratável.

Hoje, pessoas com esse mal e que fazem o tratamento correto podem viver normalmente em sociedade. Tudo graças as muitas discussões que levaram a meios de se tratar uma pessoa com esse mal de forma humana e eficiente.

Mas, ainda existem outros transtornos que precisam de mais holofote e serem discutidos de forma mais ampla, para chegar em todos aqueles que podem ter ele e nem ao menos saberem.

Tratamento para estresse pós-traumático

Um bom exemplo disso é o TEPT, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Até 2017, cerca de 550 mil pessoas tinham esse mal só no Brasil, e com o passar dos anos e a pandemia, suspeita-se que esse número hoje seja muito maior.

Basicamente, esse mal é causado por algum trauma sofrido pela pessoa, algo muito comum em pessoas que voltaram de guerras por exemplo, e podem causar sintomas como:

  • Distanciamento emocional
  • Crises de ansiedade
  • Fuga e Esquiva Social
  • Sentimentos negativos profundos

E para ajudar as pessoas que sofrem desse mal, hoje vamos citar aqui 4 ferramentas que podem auxiliar no tratamento, para que possam viver uma vida feliz e normal em sociedade. 

O que este artigo aborda:

Yoga 

Vamos começar falando de um tratamento alternativo ligado a saúde e bem estar. Muitas pessoas procuram formas mais calmas de lidar com problemas como esse, principalmente pelo fato dele causar muita agitação na mente.

E por isso o Yoga tem se tornado cada vez mais um aliado da saúde mental. Praticamente uma mistura de meditação e exercício físico, essa prática nasceu na Índia a mais de 5 mil anos atrás, e acabou ganhando o ocidente com o tempo.

Com ela, é possível se sentir mais calmo, deixando a ansiedade de lado, e com o tempo, fazer disso uma prática. O recomendado é: teste essa ferramenta na sua vida, e se você se sentir bem, pegue sua roupa de yoga, seu colchonete e pratique sempre que sentir vontade.

Exercícios físicos

Outra forma alternativa de se combater esse mal, é através de exercícios físicos. Na verdade, sabemos que praticar atividades físicas é uma ajuda para diversos problemas de saúde, do corpo ou da mente.

E tudo isso tem ligação direto com a ciência, com como nosso corpo gosta disso e como isso melhora a química da nossa mente.

E não se preocupe com quão trabalhoso ou tedioso isso possa parecer caso você não seja alguém que tem o costume de praticar exercícios. 

Felizmente, várias coisas são consideradas exercícios, como a prática de algum esporte que você gosta, pedalar por aí, caminhadas, e até aqueles videogames de dança que realmente fazem você se mexer e suar.

Tudo o que você tem que fazer é encontrar o exercício que mais faz sentido para você, e praticar, e você verá que com o tempo, os exercícios serão o momento onde a sua mente se foca e os problemas te dão uma trégua 

Apoio e acolhimento 

Agora chegamos em uma ajuda mais humana. Embora o apoio e o acolhimento não substituam os outros itens da lista, principalmente o próximo, ele é de extrema importância. 

As pessoas com TEPT precisam sentir que não estão sozinhas, e que existem pessoas junto delas e que vão fazer de tudo para ter velas felizes. 

O acolhimento é uma parte fundamental da recuperação de alguém com esse mal, e o melhor que a família, amigos e pessoas próximas em geral podem fazer para ajudar

Terapia

E por fim temos o item mais importante dessa lista. A terapia é a melhor forma de se lidar com qualquer transtorno da mente, principalmente aqueles mais severos.

Hoje existem várias maneiras de abordar um paciente, e a mais eficaz nesse caso é a TCC, terapia cognitiva comportamental, portanto o mais recomendado para quem está passando por isso.

A terapia não pode ser substituída por nada, então o recomendado é encontrar um profissional que te agrade e que consiga trabalhar com você, e conciliá-la com os outros itens citados.

Em resumo, pessoas com estresse pós-traumático podem viver em sociedade normalmente, precisando apenas se cuidar e ter uma rotina que garante a saúde da mente, e nisso todos os itens citados aqui podem ajudar e muito.  

E não se esqueça: comece pela terapia, e peça dias a sua terapeuta de mais maneiras de conseguir lidar com o seu transtorno de forma natural.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

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