quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 18/08/2022 07:28:38
Portal Útil

Se está em busca de informações sobre o que é a medida sievert e sua relação com a radiação veio ao lugar certo. Pois aqui vamos mostrar tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Essas unidades de medida são importantes e se usam para mostrar a atividade de um radionuclídeo. Bem como, são úteis para revelar doses de radiação ionizante.

Existem três unidades de medida dentro do Sistema Internacional (SI). São elas: becquerel, gray e a Sievert a qual será o foco desse conteúdo.

Afinal de contas montamos esse conteúdo para lhe ajudar a entender melhor como funciona essa unidade de medida. Mas, é claro que vamos citar as demais, para que você fique por dentro de cada uma delas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre esse sistema.

Medida sievert

O que este artigo aborda:

O que é um sievert?

Bem, dentro do Sistema Internacional de Unidades o sievert é uma unidade de medida de radiação. Ela deriva da radiação ionizante e o símbolo que a representa é o sv.

Ele irá medir os sinais clínicos de baixos níveis de radiação ionizante e os efeitos na saúde do indivíduo. Além disso é importante pontuar que o sievert irá levar em consideração alguns pontos, como a proteção contra a radiação e a dosimetria.

No entanto, no sievert as quantidades que são medidas podem representar um risco acidental à saúde. Dessa forma se define a partir dessa avaliação de doses de radiação como uma chance de se causar câncer e/ou algum dano genético.

A Comissão Internacional de Proteção Radiológica trata-se de uma espécie de ordem que é independente, internacional e não governamental. Ela é responsável por fazer orientações para órgãos que prestem apoio científico.

Bem como regulatório que irá servir para auxiliar e orientar com novas formas para proteção contra radiação. Nos dias atuais isso é algo útil em diversos tratamentos e faz parte de uma especialização médica: a radiologia.

Mas, essa não é a única unidade de medida do sistema. Por isso vamos citar os demais, assim você ficará por dentro dos 3.

Já mostramos o sievert, agora que tal conhecer o becquerel? Bem, o símbolo dele é o Bq e faz parte do sistema SI, ele se define como uma atividade de um radionuclídeo debilitando a taxa.

Além disso, temos o gray, seu símbolo é o Gy e vai se referir a dose absorvida. Essa definição se dá de dose absorvida por conta da unidade da massa que se comunicou à matéria.

Agora você já conhece as 3 unidades do sistema SI. Bem como sabe seus símbolos e a que cada uma delas corresponde.

O que significa dose equivalente de um material radioativo?

Bem, se usa a chamada dose equivalente para medir toda a radioatividade que o tecido irá receber. Com isso ele se expressa em sievert.

Durante muito tempo e após muitos estudos, os especialistas acabaram por fazer diversos testes com o intuito de corrigir todo e qualquer efeito biológico. Eles podem ter sua origem por meio dos mais diferentes modelos de radiação ionizante.

Por outro lado, trata-se de uma quantidade menos real do que a chamada radiação absorvida. Porém, ela tem uma relevância biologicamente.

Pode-se obtê-la através de uma multiplicação da dose absorvida com o chamado fator de ponderação de radiação. No entanto esse fator irá depender do tipo radiação.

Mas, é correto afirmar que existem muitas técnicas úteis para poder definir qual dose de radiação efetiva serve para cada pessoa. Isso porque, cada dose irá servir para um órgão e que irá se multiplicar por um fator específico de peso de um tecido.

No entanto é importante que você saiba que o fator de ponderação irá depender de qual parte do corpo sofreu essa exposição. Logo tudo gira em torno de qual teve contato com a radiação.

O que é dose absorvida?

Mas, o que é dose absorvida? Bem, falamos acima sobre dose equivalente e dose absorvida e é claro que você quer saber do que se trata a segunda opção.

Pois bem, a chamada dose absorvida trata-se da energia a qual é depositada por alguma unidade de massa de radiação ionizante. Ela irá considerar dois fatores de adimensionais adicionais.

O primeiro é o fator de ponderação da radiação com símbolo wR. A segunda coisa a se considerar é o fator de ponderação do tecido.

Quais os efeitos na saúde humana?

Dentre tantas informações sobre sievert, saber quais são os efeitos para a saúde humana é algo de suma importância. Bem, uma dose de um sievert possui uma boa quantidade de magnitude e pode servir para qualificar a irradiação perigosa para a vítima.

Em alguns países com mais referência, a radiação que um profissional recebe não pode ultrapassar 20 milisieverts (mSv). No entanto, esse valor é referente ao serviço no ambiente no período de um ano.

Por outro lado, dentro de um período de uns cinco anos no ambiente de trabalho com exposição de radiação. Nesse caso o valor máximo é de 100 mSv.

Mas, a média para uma pessoa normal é de 1 mSv (0,001) isso é um valor máximo de uma dose permanente por anos. No entanto, é importante pontuar que os tratamentos médicos não estão dentro desse padrão.

Por exemplo, por conta da alta exposição o indivíduo pode desenvolver Síndrome de Radiação Aguda (ARS). Se trata de diversos grupos de efeitos que caem sobre a saúde.

Ela também pode ser chamada de doença da radiação. Também é possível que a chamem por outro nome: envenenamento por radiação.

Conclusão

Por fim, mostramos algumas informações sobre a unidade de medida sievert. Deixamos a sua disposição diversos pontos sobre o assunto.

Nesse conteúdo foi possível ver do que isso se trata, o que isso significa e quais efeitos pode causar a saúde. Diante tudo o que mostramos é preciso saber o que a alta exposição pode causar e ficar em alerta.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado na sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, assim que possível iremos responder.

Para saber mais sobre medida sievert, veja o vídeo do canal Radiologando.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Como saber se quebrei o joelho? Causas e sintomas

Como saber se quebrei o joelho? Causas e sintomas

A importância do raio X para diagnósticos: saiba tudo

A importância do raio X para diagnósticos: saiba tudo

Problemas que o estresse pode causar

Problemas que o estresse pode causar

Como funciona o teste rápido de COVID-19?

Como funciona o teste rápido de COVID-19?

Suplementação e atividade física: como conciliar

Suplementação e atividade física: como conciliar

Pessoas de olhos claros tem mais problemas de visão?

Pessoas de olhos claros tem mais problemas de visão?