segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 22:56:09
Portal Útil

Ter dias ruins é possível e super normal com a vida corrida que estamos vivendo no mundo de hoje. Porém, isso não significa que você precise se entregar às emoções não tão boas que surgem nesses momentos.

Existem diversas táticas para driblar essas sensações e ajudar a nossa saúde mental. 

Algumas pequenas ações que parecem pequenas podem ser na verdade grandes, fazendo não só a diferença na rotina mas também com que você entenda como se sentir bem de verdade.

Neste artigo, separamos 7 coisas que você pode fazer para se sentir bem consigo mesmo. Continue a leitura para saber mais!

O que este artigo aborda:

1- Libere endorfina: Faça exercícios físicos! 

Se você acha que ir à academia ou fazer uma corrida ao ar livre vai melhorar apenas o seu físico, você está errado. Qualquer exercício físico que você faça pode impactar diretamente na forma que você se sente por um dia inteiro. 

Como se sentir bem emocionalmente

Ao se exercitar, nosso corpo libera endorfina e serotonina, toxinas poderosas que dão sensação de bem-estar e felicidade. 

No cérebro, novos padrões de atividade surgem, promovendo mais calma e reduzindo os níveis de cortisol.  

Dessa forma, o exercício físico melhora a autoestima, alivia o estresse, melhora a memória e ainda te ajuda a dormir melhor.

Em algumas situações, pode ser um grande aliado para sair de um ciclo de pensamentos ansiosos e negativos, que alimentam a ansiedade ou até mesmo o quadro de depressão. Por isso, não exite em movimentar o seu corpo!

2- Como se sentir bem: Livre-se de itens velhos

O ambiente que estamos influencia muito na forma como nos sentimos. Se você está em um ambiente com muitas coisas velhas, você pode estar sentindo a sua energia baixa por conta disso. 

É importante livrar-se destes itens velhos para que os novos cheguem, afinal, como as coisas novas vão chegar se não há espaço para elas?

Faça uma limpeza na casa, jogue fora aqueles sapatos, roupas, livros, objetos de casa ou móveis que não fazem mais sentido para você no momento atual. Assim, você terá uma limpeza energética da sua casa. 

3- Ache um hobby para você

Encontrar uma atividade que você faz por prazer e sem se cobrar é uma grande tática para se sentir bem. Seja tocar um instrumento, desenhar, cantar, costurar ou cuidar de plantinhas. 

Muitas vezes estamos tão atarefados e com altos níveis de cobrança com os estudos ou trabalho, que esquecemos que existem outras coisas a serem feitas sem ter essa mesma relação de produtividade. 

Neste sentido, não importa o que você está fazendo, mas o quanto você se conecta com aquilo de forma positiva e leve. Concentre-se em algo que você ama, sem esforços.

4- Como se sentir bem: Mude o visual

Se você está se sentindo mal por conta do seu reflexo no espelho, quem sabe mudar o visual não é uma ótima chance de melhorar isso?! 

Você pode ir ao cabeleireiro mudar a cor ou cortar o cabelo, pode ir às compras, fazer as unhas e até mesmo tomar uma decisão que mude a sua autoestima bem mais profundamente. Em alguns casos, cuidar do sorriso é um exemplo disso.

Se você é uma pessoa que sempre teve medo do dentista e não sabe como se sentir bem com os seus dentes, saiba que essa solução é mais simples do que você imagina. Atualmente nem é mais necessário usar um aparelho fixo para isso. 

O aparelho transparente chegou para revolucionar a ortodontia e para oferecer uma experiência ortodôntica muito mais discreta e rápida. 

O tratamento dispensa bráquetes e fios metálicos e tem resultados a partir do 1º mês de tratamento, sem que as pessoas ao menos percebam que você está de aparelho. 

5 – Encontre alguém que você ama

Nos dias mais difíceis, encontrar alguém que você gosta pode melhorar as coisas em um piscar de olhos. Isso porque as pessoas que amamos nos fazem sorrir, desabafar, espairecer e isso é a grande chave desses encontros.
Marque uma noite de jogos, vá ao cinema com uma boa companhia, chame aquela pessoa especial para apreciar junto com você uma boa comida. 

Traga para perto de você quem você tem certeza que irá te fazer bem. Assim, você com certeza vai se sentir melhor. 

6-  Ajude alguém que precisa

Gentileza gera gentileza, e também, leveza. Exercitar a solidariedade num dia ruim pode ser também uma dica para aquecer o coração nestes momentos.

Não importa quem você está ajudando, se é um desconhecido, um parente ou amigo. Ajudar é um ato espontâneo, que mexe muito com a nossa autoestima. 

Isso porque nos sentimos mais úteis ao mundo quando estendemos a mão para alguém que precisa.

Conecte-se com você por alguns instantes e veja o que surge na sua mente. Qual a causa que te mobiliza, qual o tipo de atitude você acha que está ao seu alcance e que pode mudar a vida de alguém. 

7- Escreva em um papel suas qualidades

Que tal fazer uma pausa e refrescar a sua memória sobre as suas qualidades? Separe 5 minutos do seu dia, e em uma folha de papel, comece a escrever todas as suas virtudes, buscando sempre aquilo que você mais admira em si mesma.

Se você estiver com problemas para enxergar seu valor, essa pode ser uma tática valiosa. Não precisa ser algo grandioso, você pode começar com coisas pequenas e simples, mas que de alguma forma são importantes.

Pode ser o fato de você ser uma ótima contadora de piadas, ou então um ótimo ouvinte dos seus amigos.

Tirar um momento para pensar em coisas positivas sobre si é tipo um recarregamento da bateria interior, que vai te levar com certeza a ter forças para mais um dia.

O conteúdo "Como se sentir bem emocionalmente" foi feito por Marcela Ferreira e distribuído por Portal Útil na categoria Saúde em .

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Como funciona o teste rápido de COVID-19?

Como funciona o teste rápido de COVID-19?

O que é endomorfo? Dicas para endomorfo emagrecer

O que é endomorfo? Dicas para endomorfo emagrecer

Problemas que o estresse pode causar

Problemas que o estresse pode causar

Como lidar com dor e sofrimento? Entenda

Como lidar com dor e sofrimento? Entenda

Como cuidar de um bebê prematuro em casa?

Como cuidar de um bebê prematuro em casa?

Acometimento pulmonar: o que é e como identificar

Acometimento pulmonar: o que é e como identificar