terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:09:06
Portal Útil

Lojas e outras empresas com endereço local aparecem separadamente nos resultados de pesquisa do Google. Por exemplo, se alguém pesquisar sua marca de sapatos femininos no Google em relação à sua cidade e não houver uma listagem local, ele será direcionado para pesquisar na web. Para alguns usuários, pode parecer que você não pode ser encontrado no site. 

Então: Se você tem um negócio local, os clientes podem visitá-lo em seu escritório ou loja, o SEO local é essencial para você. A competição pelos melhores lugares nos SERPs do Google já começou há muito tempo – não é diferente aqui do que nos SERPs “normais”. 

Quem aparece mais alto tem a melhor chance de ser descoberto por clientes em potencial. O recurso especial: O “Pacote Local”, ou seja, a área em que os resultados da pesquisa local são exibidos, está localizado acima dos SERPs normais e abaixo dos anúncios do Google. Mas inicialmente apenas três empresas locais são exibidas aqui! É ainda mais importante fazer parte dessas três empresas. 

No entanto, nem todas as medidas que deveriam levar a uma melhor colocação fazem sentido. Desmascaramos alguns mitos em torno do SEO local e fornecemos dicas sobre como aproveitar ao máximo esse recurso gratuito. 

O que este artigo aborda:

Como usar o google meu negócio?

Em primeiro lugar, se você tem uma empresa local, liste-a no Google myBusiness (anteriormente Google Places). Você precisa de uma conta de usuário do Google para isso. Você faz o login e insere todas as informações sobre o seu negócio. Particularmente importante: Especifique exatamente a categoria da sua empresa. As pesquisas geralmente giram em torno de um setor e raramente em torno do nome da empresa. Não se esqueça de enviar fotos e inserir seus horários de funcionamento. Preencha também a seção de Perguntas e Respostas.

O que é SEO local

A vantagem de uma entrada do Google Meu Negócio: Sua empresa será exibida de maneira uniforme em todas as páginas do Google. Claro, isso também se aplica ao Google Maps.

Pode ser que sua empresa já tenha sido inserida, por exemplo, porque o Google trabalha com as Páginas Amarelas e as entradas são criadas automaticamente. Você pode verificar isso facilmente pesquisando sua própria empresa no Google. 

Você deve fazer isso regularmente de qualquer maneira para ficar de olho em sua reputação online. Se já existir uma listagem local, você precisará solicitar a propriedade para otimizar seu SEO local. 

Como fazer SEO Local?

Melhore seu SEO local com essas dicas. Além das informações detalhadas e, acima de tudo, uniformes, você pode fazer muito mais para aparecer o mais proeminente possível.

1. Adicione fotos e vídeos 

O Google aponta que empresas com fotos obtêm 35% mais cliques em seu site do que aquelas que não enviaram imagens para o Google Meu Negócio. Certifique-se de usar essas imagens: 

Foto de perfil, foto de capa e fotos adicionais de produtos, interiores ou exteriores ou sua equipe.

As imagens devem ter 720 por 720 pixels e no formato JPEG ou PNG. As imagens são exibidas em todos os serviços do Google.

Você também pode enviar vídeos. Isso tem um efeito benéfico no seu SEO local porque claramente o diferencia de outras empresas e atrai magicamente clientes em potencial. Seus vídeos não devem ter mais de 30 segundos, não mais que 100 MB de tamanho e pelo menos 720p de resolução.

2. Postagens: crie mini-anúncios gratuitos 

Na descrição do seu negócio, você não pode incluir referências a ofertas especiais, descontos ou similares – mas pode publicar postagens gratuitas. Esses mini-anúncios contêm uma imagem, um texto curto e um link. 

Informar os clientes sobre eventos, vendas especiais e novos produtos e serviços. Adicione também uma chamada à ação. 

3. Classificações: a faca de dois gumes

Todo mundo provavelmente lerá as avaliações de uma empresa local para poder decidir sobre o fornecedor certo. As classificações também são um sinal importante para o Google. 

Portanto, sempre que seus clientes avaliarem sua empresa no Google, Facebook ou qualquer outro portal – todas essas avaliações são exibidas no GMB – aja de acordo com eles. Avaliações negativas também oferecem oportunidades, por exemplo, para provar seu profissionalismo. Incentive seus clientes a deixar uma avaliação para você.

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Como aumentar o engajamento no Instagram? Aprenda

Como aumentar o engajamento no Instagram? Aprenda

Como fazer site profissional com hospedagem própria?

Como fazer site profissional com hospedagem própria?

Marketing digital para corretores de imóveis

Marketing digital para corretores de imóveis

Ganhar no Insta: o que é, como funciona, é confiável?

Ganhar no Insta: o que é, como funciona, é confiável?

Como fazer marketing de influência no Facebook

Como fazer marketing de influência no Facebook

Como excluir conta Instagram? Passo a passo

Como excluir conta Instagram? Passo a passo