terça-feira, 5 de julho de 2022 - 05/07/2022 01:28:32
Portal Útil

Existem diversos tipos de fundos imobiliários, cada um deles atua em nichos de mercados diferentes ou com estratégias distintas, um dos principais são os fundos de desenvolvimento, que podem ser usados para adicionar risco na carteira de investimento.

Os fundos de desenvolvimento possuem maior risco que as outras classes de ativos de fundos imobiliários, pois ele investe em projetos imobiliários. Para entender como eles funcionam e suas características, leia até o final!

O que este artigo aborda:

O que é fundo de desenvolvimento?

Os fundos de desenvolvimento possuem o objetivo de realizar o investimento em projetos ainda na fase de construção do setor imobiliário e distribuir lucros para os seus acionistas a partir do arrendamento ou da venda dos imóveis.

Existem diversos fundos de desenvolvimentos, alguns mais focados em aluguéis e outros mais focados nas vendas dos imóveis, como eles investem ainda na fase do projeto, é necessário esperar o projeto ser finalizado para que os acionistas possam começar a lucrar com ele, no entanto, é comum que esses fundos tenham diferentes projetos em fases distintas acontecendo.

Quais as vantagens do fundo de desenvolvimento?

A principal vantagem é que eles possuem um maior potencial de retorno e de dividendos do que os outros fundos, principalmente porque como eles investem desde a fase do projeto, sua rentabilidade é elevada, pois o investidor pode participar da valorização de capital desde a compra do terreno até a venda do imóvel que foi construído nele, ou então em relação aos dividendos que vão ser gerados a partir do aluguel daquele imóvel.

O que é fundo de desenvolvimento

Além disso, existem alguns projetos que possuem a renda mínima garantida, podendo o contrato ter uma locação garantida a partir de um período de tempo específico, como 10 anos.

Quais os riscos?

Os principais riscos estão relacionados ao atraso na entrega das obras, principalmente porque podem existir alguns fatores macroeconômicos ou riscos que não foram mapeados, a estourar o orçamento, seja pelo aumento de preço por conta da inflação ou por outros fatores e a problemas com licença sanitária ou ambiental a depender de onde o projeto está sendo realizado.

Por conta de todos esses riscos que não acontecem com outras classes de ativos de fundos imobiliários, como fundos de shopping, lajes ou de papéis, os fundos de desenvolvimento possuem como principal público alvo investidores mais arrojados, que estão dispostos a correr mais riscos.

Fundos de desenvolvimento na bolsa

Atualmente existem diversas opções de fundos de desenvolvimento negociados na bolsa, eles variam bastante em relação ao rendimento, liquidez, estratégia do fundo e diversos outros fatores, dessa forma, eles podem ser completamente distintos um dos outros, portanto é recomendado que o investidor faça a análise caso a caso de cada um deles.

Essa classe de ativos é bastante utilizada pelos investidores para diversificar sua carteira e risco, dessa forma, é comum que principalmente para perfis mais iniciantes, as pessoas comecem investindo em fundos de shopping, de laje ou até mesmo fundos de fundos para depois diversificarem mais sua carteira adicionando os fundos de desenvolvimento.

No entanto, como já citado anteriormente, não é todo perfil de investidor que possui a recomendação para aplicar o dinheiro nesse tipo de fundo, pois ele é mais arriscado que o comum, existindo pessoas que podem preferir comprar construtoras ou incorporadoras que estão listadas na bolsa de valores para possuírem exposição na carteira nesse mercado em específico.

Como analisar fundos de desenvolvimento?

Para analisar fundos de desenvolvimento imobiliário, o investidor deve fazer análises similares ao que ele faria para outros tipos de fundos imobiliários, como, analisar a liquidez do fundo, a constância de distribuição de dividendos e o valor que foi distribuído, o tipo de gestão e estratégia do fundo, a qualidade dos ativos e a fase de andamento de cada um dos projetos que ele possui, além da localização e diversificação deles.

No entanto, um dos principais pontos que o investidor deve se manter atento está em relação a sua estratégia, pois, se o foco dele é a venda de imóveis, não haverá uma distribuição de dividendos constantes, apenas quando ele conseguir vender os imóveis que foram construídos, não sendo o melhor tipo de fundo para buscar renda passiva mensalmente ou até mesmo trimestralmente.

O conteúdo "O que é fundo de desenvolvimento?" foi feito por Redação Portal Útil e distribuído por Portal Útil na categoria Finanças em .

Redação Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

O que é DogeCoin?

O que é DogeCoin?

O que é PLR? Entenda tudo sobre participação nos lucros e resultados

O que é PLR? Entenda tudo sobre participação nos lucros e resultados

VGBL progressivo ou regressivo: como declarar no imposto de renda

VGBL progressivo ou regressivo: como declarar no imposto de renda

Custos variáveis de uma empresa de TI

Custos variáveis de uma empresa de TI

Como abrir uma conta corrente internacional?

Como abrir uma conta corrente internacional?

Investir em dólar vale a pena? Entenda

Investir em dólar vale a pena? Entenda