segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 15/08/2022 19:50:33
Portal Útil

A chegada de uma criança traz bastante ansiedade e alegria, não é verdade?

Essa é uma fase em que diversas dúvidas aparecem, dentre elas, como organizar o enxoval ideal para o bebê. Afinal, além de se preocupar com as roupinhas, é necessário garantir o conforto, higiene e bem-estar da criança.

Existem diversas listas e produtos na internet, mas, o importante é juntar aqueles itens essenciais.

É importante que os futuros pais se organizem desde a gestação. Os itens mais importantes devem ser planejados e providenciados com antecedência para que não falte nada nos cuidados com o recém-nascido.

É preciso ter uma atenção especial no enxoval, e para descomplicar ainda mais essa experiência separamos os produtos que não podem faltar de forma alguma em sua lista. Confira!

Enxoval do bebê: o que comprar

O que este artigo aborda:

Enxoval do bebê: o que comprar?

Fraldas descartáveis

Pode parecer muito óbvio, mas escolher fraldas de qualidade é sempre a melhor opção. Além de manter a criança seca e confortável por bastante tempo, as fraldas de qualidade não irritam a pele. E sem dúvidas, evita que aconteçam vazamentos indesejados.

Você vai utilizá-las logo nas primeiras horas de vida da criança. Portanto, providencie várias.

Cueiros

Os cueiros são muito úteis, principalmente, nas primeiras semanas de vida da criança. Portanto, se você está na fase final da gravidez, tenha esse item no enxoval do seu bebê. Os cueiros fazem o mesmo papel das mantas, porém são bem mais versáteis por serem produzidos em tecidos leves.

Nos primeiros meses, dá para fazer o famoso “charutinho”, ou seja, enrolar a criança na parte de baixo, recordando o aconchego do útero. Nos dias frios, cubra o pequeno com um cueiro flanelado. Os cueiros também são bem eficientes para cobrir cadeirinhas e carrinhos.

Bodies de manga curta e longa

No enxoval do bebê tenha bodies de manga curta e longa, elas são essenciais. Essas roupinhas únicas são utilizadas sozinhas ou colocadas por baixo das roupas, dependendo do tempo.

São bem práticas para quando tiver que trocar de fralda. Inclua no enxoval pelo menos 5 a 6 bodies.

Como você não tem certeza do tamanho da criança, coloque peças de tamanho grande e pequeno no enxoval e na bolsa que vai levar para a maternidade. Dessa maneira, você não correrá o risco de não ter uma peça que não caiba no seu bebê.

Mantas

As mantas são essenciais para esquentar os recém-nascidos, desde o momento de sair da maternidade. Por esse motivo, nos últimos meses da gestação, os pais devem comprar algumas unidades para o enxoval do bebê.

Pense sobre a estação em que seu filho irá nascer e o como estará o tempo no lugar onde você vive. Tem mantas confeccionadas de tecido mais leve, como algodão, e outras mais grossas, que sem dúvidas, esquentam mais.

De qualquer maneira, a criança deve estar sempre protegida e com o corpo aquecido, mesmo em dias quentes.

Babadores

Os babadores são itens que ajudam para que a saliva da criança ou as refeições não marquem as roupinhas, evitando que troque várias vezes durante o dia. Normalmente esse item começa a ser usado com três ou quatro meses de vida e é utilizado até que a criança comece a comer sozinha.

Toalhas

Uma sugestão: dê preferência para toalhas que tenham touca. Elas são excelentes escolhas, pois vão te auxiliar a manter a proteção no momento de sair do banho e conseguir manter o bebê quentinho no corpo todo.

Paninhos de boca

Tanto para o dia a dia em casa quanto para passeios, os paninhos são úteis para vários tipos de situações, como limpar a boca por causa de salivas e ajudar no momento em que o bebê for arrotar.

Cadeira de alimentação

Esse é um item muito importante principalmente na fase da introdução alimentar. Quando a criança come na cadeira, ela entende desde pequeninho que, o momento em que ele é colocado na cadeira é a hora de comer e a importância de cada refeição.

A cadeira de alimentação traz alguns benefícios como praticidade, criação de bons hábitos, segurança e autonomia.

Kit Higiene

Seja uma pessoa prevenida para qualquer coisa que possa acontecer, tenha um kit que tenha lenços umedecidos, sabonete, talco, pomadas para assaduras, cortador de unhas e shampoo adequado para bebês.

Kit Saúde

A saúde da criança é bastante delicada e, por essa razão, merece cuidados redobrados. Mantenha sempre por perto um termômetro e um aspirador nasal para casos de emergências.

Se você tiver os itens acima no enxoval do seu bebê, você não será pego desprevenido. Poderá contar com os principais elementos para cuidar do recém-nascido desde o primeiro dia. É essencial providenciar tudo nos últimos meses de gravidez.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Aprender a tocar violão em casa: dicas e metodologias

Aprender a tocar violão em casa: dicas e metodologias

Como tocar um ukulele?

Como tocar um ukulele?

Escada para eletricista: quais os melhores tipos

Escada para eletricista: quais os melhores tipos

Presente para o dia dos pais: 16 ideias criativas incríveis

Presente para o dia dos pais: 16 ideias criativas incríveis

Viagem para o exterior: 8 dicas de ouro para você economizar

Viagem para o exterior: 8 dicas de ouro para você economizar

Rotina de estudos: o que é e como montar uma

Rotina de estudos: o que é e como montar uma